De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Amapá foi, proporcionalmente, o Estado que mais gerou empregos com carteira assinada em todo o Brasil nos últimos 12 meses. A elevação foi na ordem de 10,87%, posicionando o Amapá à frente de todos os demais estados da Federação.
Em todo o Brasil, o crescimento foi de apenas 5,23% nos últimos 12 meses. O período da pesquisa corresponde a dezembro de 2010 a novembro de 2011. Os setores que mais empregaram no Amapá foram o da construção civil, serviços e comércio.
Com a verticalização de Macapá e as diversas obras realizadas pelo Governo do Amapá, o segmento da construção empregou só em novembro deste ano um total de mais de 300 postos de trabalho, segundo o Caged. Para o setor do comércio, apesar de ter iniciado o ano passando por um momento crítico, em função da crise mundial, a expectativa é que nesse período natalino a situação mude o cenário.
"Em 2011, o comércio amapaense passou por um momento difícil. O Estado chegou a sofrer retração econômica, mas o período do Natal é a melhor época para o comércio reagir", explica o presidente da Fecomércio no Amapá, Ladislau Monte.
Trabalho e renda aquecem o comércio
O reflexo dessa reação nas vendas, citada pelo presidente da Fecomércio, dá-se principalmente pelo aumento das contratações temporárias, as quais só em novembro deste ano chegaram a 2.679, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neste contexto, há também grande estímulo promovido pelo GEA que reflete nas boas vendas do comércio, por conta da contratação de centenas de trabalhadores para atuar nas obras da construção pública. "Isso proporciona renda aos amapaenses, o que fomenta as vendas de modo geral", explica o presidente da Junta Comercial do Amapá, Jean Alex Nunes.
Para Ladislau Monte, essa preocupação do GEA em gerar novas frentes de trabalho acaba gerando boa relação entre o Executivo e o segmento comércio. "Nossa relação com o governo é de respeito. Procuramos manter um bom relacionamento para gerar resultados positivos à classe empresarial e, principalmente, à sociedade amapaense", garante.
Segundo dados do IBGE sobre a Pesquisa Geral do Comércio (PMS), houve um aumento de 3,5% no volume de vendas no mês de outubro, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Por Júnior Nery/Secom
22 de dezembro de 2011
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