30 de julho de 2012

Amapá tem um médico para cada 1.484 habitantes

Fonte: Portal Amazônia

O Amapá tem 665 médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM/AP). Esse total para atender uma população de 648.553 habitantes, de acordo com o último levantamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com média de um médico para 1.484 habitantes, o índice está acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza a relação de um médico a cada mil pessoas.

A maior parte da população amapaense se concentra na capital, onde vivem 387.539 pessoas. E em Macapá, a divisão de médicos é de um para 1.406 habitantes. O alerta no interior do Estado é ainda maior, onde cada médico ficaria responsável por 1.615 pessoas. “O Amapá vive uma situação crítica e precisa do dobro de médicos que tem para poder oferecer à população um melhor atendimento, e essa distribuição de profissionais deve acontecer do interior para a capital, onde a carência é maior”, destaca o diretor o CRM/AP, Dorimar Barbosa.

De acordo com informações do CRM/AP, o órgão não possui o controle de médicos de todos os municípios do Estado, mas revela que municípios como Pedra Branca do Amapari, com uma população de 10.004 habitantes, registra apenas dois médicos. Na cidade de Amapá também há apenas dois médicos para uma população de 7.667 pessoas. Além disso, nas cidades de Itaubal e em Serra do Navio, o Conselho registra apenas um médico para 4.026 e 4.207 moradores, respectivamente.

Dorimar ressaltou também que uma das medidas a serem tomadas para que haja uma mudança nesta realidade é o maior investimento na educação dos médicos, principalmente especialistas. “Atualmente, temos no Estado apenas quatro médicos neurocirúrgicos, o que faz com que nós deixemos de fazer muitas cirurgias. Essa é uma realidade que, se não mudar, tornará a situação da saúde do Amapá mais crítica”, afirma o diretor do CRM/AP.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em seu estudo “Demografia Médica no Brasil”, realizado em 2011, aponta que a região Norte tem um dos piores índices de distribuição médica do país. Realidade diferente nas regiões sudeste sul e centro-oeste onde as concentrações médicas são maiores.

A assessoria da Secretária de Saúde do Estado (Sesa) afirmou ao portalamazonia.com que o sistema público tem atualmente 264 médicos, mas que esse número irá aumentar com a convocação de aprovados no concurso público realizado em junho deste ano, que disponibilizará 287 vagas para médicos.

0 comentários: