Nesta sexta-feira (18), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protocolou representação contra a Infraero, junto ao Ministério Público Federal, denunciando descaso na conclusão das obras do Aeroporto Internacional de Macapá. Segundo Randolfe “o absurdo do nosso aeroporto são suas instalações para atendimento aos 500 mil passageiros que embarcam e desembarcam por ano, os quais são submetidos às piores condições de conforto e dignidade”.
Fundado como campo de pouso nos idos da década de 1930, no local onde atualmente se localiza a Avenida FAB, em 1956 o Aeroporto foi transferido para o seu sítio atual, distante apenas 3 km do que era no então centro da cidade. O novo aeroporto deveria ter ficado pronto em 2006, porém as obras foram interrompidas quando a empreiteira Gautama foi acusada na Operação Navalha, da Polícia Federal, de desviar R$ 113 milhões do projeto. Desde então a morosidade marca o andamento da construção.
Diante do quadro, no início de 2012 o senador Randolfe convidou a Bancada Federal do Amapá para uma inspeção às obras do Aeroporto. Na ocasião, ouviu de representantes da Infraero que as mesmas não estavam paradas e que em março os dois primeiros módulos operacionais, um de embarque e outro de desembarque de passageiros, estariam prontos. A mesma promessa havia sido feita ao senador no início de 2011. Nada foi operado nesse sentido.
Agora, Randolfe pretender pressionar o governo federal a resolver a situação do Aeroporto de Macapá, uma vez que o estado do Amapá não possui ligação por terra com as demais regiões do país, dependendo sobremaneira do meio aeroviário.
Por Márcia Corrêa
18 de maio de 2012
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