30 de outubro de 2010

No Amapá, Capiberibe tem 53% dos votos, e Barreto, 47%, diz Ibope

Pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Amapá, divulgada neste sábado (30), mostra o candidato Camilo Capiberibe (PSB) com 53% dos votos válidos. O candidato Lucas Barreto (PTB) tem 47%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

Nos votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Camilo Capiberibe soma 49%, e Lucas Barreto, 43%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 8%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa - registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá sob o número 9119/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37785/2010 - foi realizada entre os dias 29 e 30 de outubro em 13 municípios e ouviu 812 eleitores. O levantamento foi encomendado pela Rádio TV do Amazonas.

Os sombras


Camilo Capiberibe (PSB) tem como sombra o pai, o ex-senador do Amapá João Capiberibe (PSB) x Lucas Barreto (PTB) tem como sombra o senador José Sarney (PMDB-AP).

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?

Polícia Federal apreende R$ 6 milhões em aeroporto no Amapá

A Polícia Federal informou que reteve neste sábado (30) no aeroporto de Macapá (AP) R$ 6 milhões em dinheiro. As pessoas que estavam no avião que teria sido usado no transporte do dinheiro foram levadas para a superintendência do órgão no estado para prestar depoimento. Até que se confirme a origem e o destino do dinheiro, o valor ficará na Superintendência da Polícia Federal em Macapá.

Segundo a PF, a documentação que acompanhava o dinheiro aparentava ser regular. De acordo com a PF, há a possibilidade de que o dinheiro seja usado para o pagamento dos servidores públicos, que acontece na próxima semana. Um superintendente do Banco do Brasil deve ser intimado para confirmar se o dinheiro seria para a instituição.

A PF diz ter intensificado suas ações em todo o país devido ao segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (31). A intenção é evitar a compra de votos. O Amapá é um dos estados em que haverá segundo turno para a eleição do novo governador. Lucas Barreto (PTB) e Camilo Capiberibe (PSB) estão na disputa.

Em setembro, a Polícia Federal prendeu 18 pessoas no estado, entre elas o atual governador, Pedro Paulo (PP), na operação Mãos Limpas, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos no estado. Nesta segunda-feira (25), desdobramentos da operação levaram à prisão de mais sete pessoas.

Caiu na Net

TAM libera uso de internet nos voos

A companhia aérea TAM anunciou que está liberado o acesso aos serviços de telefonia móvel pelos passageiros, como navegar na internet via GPRS, fazer chamadas telefônicas e enviar SMS.

Inicialmente o serviço estará disponível apenas em uma aeronave da empresa, o Airbus A321 com 220 lugares, e em vôos domésticos com rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Com isto a TAM se torna a primeira linha aérea a oferecer este serviço nas Américas.

A ferramenta já foi testada e aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA). Desde o início do ano a TAM vinha tentando obter a aprovação do serviço por esses órgãos.

O acesso aos serviços de telefonia móvel foi possível devido a uma parceria fechada com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves, que irá utilizar os satélites da Inmarsat SwiftBroadband.

O mecanismo permite que até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. O serviço fica disponível a partir do momento em que a aeronave atinge 4 000 metros de altura, quando os aparelhos entrarão em roaming internacional.

Proprietários de smartphones também poderão usar os aparelhos para acessar a internet e e-mails. O custo do serviço será definido pela operadora, portanto vale checar as tarifas antes de utilizar o sistema.

Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O sistema garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra.

O sistema já foi utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel. A TAM pretende, para o próximo ano, ter mais aeronaves que operam voos domésticos equipadas com a tecnologia.

Máquina para gravar sonhos é possível, diz cientista

Um pesquisador nos Estados Unidos afirmou que tem planos para criar um dispositivo eletrônico de gravação e interpretação de sonhos. Moran Cerf, do Instituto de Tecnologia de Pasadena, na Califórnia (oeste do país), afirma que a "leitura dos sonhos" é possível baseada em um estudo inicial que, segundo o cientista, sugere que a atividade de células individuais do cérebro, os neurônios, é associada a objetos ou conceitos específicos.

Em sua pesquisa Cerf descobriu que, quando um dos voluntários estava pensando na atriz Marilyn Monroe, um neurônio em particular foi ativado. Ao mostrar a voluntários acordados que participaram de seu estudo uma série de imagens, Cerf e seus colegas conseguiram identificar neurônios que eram ativados pelos objetos e conceitos.

Ao observar qual neurônio se ativava e quando isso acontecia, os cientistas construíram uma base de dados para cada paciente. Com ela, Cerf alega que é, efetivamente, capaz de "ler as mentes" dos voluntários.

Análise do sonho


Há séculos são feitas tentativas de interpretar os sonhos; no Egito antigo, por exemplo, eles eram considerados mensagens dos deuses. Atualmente, análises de sonhos são usadas por psicólogos como uma ferramenta para compreender o inconsciente. Mas a única forma de interpretar os sonhos é perguntar para as pessoas depois que elas acordam.

O objetivo do projeto de Moran Cerf e sua equipe é desenvolver um sistema que daria aos psicólogos uma forma de corroborar as lembranças destes sonhos com a visualização eletrônica da atividade cerebral durante o sonho.

"Não há uma resposta clara para a razão de os humanos sonharem", disse Cerf. "E, uma das questões que gostaríamos de responder é quando nós criamos estes sonhos."

No entanto, o cientista admite que há um longo caminho antes que a simples observação das reações de um neurônio específico possa se transformar em um dispositivo para gravar sonhos. Mas Cerf acredita que existe uma possibilidade e ele gostaria de tentar.

Para isso, o próximo estágio de seu trabalho é monitorar a atividade do cérebro dos voluntários enquanto eles estão dormindo.

Os pesquisadores vão conseguir identificar imagens ou conceitos relacionados com os que estão arquivados em sua base de dados. Mas, esta base de dados pode, na teoria, ser construída. Por exemplo, ao monitorar a atividade dos neurônios enquanto o voluntário está assistindo um filme.

Eletrodos e sensores


Roderick Oner, psicólogo clínico e especialista em sonhos britânico, acredita que este tipo de visualização limitada pode gerar interesse acadêmico, mas, por outro lado, pode não ajudar muito na interpretação dos sonhos ou em terapias. "Para isso você precisa da narrativa total e complexa do sonho", afirmou.

Outra dificuldade com a técnica proposta por Moran Cerf é que, para conseguir o tipo de resolução necessária para monitorar neurônios individuais, os voluntários teriam que ter eletrodos implantados profundamente, por um processo cirúrgico, no cérebro.

No estudo publicado na revista "Nature", os pesquisadores americanos conseguiram os primeiros resultados ao estudar voluntários com o implante de eletrodos usados normalmente para tratar de convulsões cerebrais.

Mas Cerf acredita que a tecnologia de sensores está se desenvolvendo em um ritmo tão acelerado que, com o tempo, poderá ser possível monitorar a atividade do cérebro sem a necessidade de cirurgias.

"Seria maravilhoso ler as mentes das pessoas quando elas não podem se comunicar, como em pessoas em coma", disse o cientista.

Interface


Para o professor Colin Blakemore, da Universidade de Oxford, existe uma distância grande entre os resultados limitados obtidos no estudo do cientista americano e a possibilidade de gravar sonhos.

Já foram feitas tentativas de criar interfaces para traduzir pensamentos em instruções para controlar computadores e máquinas.

Mas, a maioria destas tentativas se concentrou em áreas do cérebro envolvidas no controle de movimentos. Os sistemas de monitoramento que Cerf pretende criar visam áreas mais sofisticadas do cérebro para poder identificar conceitos abstratos.

O cientista americano afirma que as pesquisas e usos de um dispositivo que lê a mente de outra pessoa são muitos.

"Por exemplo, em vez de escrever um email, você poderia apenas pensar o email. Ou, outra aplicação futurista, seria pensar em um fluxo de informações e ter estas informações escritas bem à sua frente", disse.

Fonte: BBC-BRASIL

Britânico é condenado a prisão por ofensas no Facebook

Um britânico foi condenado nesta sexta-feira (29) a 18 semanas de prisão por publicar mensagens ofensivas em páginas da rede social Facebook dedicadas a pessoas falecidas. Colm Coss, de 36 anos, morador da região de Manchester, publicou comentários em páginas como a dedicada à ex-estrela do Big Brother britânico Jade Goody, que morreu de câncer, e na de um garoto morto por um cachorro.

Nos comentários, Coss afirmava, entre outras coisas, ter tido relações sexuais com os cadáveres das vítimas. O desempregado foi descoberto após enviar a moradores de sua rua fotografias de si mesmo denominando-se um "troll" da internet. O termo é usado para se referir a pessoas que criam novas identidades falsas online para publicar comentários ofensivos, provocando mal-estar.

A juíza do caso, Pauline Salisbury, disse que Coss tinha como alvo "famílias traumatizadas e sofrendo de ansiedade". "Sabemos que você teve prazer com isso e não se arrepende do que fez", afirmou ela. A defesa levantou a possibilidade de problemas mentais, mas o argumento não foi aceito.

Fonte: BBC-BRASIL

Homem dominou afiação de pedras há 75 mil anos, revela estudo

Os homens pré-históricos do sul da África dominaram técnicas para afiar pedras e também o uso do fogo para fazer facas há pelo menos 75 mil anos, 50 mil anos mais cedo do que se pensava até o momento, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira.

A descoberta, feita na caverna de Blombos, na África do Sul, antecipa em pelo menos 50 mil anos o domínio desta técnica que consiste no aquecimento do silcreto, um material duro constituído por quartzos cimentados por sílica para modificar a estrutura e melhor moldá-la.

Essas pedras eram, em seguida, delicadamente trabalhadas com martelos de madeira ou de ossos para deixá-las bem afiadas.

"Essa técnica é a mais eficaz para dominar a afiação, espessura e forma de uma ferramenta de dois gumes, como as pontas de lança e as facas de pedra", explicou Paola Villa, conservadora do Museu de História Natural da Universidade do Colorado (oeste dos Estados Unidos), coautora deste estudo, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

Antes da descoberta destes objetos em Blombos, os indícios mais antigos da dominação destas técnicas sofisticadas remontavam somente à cultura Solutrense do Paleolítico Superior, na França e na Espanha, datando de aproximadamente 20 mil anos.

"A descoberta na caverna na Blombos é importante porque mostra que os humanos modernos no que é hoje a África do Sul tinham um repertório de técnicas sofisticadas de fabricação de ferramentas de pedra desde muito cedo", revelou Paola Villa.

"O uso dessas técnicas é um bom exemplo de uma tendência para desenvolver novas ideias e técnicas amplamente consideradas como características de comportamentos modernos e avançados", acrescentou.

Os pesquisadores analisaram 159 pontas e fragmentos de silcreto e 179 outras peças trabalhadas. Eles também examinaram mais de 700 escamas ou pequenas placas, feitas a partir do trabalho de amolação.

29 de outubro de 2010

OPA! Olhe abaixo quem estava no Carnaval Amapaense 2010 – “Os inimigos na política, mas amigos na vida pessoal”


NA FOTO: Raimundinho; CAMILO CAPIBERIBE (PSB), candidato ao governo do Estado; Janete Capiberibe (PSB), deputada federal; Lourival Freitas, carnavalesco; LUCAS BARRETO (PTB), candidato ao governo do Estado; João Capiberibe (PSB), ex-senador; Dalva Figueiredo (PT), deputada federal.



AP: Coisas de campanha


Virada é esperada no Amapá, com Capiberibe à frente

A eleição do próximo governador do Amapá, no domingo, encerra uma das mais tumultuadas campanhas de 2010. Depois da prisão por nove dias do atual governador e de seu antecessor, no fim de setembro, e da virada apontada nas pesquisas promovida por Camilo Capiberibe (PSB) sobre Lucas Barreto (PTB), que disputam o segundo turno, a campanha no Amapá continuará em ritmo acelerado até domingo.

Segundo a mais recente pesquisa Ibope, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, Capiberibe aparece com 53% das intenções de votos válidos, diante de 46% de Barreto, que ficara à frente no primeiro turno - 28,9% contra 28,7%, de Capiberibe. Caso confirme as pesquisas, a vitória de Capiberibe engrossará os números do PSB, partido que, como o Valor mostrou na edição de quarta-feira, foi o o maior vitorioso das corridas estaduais.

O Amapá é o único Estado onde as pesquisas indicam alteração de posições em relação ao primeiro turno. A inversão reflete os resultados da Operação "Mãos Limpas", realizada pela Polícia Federal (PF), que desbaratou esquema de fraude em licitações realizadas no governo do Amapá, na prefeitura de Macapá, a capital do Estado, na Assembleia Legislativa e em superintendências de órgãos federais no Estado.

O desvio é estimando em, no mínimo, R$ 300 milhões e pode chegar a R$ 800 milhões. Ao todo, foram presas 25 pessoas desde o fim de setembro, quando, entre outros, foram presos o governador e candidato derrotado à reeleição Pedro Paulo Dias (PP), o ex-governador Waldez Góes (PDT) e a sua mulher, a deputada estadual eleita Marília Góes (PDT).

O Estado é local de forte influência do ex-presidente da República (1985-1990) e atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AM), que quando esgotou suas possibilidades de reeleição pelo Maranhão, seu Estado de origem, trocou de domicílio. Barreto, segundo colocado nas pesquisas, foi deputado estadual e assessor de Sarney. Já Capiberibe é filho do ex-governador João Capiberibe (PSB), cuja eleição neste ano para o Senado ainda será decidida pela Justiça devido ao fato de seu mandato ter sido cassado sob a acusação de compra de votos.

Segundo pesquisa do Ibope, no Amapá, a intenção de voto em Dilma Rousseff (PT) é de 59%, contra 36% de Serra (PSDB). Levando-se em consideração apenas os votos válidos, a petista fica com 62%, contra 38% do tucano.

Fonte: João Villaverde do Valor Econômico

I Semana de Engenharia Elétrica da UNIFAP

A Universidade Federal do Amapá, através da Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica, realizará no período de 03 a 06 de novembro de 2010, a I Semana de Engenharia Elétrica da UNIFAP. Durante o evento ocorrerão palestras e minicursos gratuitos, voltados à comunidade acadêmica dos cursos de Engenharia e Tecnologia das instituições de ensino superior do Estado do Amapá.

O evento ocorrerá nas instalações da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, no Campus Marco Zero.

Os interessados poderão efetuar sua pré-inscrição através do site http://www2.unifap.br/eletrica onde também está disponível toda a programação do evento.

Contatos através do e-mail eletrica@unifap.br.

Por Ana anspach

TV paga cresce mais no Norte e no Nordeste brasileiro

Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostra que novas operadoras via satélite, como as telefônicas Oi e Via Embratel, estão levando a TV paga para os rincões do Brasil.

As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maior crescimento no número de assinantes. Em Roraima, o número de usuários de TV paga dobrou em 2010.
Segundo a Anatel, o Brasil atingiu em setembro a marca de 9.073.817 domicílios com TV por assinatura, quase o dobro de 2006 (4.583.125). Isso quer dizer que 15% dos 60 milhões de residências do país já contam com o serviço.

A maior parte dos assinantes, contudo, se concentra no Sudeste. A região tem 5.966.934 de domicílios com TV paga, ou 66% do total. Essa concentração, no entanto, tende a se reduzir.

Nos nove primeiros meses deste ano, a TV paga cresceu 26,2% no Sudeste. No Norte, o crescimento foi de 62,3%, mas a região tem apenas 311.651 domicílios com TV por assinatura. No Nordeste atingiu 850.727 usuários, uma alta de 43,7% em relação a 2009.

Entre os Estados, Roraima apresentou um crescimento de 109% nos últimos meses, com 14.707 assinantes em setembro. Amapá (103%), Maranhão (78%) e Piauí (69%) completam o ranking dos que mais cresceram.

OPERADORAS

As operadoras via satélite (tecnologia conhecida como DTH, de direct to home) aumentaram seus assinantes em 42% de janeiro a setembro de 2010 e já representam 43% do mercado, contra 37% no ano passado. A Sky, com pouco mais de 2 mihões de clientes, é a maior operadora de DTH.

A TV paga via cabo, que tinha 58% do mercado em 2009, cresceu 11,4% em 2010, mas perdeu participação de mercado. O serviço detém agora 53% dos assinantes. O MMDS (microondas) continua perdendo espaço: regrediu 1,4% neste ano.

Aliados de Lula e Dilma governarão 17 Estados, dizem pesquisas

A dois dias do segundo turno, pesquisas regionais indicam que nas 9 unidades da federação em que haverá nova votação para escolher o governador, os governistas são favoritos em seis e a oposição em três. Se confirmadas as previsões, Dilma Rousseff encerraria a disputa com 17 governadores aliados, e Serra, com 10.

Na lista de aliados ao Planalto com chance de vitória neste segundo turno estão: Camilo Capiberibe (PSB), no Amapá; Agnelo Queiroz (PT), no DF; Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba; Wilson Martins (PSB), no Piauí; Confúcio Moura (PMDB), em Rondônia; Neudo Campos (PP), em Roraima.

A oposição, que já elegeu sete governadores, segundo sondagens regionais, pode fazer outros três. Seriam eles: Teotônio Vilela (PSDB), em Alagoas; Marconi Perillo (PSDB), em Goiás; Simão Jatene (PSDB), no Pará.

Se confirmados os resultados destas sondagens de intenção de voto, ficaria assim a correlação de forças políticas nos governos estaduais, a partir de janeiro de 2011:

- PSDB terá potencialmente o maior número de governadores: sete. Além dos quatro eleitos no primeiro turno, faria mais três agora.

- PSB virá em segundo lugar, com seis governadores. O partido elegeu três no primeiro turno e pode fazer mais três.

- PT: Cinco. Quatro eleitos no primeiro turno, mais um agora, com a provável vitória de Agnelo Queiroz, no DF.

- PMDB: Quatro. Três eleitos no primeiro turno (sendo um declaradamente de oposição: André Puccinelli, no Mato Grosso do Sul), mais um, com provável vitória de Confúcio Moura, em Rondônia.

- DEM: dois. Partido dobrou sua cota de governadores ao eleger no primeiro turno Raimundo Colombo, em Santa Catarina e Rosalba Chiarlini, no Rio Grande do Norte.

- PMN: um governador eleito no primeiro turno: Omar Aziz, pelo Amazonas.

- PP: ficará com um, se eleger Neudo Campos governador de Roraima neste segundo turno.

28 de outubro de 2010

<=== Aí do lado: Enquete do blog mostra Camilo Capiberibe (PSB) com 68% das intenções de voto; Lucas Barreto (PTB) tem 32%

RESULTADO FINAL

ELEIÇÕES 2010/SEGUNDO TURNO: Quem vencerá no Amapá?

Camilo Capiberibe (PSB): 68%

Lucas Barreto (PTB): 32%

TOTAL: 105 votos

ELEIÇÕES 2010/SEGUNDO TURNO: O presidente da república será?

Dilma Rousseff (PT): 55%

José Serra (PSDB): 45%

TOTAL: 61 votos

AP: Sócios do Restaurante Terrazzo 107 são indiciados pela morte de criança

Na manhã da última terça-feira (26), na Delegacia Repressão e Crimes Contra a Criança e Adolescente (DERCCA), os sócios pelo Restaurante Terrazzo 107 foram indiciados, pela morte de uma criança de apenas dois anos de idade. A fatalidade comoveu a sociedade amapaense no Dia dos Pais.

O menor teria caído do prédio após uma falha em um dos para peitos do estabelecimento que estava sem o vidro de proteção, vindo a cair aproximadamente 50 metros de altura. Após a fatalidade, descobriu-se que o Restaurante não estava autorizado a funcionar, e que não teria nem sequer recebido autorização do Corpo de Bombeiros por considerar que o prédio não apresentava condições nenhuma de segurança.

Segundo a delegada Vilanir Alencar, depois de ouvir os empresários, vai relatar o episódio ao Ministério Público do Estado. “Observando as provas e as testemunhas, nós iremos decidir o indiciamento e analisar a responsabilidade onde eles serão enquadrados”, disse.

Essa seria o primeiro encontro dos empresários com a justiça. “Aqui seria o interrogatório e o indiciamento, assim com a ausência deles iremos de novo intimá-los novamente e isso não terá problema algum, porque agora eles terão que se justificar na justiça”, explica Vilanir.

A delegada ressalta que o caso chegou até eles através de ocorrência, assegurando que nada impede a delegacia especializada em crimes contra menores apurar. “Nada nos impede de apurar esse homicídio, ainda mais se tratando de uma criança. A família também conta muita, uma vez que estão muita fragilizada”, disse.

Diante dos autos revelar que estava proibido o seu funcionamento, a delegada informou que no dia do fato várias crianças estavam brincando no local. Ainda de acordo com Vilanir, outras mães informaram que nem imaginavam que o local estava apresentando falhas na sua segurança. “Todos os presentes ficara apavorados com o episódio, ninguém imaginava que isso iria acontecer, foi horrível e os responsáveis tem que responder pela falha que resultou na morte dessa criança”, definiu.

AÇÃO

O advogado da família, Alessandro Brito, informou que já entrou com uma ação de indenização por danos materiais e morais, onde pleiteia a reparação dos danos, onde esta na depreciação da justiça comum. “Estamos acompanhando o processo criminal, no qual confiamos nas instituições que estão a frente do caso, tudo para que seja feita justiça”, explica.

A delegada confirma que entre as inúmeras irregularidades encontradas no funcionamento do Restaurante, a falta de Alvará era uma delas. “O funcionamento do Restaurante estava por conta e risco exclusivamente de seus proprietários”, concluiu.

Fonte: Jornal do Dia

Depois de 42 dias preso, ex-secretário do Amapá deixa a cadeia em Brasília

Depois de 42 dias preso, Aldo Alves Ferreira, ex-secretário de Segurança e Justiça do Amapá, foi solto na manhã desta quinta-feira (28), em Brasília. Ele estava preso na penitenciária da Papuda. Aldo era o único envolvido no escândalo de corrupção no estado detido no grupo de 18 pessoas em setembro que ainda estava atrás das grades. Na semana passada, a Polícia Federal cumpriu novos sete mandados de prisão.

Aldo foi preso na Operação Mãos Limpas e em seu gabinete, em Macapá, policiais aprenderam duas malas com R$ 540 mil em dinheiro vivo. Ele responde na Justiça pelos crimes de formação de quadrilha, de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Aldo deixou o presídio após seu advogado, Cicero Bordalo, ter entrado com um agravo regimental no STJ.

ARTIGO: Uma doença quase incurável

O Amapá chega ao final do oitavo ano de sofrimento, em estado grave, vitimado por uma doença muito grave, e em certos casos, incurável: a imoralidade.

Ao longo desse período, aqui se criou um novo conceito para a arte de roubar dinheiro público: o da “harmonia” que autoriza o saque desenfreado entre os ocupantes do poder, despeocupados pela certeza da impunidade, e sob os olhares complacentes de quem deveria inibir a prática nefasta.

Anunciada há bastante tempo, a quebradeira no Estado está cada vez mais evidente. As manobras utilizadas para cobrir rombos de um lado abrindo rombos do outro, já não está cobrindo nada. Falta comida nos hospitais, o dinheiro descontado dos servidores para pagamento de empréstimos consignados não chegou aos bancos, empresas prestadoras de serviços não recebem o que lhes é devido, e não pagam seus empregados, e os nomes de quem deve porque não recebeu, enchem os registros do Serasa, no lugar do verdadeiro caloteiro da história, o governo do Estado.

E enquanto tudo isso acontece, o povo amapaense é obrigado a aturar o governador Pedro Paulo, viajando para a Indonésia, negociando lá uma propina de 30 milhões de dólares, em troca da venda de terras que são propriedade do povo do Amapá, e informando pelo telefone de sua doce amada, que o filho dele, governador, estava em Dubai, nos Emirados Árabes, com a namorada, para quem havia comprado um óculos de U$ 1.500 (mil e quinhentos dólares), cerca de 2.500 reais, o que acrescenta pouca vergonha à imoralidade a que nos referimos no início.

Dito isso, vale a pena lembrar que os dois candidatos ao governo do Estado estão assumindo em suas campanhas, compromissos definitivos de combate à corrupção, que deve ser o pilar de sustentação de qualquer governo que pretenda, de verdade, retirar o Estado, da UTI onde se encontra hoje.

Por Corrêa Neto, Geléia Geral

TSE vai enviar força federal em cinco estados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou até a noite de terça-feira, 26, o envio de força federal para reforçar a segurança pública durante o segundo turno das eleições em 46 municípios brasileiros de cinco estados: Paraíba, Rondônia, Piauí, Alagoas e Amapá. Na sessão administrativa desta terça, o TSE aprovou o envio de reforço para 25 municípios do Piauí, nove de Alagoas e um do Amapá.

No Piauí poderão contar com auxílio das tropas federais os seguintes municípios: Uruçuí, São João do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Lagoa do Barro do Piauí, Campo Maior, Santa Filomena, Monsenhor Gil, Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Dirceu, Arcoverde, Regeneração, Curimatá, Júlio Borges, Jardim do Mulato, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Luzilândia, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Oeiras, Picos e Canto do Buriti.

Já em Alagoas o reforço na segurança será para as cidades de São Luís do Quitunde, Roteiro, Jequiá da Praia, Batalha, Jacaré dos Homens, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Minador do Negrão e Boca da Mata. No Amapá, as tropas federais seguirão para o Oiapoque, extremo norte do país.

O município está localizado a aproximadamente 800 km da capital do estado e faz fronteira com a Guiana Francesa. Na região estão localizadas as aldeias indígenas de Espírito Santo, Santa Isabel, Kumarumã e Kumenê que precisarão contar com reforço na segurança.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, há histórico de incidentes naquela região e o contingente de policiais militares é insuficiente para garantir a ordem, o livre exercício do voto e a apuração dos resultados. O TSE também concedeu o auxílio para outros 10 municípios de Rondônia e um da Paraíba.

Pedidos - Até o final da tarde de terça-feira, 26, o TSE recebeu pedido de reforço das forças federais para 135 municípios brasileiros durante o 2º turno das Eleições 2010. Os municípios estão divididos em oito estados: Alagoas (9); Amazonas (4); Amapá (1); Pará (80); Paraíba (5); Piauí (25); Rondônia (10) e Tocantins (4).

Primeiro Turno - No primeiro turno, a força federal foi autorizada pelo TSE a atuar em 256 cidades espalhadas em 12 estados: Piauí (53), Amazonas (20); Rio Grande do Norte (20); Tocantins (15); Alagoas (12); Rondônia (10); Sergipe (8); Maranhão (7); Paraíba (1); Mato Grosso do Sul (1); Amapá (1).

27 de outubro de 2010

Em outros carnavais: “Eles” nunca foram inimigos!!!


NA FOTO: WALDEZ GÓES (PDT); Bala Rocha (PDT); Janete Capiberibe (PSB); JOÃO CAPIBERIBE (PSB); Com a camisa azul é um militante do PDT; Com a camisa branca é um militante do PDT; Papaléo Paes (PSDB).

Ausência no 1º turno não impede eleitor de votar no próximo domingo

No próximo domingo todos os brasileiros aptos a votar devem comparecer às seções eleitorais independentemente de terem ou não votado no primeiro turno. Aqueles que não compareceram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos. Mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno ele deverá votar no segundo. Caso contrário terá de justificar ausência ou pagar multa para ficar quite com a Justiça Eleitoral.

No primeiro turno, realizado no dia 3 de outubro último, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas.

JUSTIFICATIVA

O eleitor que deixou de votar no primeiro ou que não venha a votar no segundo turno da eleição terá dois prazos para justificar sua ausência: um de até 60 sessenta dias contados a partir do dia 3 de outubro (primeiro turno) e outro em até 60 dias a partir do próximo domingo 31 de outubro (segundo turno).

O requerimento de justificativa deve ser dirigido ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. Vale lembrar que a ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente e que a pessoa que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e poderá ser excluída do cadastro de eleitores.

O eleitor cujo voto é obrigatório que não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras coisas, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como – se aprovado – tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

VOTO EM TRÂNSITO

O voto em trânsito é uma novidade dessas eleições e está previsto na Lei 12.034/2009 (Minirreforma eleitoral) e na Resolução 23.215/2010 do TSE. Para este segundo turno 76.528 eleitores se cadastraram – entre 15/7 e 15/8 - para escolher seu candidato à presidência da República fora de seu domicílio eleitoral.

Vale frisar que o voto em trânsito somente é permitido para os cargos de presidente e vice-presidente da República e que as seções especiais somente serão instaladas nas 27 capitais brasileiras.

No primeiro turno, mais de 66 mil pessoas votaram fora de seu domicílio eleitoral. São Paulo, Brasília e Belo Horizonte são as capitais que vão receber mais votos de eleitores em trânsito. O eleitor habilitado a votar fora de sua cidade poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito a qual deverá se dirigir.

Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial, ele deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar. Para os eleitores que estarão fora do domicílio e que não se cadastraram para votar em trânsito, permanece a necessidade de justificar a ausência.

VOTO NO EXTERIOR

Os mais de 200 mil brasileiros residentes em 154 municípios no exterior e que estão cadastrados pela Justiça Eleitoral também só deverão votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República. O maior colégio eleitoral brasileiro no exterior se encontra nos Estados Unidos, onde há mais de 66 mil eleitores cadastrados em dez cidades americanas, sendo que a maior concentração está em Nova York (21.076) e Boston (12.330).

Quem votou no primeiro turno deve comparecer também no segundo ou justificar a ausência. O voto no exterior também é obrigatório e a justificativa deve ser encaminhada ao consulado brasileiro mais próximo da residência do eleitor.

Quem reside fora do país está sujeito a penalidades impostas pela lei brasileira, caso não votem ou justifiquem ausência. Uma delas e que pode complicar muito a vida de quem mora fora do Brasil é a impossibilidade de renovação do passaporte, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Nos países onde haverá votação, as informações sobre hora e local de votação ficarão sob responsabilidade das missões diplomáticas ou as repartições consulares.

PRESOS PROVISÓRIOS

A participação dos presos provisórios do processo eleitoral deve ocorrer também durante o segundo turno em 25 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. A exceção é o estado de Goiás que não conta com as seções especiais destinadas aos presos provisórios e adolescentes que se encontram em unidades de internação. Serão instalados locais de votação em 424 estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes, que somam 20.099 eleitores aptos a votar.

DOCUMENTO

Embora a Lei 12.034/2009 exija a apresentação de dois documentos no dia da eleição (título de eleitor e um documento oficial com foto), uma decisão do Supremo Tribunal Federal permitiu que o eleitor que apresentar apenas um documento com foto possa votar.

São considerados documentos oficiais: carteira de identidade, identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista ou passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não são consideradas provas válidas de identidade, porque não têm fotografia.

O eleitor que tiver seu título de eleitor e quiser usá-lo, pode levá-lo no dia da votação. Embora não seja obrigatório, o porte do título eleitoral facilita a localização da seção e acelera o processo de votação. Ou seja, a apresentação do documento oficial com foto é obrigatória e a do título eleitoral é facultativa.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

No próximo domingo, os eleitores poderão votar entre 8h e 17h, respeitado o horário local, para os estados onde há diferença de fuso em relação à hora oficial de Brasília. Independentemente do local de votação, postos de justificativas estarão abertos nesse mesmo período para receber as justificativas de quem não pôde comparecer às urnas em seu domicílio eleitoral.

Também no segundo turno serão instaladas cerca de 420 mil urnas, uma em cada seção eleitoral. Mas há ainda uma reserva técnica de aproximadamente 50 mil urnas que podem ser utilizadas em caso de necessidade de troca por defeito ou falha.

No Brasil são 94.938 locais de votação, onde mais de dois milhões de pessoas trabalharão como mesários, enquanto que no exterior foram instaladas 621 seções em 242 locais de votação.

Fonte: TSE

POLÍCIA FEDERAL APREENDE VEÍCULOS COM CHEQUES, TICKETS DE COMBUTÍVEL, NOTAS E LISTA DE PAGAMENTO

Na madrugada desta quarta-feira (27), a Polícia Federal levou para sua sede um veículo de marca pálio, cor prata, placa NER 3533, com adesivo do candidato Lucas Barreto, que tinha em seu interior cheques, notas promissórias e tickets de combustível. Ele estava estacionado desde a manhã de ontem na avenida Santos Dumont, no bairro Santa Rita e chamou a atenção dos trabalhadores de um depósito em frente.

Os trabalhadores chamaram a Polícia Militar que foi até o local e constatou que a porta estava somente encostada. Dentro os policiais encontraram cheques, notas promissórias e tickets de combustível em nome de pessoas não reveladas e embaixo do socorro do carro, foi achada uma relação ligando nomes a valores em reais.

Por se tratar de um suposto crime eleitoral às vésperas da eleição, a Polícia Federal foi acionada e tomou as medidas previstas em Lei. No ato, alguns militantes do PTB, como o advogado do candidato Lucas Barreto, Wladimir Belmilo e Vinícius Gurgel, eleito deputado federal, estiveram no local, assim como Joca Grunho, o policial civil de nome Jairo e outra pessoa chamada Alan, que se disse responsável pelo veículo e queria levá-lo, o que não foi permitido pelos agentes da Polícia Federal.

A ação terminou aproximadamente às 5:00 e os agentes da PF anunciaram que o veículo será aberto na manhã de hoje, na sede da Polícia Federal.

Por Mariléia Maciel

AP: TRE mantém registro da chapa do senador Gilvam Borges (PMDB)

Em sessão realizada na última segunda-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deferiu, por três votos a um, o registro da chapa do senador Gilvam Borges (PMDB), que disputou a reeleição no dia 3 de outubro. A decisão foi tomada com os votos dos juízes João Lages (relator), Eloilson Távora e João Bosco.

O juiz Raimundo Vales votou pela inelegibilidade de Geovani Borges (primeiro suplente da chapa), pelo cancelamento da chapa de Gilvam e pela anulação dos votos por não considerar o registro do senador. A juíza Alaíde de Paula pediu vista, mas o voto dela não muda o resultado.

Os juízes julgaram pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação Frente pela Mudança, formada por PSB e PT. Eles pediram o cancelamento da chapa de Gilvam e a anulação dos votos dados a ele, sob a alegação de que Geovani Borges - irmão e primeiro suplente do senador - estaria inelegível por ter condenação imposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU) do tempo em que foi prefeito do município de Santana (93/96). O juiz Gerônimo Acácio, que foi secretário de Geovani na prefeitura, se julgou impedido de votar.

Geovani virou primeiro suplente no dia da eleição, substituindo o irmão Jeová Borges, que aparecia na chapa registrada dentro do prazo legal. O procurador da República José Cardoso Lopes, que atuava junto ao tribunal, alegou que Geovani tentou burlar a lei e ingresso com o pedido de impugnação. O ex-prefeito de Santana foi condenado pelo TCU a devolver R$ 33 mil aos cofres do governo federal, além de multa de R$ 5 mil, por irregularidade insanável em convênio de 1996. Geovani Borges acompanhou o julgamento.

Para o juiz João Lages, Geovani Borges não é atingido pela lei da inelegibilidade, daí não haver irregularidade na chapa com a presença dele substituindo Jeová Borges. O mesmo entendimento teve o juiz Eloilson Távora. Já o juiz João Bosco fez seu voto com base em julgamento recente do ministro Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgando um caso do Estado do Ceará. O Ministério Público e a coligação Frente pela Mudança não anunciaram se irão recorrer ao TSE.

Gilvam Borges foi o terceiro mais votado (121.015 votos) no dia 3 de outubro, atrás de Randolfe Rodrigues (Psol - 203.259 votos) e João Capiberibe (PSB - 130.411 votos), mas está com a vaga assegurada em razão de Capiberibe estar na dependência de julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a validade de Lei da Ficha Limpa (LC 135/10) para o pleito deste ano. Caso o STF diga que a lei só vale para as eleições de 2012, a vaga será do candidato do PSB.

Fonte: Jornal a Gazeta

Inep libera consulta aos locais de prova do Enem 2010

A consulta aos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 já pode ser realizada pela internet, na página de acompanhamento de inscrição. O candidato deve informar o CPF e a senha utilizada no momento do cadastro para visualizar o cartão de confirmação de inscrição. Os cartões serão enviados pelo correio até hoje (25).

As provas do Enem serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Foram recebidas 4.611.441inscrições.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação.

A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos. No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas.

A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

26 de outubro de 2010

Amapá comemora Dia Internacional do Cinema de Animação

Pelo terceiro ano consecutivo o Estado do Amapá comemora o DIA (Dia Internacional de Cinema de Animação), nesta quinta-feira (28). No estado, três cidades receberão as mostras: Macapá, Santana e Itaúbal. Na capital a programação será realizada pelo FIM (Festival Imagem-Movimento) e pelo MIS-AP (Museu da Imagem e do Som do Amapá) e acontecerá no Teatro das Bacabeiras a partir das 16 horas.

O evento será composto por cinco mostras que atingem todos os públicos e primam pela acessibilidade: - Mostra para deficientes visuais (classificação livre); - Mostra para deficientes auditivos (classificação livre); - Mostra infantil (classificação livre); - Mostra nacional (classificação 12 anos); - Mostra internacional (classificação 14 anos).

Essa diversidade toda reflete um momento especial do cinema de animação no Brasil. Ele vem crescendo consideravelmente e já conta com público expressivo, além de editais de financiamentos específicos e cada vez mais cursos e mostras. Prova disso são as mais de 400 cidades que compõem o evento deste ano. Nesta quinta-feira, quando os relógios marcarem 19H30MIN (horário local), todos os estados do Brasil estarão olhando para a tela sensibilizada por imagens animadas. É simplesmente o maior evento simultâneo de audiovisual do Brasil.

Por trás da data, no longínquo ano de 1892, portanto três anos antes do cinematógrafo dos irmãos Lumierre, Émile Reynaud iniciou um mundo mágico: realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, sempre lá não é mesmo? Os franceses inventaram o cinema da animação, a fotografia e o cinema. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2010 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 30 países.

Além das mais de seis horas de filmes inéditos no Amapá provenientes de diversos lugares do globo, a programação do DIA conta com refinado tempero local: na ocasião será lançada oficialmente a programação do VII FIM (Festival Imagem-Movimento), evento audiovisual com DNA amapaense que está, assim como o DIA, comemorando sete anos de existência.

Então temos um bom programa para esta quinta-feira, com certeza não vai faltar animação a todos os públicos que comparecerem ao Teatro das Bacabeiras. Agende-se, porque outro evento desses, só ano que vem.

Por Alexandre Brito

MACAPÁ: Lixo comercial será submetido ao pagamento de taxa

Através de decreto assinado em agosto, a Secretaria Municipal de Manutenção e Urbanística (Semur), passará a cobrar taxa dos geradores de resíduos comerciais que ultrapassem mais 50kg de peso ou 200 litros de volume. A medida é amparada por lei de resíduos e lei municipal que estabelece a corresponsabilidade entre prefeitura e geradores.

A responsabilidade da Prefeitura incide sobre o lixo domiciliar e comercial inferior à 50kg por dia, acima disso a responsabilidade é do proprietário do estabelecimento. Segundo a secretária da Semur, Gláucia Maders, os geradores já estão informados do pagamento da taxa, inclusive no caso de resíduos de serviço de saúde o valor já está sendo cobrado.

O valor da taxa vai variar conforme o peso e o tipo de material. No aterro municipal será feita a pesagem e identificação dos resíduos, e ao fim do mês será emitido o boleto para pagamento. A previsão é que a taxa comece a ser aplicada a partir de novembro. Desde 2008 a Semur faz relatórios sobre os resíduos comerciais, e todos os estabelecimentos já são cadastrados junto à secretaria. Caso for observado grande diminuição na quantidade de material entregue no aterro, como forma de pagar taxas menores, a secretaria investigará.

Minha bola de cristal diz...

O RESULTADO DOS JOGOS DO BRASILEIRÃO SÉRIE A – 27/10 – QUARTA-FEIRA

São Paulo 1 x 1 Atlético-PR
Palmeiras 2 x 0 Goiás
Flamengo 2 x 1 Corinthians
Fluminense 1 x 0 Grêmio
Prudente 1 x 2 Cruzeiro
Atlético-MG 2 x 0 Botafogo
Internacional 1 x 0 Santos
Atlético-GO 2 x 0 Ceará
Vitória 2 x 1 Vasco
Avaí 2 x 1 Guarani

V Corrida do Industriário 2010

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP) e a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), com o apoio Federação de Atletismo do Amapá realizarão no dia 7 de novembro, a partir das 7h, a V Corrida do Industriário 2010, evento esportivo que poderá ser disputado por trabalhadores(as)-atletas das indústrias do Amapá, atletas e pessoas da comunidade.

A corrida terá sua largada e chegada em frente à FIEAP e percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade. A V Corrida terá um percurso de 9.700 Km. Também poderão participar atletas da categoria cadeirante. Para estes, o percurso será de 2 Km.

Classificação Geral Masculino e Feminino

1°- Lugar: R$ 1.100,00, troféu e medalha
2°- Lugar: R$ 700,00, troféu e medalha
3°- Lugar: R$ 500,00, troféu e medalha

Classificação Industriário Masculino e Feminino

1°- Lugar: 01 Passagem Aérea MCP-SP-MCP e estadia para a Corrida São
Silvestre, troféu, medalha e R$ 600,00
2°- Lugar: 01 Passagem Aérea MCP-SP-MCP e estadia para a Corrida São
Silvestre, troféu, medalha e R$ 400,00
3°- Lugar: R$ 300,00, troféu e medalha

Categoria Masculino/Feminina

1°- Lugar: R$ 300,00, troféu e medalha
2°- Lugar: medalha
3°- Lugar: medalha

Categoria Cadeirante Masculino e Feminino– 2 Km

1°- Lugar: R$ 600,00, troféu e medalha
2°- Lugar: R$ 400,00, troféu e medalha
3°- Lugar: R$ 300,00, troféu e medalha

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente com a apresentação do documento de identidade e 1kg de alimento não perecível, nos seguintes locais:

- Unidade de Lazer do SESI-AP: R. Leopoldo Machado, n.2749 - Trem
- Ginásio Avertino Ramos: R. Cândido Mendes, sala 19, no turno da manhã

O período de inscrição encerra no dia 3 de novembro.

Fonte: Ascom FIEAP

25 de outubro de 2010

Presos em operação da PF no Amapá são transferidos para Brasília

Sete presos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (25) em Macapá (AP), em um desdobramento da operação Mãos Limpas, foram transferidos para Brasília. Todos os presos são suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações. Entre os presos está o ex-secretário de gabinete da prefeitura de Macapá e uma a ex-secretária de Assistência Social. A prisão preventiva vale por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco.

Cinco empresários da cidade também tiveram a prisão decreta. Segundo a polícia, as prisões são resultado das provas obtidas em depoimentos, análises de documentos e exames periciais dos materiais apreendidos durante os trabalhos da Operação Mãos Limpas.

Além das prisões, a PF cumpriu nesta segunda 18 de busca e apreensão e 22 de condução coercitiva. Entre os que foram levados para prestar depoimento estavam o prefeito de Macapá, Roberto Goés (PDT). Agentes da PF cercaram a casa de Góes pela manhã e o levaram para depor, segundo a assessoria do prefeito. Segundo a assessoria do prefeito, ele respondeu a cinco perguntas e foi liberado.

A polícia ainda precisa cumprir três mandados de condução coercitiva. Segundo a PF, as pessoas intimadas estão viajando e devem prestar depoimento assim que retornarem a Macapá.

A OPERAÇÃO

A operação Mãos Limpas tem como base um inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relator é o ministro José Otávio Noronha. No dia 10 de setembro foram deslocados 600 policiais federais para cumprir no Amapá e em outros três estados 18 mandados de prisão, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão.

Durante a operação, foram presos o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), e seu antecessor, Waldez Góes (PDT). Ambos já foram soltos. Quando eles foram presos, os advogados do governador e do antecessor dele negaram o envolvimento dos dois com irregularidades. O presidente do Tribunal de Contas do Amapá, José Júlio de Miranda Coelho foi preso na Paraíba. Ele segue detido em Brasília.

Segundo a PF, as investigações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

De acordo com a PF, os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

Feriado de Finados pode alterar cenário eleitoral, diz cientista político

O feriado de Finados, em 2 de novembro, poderá alterar o cenário eleitoral brasileiro, especialmente no número de eleitores que devem comparecer às urnas. Isso porque o feriado ocorre na terça-feira, dois dias depois do segundo turno das eleições.

Outro fator que pode trazer surpresas no resultado das urnas é o dia do Funcionário Público, que será comemorado em 1º de novembro. “Emendar os feriados permite que vários funcionários públicos e suas famílias viajem, o que pode causar algum tipo de alteração no cenário eleitoral. Essas pessoas representam mais ou menos 10% do eleitorado. Esse é o maior receio dos candidatos”, disse o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto.

Na sua avaliação, tanto a candidata petista Dilma Rousseff, quanto o tucano José Serra devem perder votos. “Se apenas funcionários públicos viajarem, é bem possível que a Dilma perca alguma coisa, porque eles têm um medo danado da volta do PSDB ao governo em virtude dos oito anos de arrocho nos salários”, disse. “Por outro lado, se considerarmos que boa parte dos eleitores é de classe média, que deve votar no Serra, poderá haver prejuízos para ele também”, completou.

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem feito a inscrição para votar em trânsito deverão justificar a ausência. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.