Membros do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), reuniram-se na manhã desta terça-feira, 12, em Macapá, com o intuito de manifestar apoio à procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei, em razão da tentativa de sua destituição do cargo pela Assembleia Legislativa do Amapá.
O presidente do CNPG e procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes Soares, abriu os trabalhos e enfatizou solidariedade à procuradora-geral Ivana Cei. “Em razão de ataques que o Ministério Público do Amapá vem sofrendo por parte da Assembleia Legislativa, porque está apoiando promotores nas investigações que estão sendo feitas em relação a deputados, relativas a atos de improbidade administrativa, nós consideramos uma violência inadmissível a pretensão de destituí-la do cargo, ilegalmente, sem legitimidade, apenas como uma forma de retaliação a atuação do Ministério Público”.
“Vamos continuar firmes no propósito de combater a improbidade administrativa e a corrupção. Não vamos aceitar qualquer tipo de atitude de intimidação a atuação do Ministério Público do Estado do Amapá. Não somos de correr da luta, vamos enfrentar com dignidade”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Lúcia Franco Cei.
Durante a reunião, foi manifestado apoio às ações de investigação do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal no Estado, que vêm sofrendo ataques com o objetivo de desacreditar e desmoralizar as referidas instituições no exercício de suas funções. Os senadores Randolfe Rodrigues, Pedro Taques e João Capiberibe enviaram mensagens de apoio à PGJ e membros do MP-AP. Representantes de associações e comunidades realizaram manifestação em frente ao local do evento para demonstrar solidariedade à procuradora-geral.
Os integrantes do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado também participaram do evento, como forma de consolidar a atuação do grupo no combate a organizações criminosas em todo país e no Amapá.
Participaram do encontro os Procuradores-Gerais de Justiça de Santa Catarina, Lio Marcos Marin, do Mato Grosso, Marcelo Ferra, do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre de Souza Neto, de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, do Pará, Antônio Eduardo Almeida, do Amazonas, Francisco das Chagas Cruz, do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo, do promotor de Justiça Paulo Santana, representando o procurador-geral de Justiça de Sergipe, Orlando Moreira, e a procuradora de Justiça Eliani Alves Nobre, representando o procurador-geral do Ceará, Ricardo Machado. Estiveram presentes também, os promotores de Justiça do Ceará e de Rondônia, Marcos Leite de Oliveira e Eriberto Gomes Barroso, respectivamente.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
12 de junho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário