12 de julho de 2012

Assembleia do Amapá já admite afastar Moisés Souza da presidência

Fonte: Site do Corrêa Neto

Há um novo quadro interno desenhado na Assembleia Legislativa do Amapá. O controle do deputado Moisés Souza sobre vinte e dois dos vinte e quatro deputados, não existe mais. Se muito, o presidente da Casa, afastado pela Justiça do Amapá com o afastamento mantido pelo STJ, conta com apenas nove deputados, oito mais ele. Treze se afastaram do bloco conduzido por Moisés, e dois são do PSB, que não seguem suas orientações. Certamente é esse novo quadro que justifica acreditar na posição de um grupo de parlamentares, que já aceita avaliar a possibilidade de afastar, definitivamente, o deputado Moisés Souza da presidência do Poder.

Na segunda-feira (9) à tarde o deputado Júnior Favacho, que assumiu a presidência no impedimento de Moisés, exonerou quatrocentos ocupantes de cargos em comissão, supostamente nomeados pelo presidente afastado e pelo secretário Edinho Duarte, atingido pela mesma decisão judicial.

O número não é oficial. Há quem fale em seiscentas e até em mil exonerações, todas de indicações dos deputados afastados. Mas se o número não pode ser confirmado oficialmente a confusão estabelecida pode. Houve reação, protestos, mas ao que tudo indica a decisão foi mantida. E não tinha como ser diferente.

Na mesma segunda-feira, pela manhã, um dossiê com quinhentas e dezessete páginas impressas, cada uma com cinco nomes de contratados para cargos comissionados na Assembleia, chegou ao conhecimento público. São dois mil quinhentos e oitenta e cinco, um numero que demonstra como é fácil contratar pessoas para o serviço público sem concurso, sem caracterizar, necessariamente, que todas as contratações sejam ilegais. E na segunda-feita à noite, outro dossiê, este com as verbas indenizatórias recebidas pelos deputados nos anos de 2011 e 2012, chegava às mãos de jornalistas locais. O nome de cada um dos vinte e quatro deputados, e os valores recebidos, mês a mês estão lá, e chegarão ao conhecimento do público em geral, rompendo um silêncio que vinha sendo mantido a todo custo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Quero saber qual vai ser o primeiro jornalista corajoso a publicar esse dossiê para acesso da população. É ver para crêr.