Após alguns anos, as dez escolas de samba do Amapá recebem antecipado o repasse para o Carnaval. O governador Camilo Capiberibe e o presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Orles Braga, assinaram na manhã desta segunda-feira, 28, o convênio que repassa à entidade R$ 1 milhão para as primeiras despesas com o Carnaval 2012.
A intenção do governo do Estado é garantir que as escolas dos grupos de acesso e especial não deixem para as últimas semanas a confecção das alegorias e fantasias. O governo avaliou que, com a organização antecipada do Carnaval, todos os setores serão privilegiados, em especial o turismo.
O governador Camilo Capiberibe falou da importância do Carnaval e que o Estado está repassando dinheiro, mas também investindo em cultura e turismo, fortalecendo a economia e gerando renda e emprego. Ele ressaltou que os investimentos estão sendo feitos de maneira equilibrada em todos os setores e que a cadeia administrativa permite que mais de uma esfera seja atingida, revertendo-se em benefício para a população. O governador citou o fato do Carnaval envolver vários setores.
"A decisão do Estado em contribuir para o Carnaval foi tomada junto com a medida que retomou as obras dos hospitais de Santana e Oiapoque. O que vamos investir no Carnaval é o mesmo valor que alocamos somente para que o prédio de Santana seja preparado para atender o povo daquele município. O Carnaval organizado vai fomentar a movimentação de hotéis, transporte, restaurantes e gerar muito emprego nas escolas de samba e no comércio. Teremos não somente diversão, mas também uma economia mais forte, o impacto é muito positivo", disse o governador.
Para que o Carnaval atinja o objetivo de se tornar um atrativo turístico consistente, o governo investe também na Cidade do Samba. Nesta primeira etapa, cinco barracões estão sendo finalizados após a paralisação da obra em 2009, ano em que deveria ter sido entregue.
O espaço é para que as escolas de samba realizem oficinas de capacitação, confecções de fantasias e alegorias. Cada barracão tem área de 25m x 60m, cozinha, bar e setor administrativo. A previsão de entrega é 20 de dezembro.
Com o repasse e a entrega da Cidade do Samba, o governo cumpre o que foi acordado após o último período carnavalesco, quando não houve desfile das escolas de samba porque a maioria das escolas não aceitou o valor que o Estado teria condições de repassar.
Após a quarta-feira de Cinzas, o governador visitou a Cidade do Samba acompanhado da imprensa, secretários e do presidente da Liesa e se comprometeu em não poupar esforços para que o Carnaval de 2012 seja o início de uma nova realidade no Carnaval amapaense.
No total, o Estado vai investir R$ 2,5 milhões até fevereiro, divido em três parcelas. Os demais repasses só serão feitos após prestação de contas de todo o valor conveniado hoje. O Estado volta a atenção também para divulgação que atraia turistas. No Platô das Guianas e no Pará serão veiculadas propagandas para que os que não conhecem venham prestigiar o Carnaval no Amapá.
"Vamos honrar o que estamos recebendo do Estado e a confiança do governador Camilo. É uma demonstração que o governo acredita no potencial do Carnaval do Amapá. Esse ano tivemos que entender e recuar diante da crise financeira, mas agora temos o apoio do governo e estamos buscando parcerias com empresas privadas", disse o presidente Orles Braga.
Por Mariléia Maciel/Secom
28 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário