31 de julho de 2010

Comentários de um twitteiro sobre a pesquisa Ibope no Amapá

@yashagallazzi – O resultado mostra que separa PSB/PT de PSOL foi besteira. Capi e Randolfe pescam votos na mesma base. Estão se anulando mutuamente;

@yashagallazzi – Óbvio que WG lidera e é favorito. Acabou de deixar o governo e tem a máquina. Surpreendente seria vê-lo atrás, não na frente;

@yashagallazzi – Gilvan acho que conta com o recall ainda. Mas é favorito, sim. Principalmente em razão da disputa Capi X Randolfe na "esquerda";

@yashagallazzi – Pró-governo considero que os quatro principais estão embolados na margem de erro. As diferenças são todas muito pequenas;

@yashagallazzi – Lucas ainda conta com o recall de 2008 e com a força de quem se apresenta como "terceira via" (nem "harmonia", nem Capiberibe).

Caiu na Net

Buscas pelo corpo de Eliza continuam, segundo delegado

As buscas pelo corpo de Eliza Samudio continuam, apesar do encerramento das investigações sobre o desaparecimento e suposta morte da jovem. A informação foi dada pelo delegado Edson Moreira, presidente do inquérito sobre o caso, em entrevista, nesta sexta-feira (30), no Departamento de Investigações (DI), em Belo Horizonte.

O inquérito foi encerrado na quinta-feira (29) e entregue à Justiça nesta sexta. Mesmo sem a polícia ter encontrado vestígios do corpo de Eliza, nove pessoas foram indiciadas por suspeita de envolvimento na morte da jovem. Todos negam participação no crime.

De acordo com relatório divulgado pela polícia, há três provas de que a jovem foi morta. São elas:


1 - o sangue dela encontrado em um dos carros de goleiro;
2 - o resgate do filho de Eliza (que foi encontrado na casa de uma mulher desconhecida, em Ribeirão das Neves, em Minas Gerais); e
3 - a contratação do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, que, segundo a polícia, também é conhecido como Bola, Paulista, Neném e Russo.

Durante a entrevista coletiva, no DI, Moreira citou outras provas que, segundo ele, mostram que houve homicídio e ocultação de cadáver.

Eliza está desaparecida desde o início de junho. Ela teve um relacionamento com o goleiro Bruno de Souza, e tentava provar, na Justiça, que teve um filho do atleta. Moreira disse que a gravidez "despertou a ira de Bruno" e que ele e os amigos planejaram o assassinato da jovem. A criança tem, hoje, cinco meses de idade, e está com a mãe de Eliza, em Mato Grosso do Sul.

“Garantias”


Para Moreira, o filho de Eliza não seria abandonado porque ele seria fundamental para ela obter o dinheiro que vinha pedindo ao goleiro Bruno. "Ela não deixaria o filho na mão de terceiros, pois a criança seria a garantia de uma pensão alimentícia razoável e duradoura, que asseguraria seu futuro e da própria criança pelos próximos 18 anos, em uma situação tranquila financeiramente, além de probabilidade de participação de programas de TV mediante pagamento de cachês", disse o delegado.

No relatório, a polícia ressalta que, depois que tiraram o bebê da mãe, os amigos de Bruno passaram a chamá-lo com outro nome "na tentativa de apagar quaisquer vínculos de relação com Eliza".

O texto da polícia ainda destaca a contratação de Bola, "um homem com vivência policial preventiva e investigativa, dtoado de conhecimentos de técnicas de combates urbanos e nas selvas, com domínio e manuseio de materiais explosivos". "Claro que tendo uma pessoa experiente, que conhece e sabe como matar e sumir com um corpo, vai ser difícil achar esse corpo. Por isso que optamos pela materialidade indireta, que é importante", falou Moreira.

Crime premeditado


Moreira acredita que o crime foi premeditado e que o goleiro Bruno usou o período de folga, durante a Copa do Mundo, para executar o plano. As investigações se basearam no primeiro depoimento dado por um adolescente que foi detido na casa de Bruno, no Rio de Janeiro. Depois, o menor mudou suas versões e chegou a desmentir toda a história, de acordo com o advogado dele, Eliézer Jônatas de Almeida Lima.

O delegado disse que o adolescente "ainda é o único que esteve presente no início ao fim do caso". "A polícia calçou cientificamente o depoimento do menor. As provas científicas que temos, o GPS, o sangue dele e da Eliza [em um carro de Bruno] e a descrição do Bola, que tem uma falha na arcada dentária superior. Por último, a descrição da morte de Eliza, por asfixia”, disse Moreira.

O pai de Eliza Samudio, Luiz Carlos Samudio, foi até o Departamento de Investigações, nesta tarde. Ele chorou durante a entrevista do delegado. "Não vou descansar enquanto não encontrar Eliza. Essa é a próxima etapa", disse ele, ao deixar o prédio. O advogado Sérgio Barros da Silva, que defende Luiz Carlos, disse que o cliente ficou "feliz com o trabalho da polícia".

Histórico


Na entrevista desta tarde, Moreira disse que, durante 40 dias, trabalharam no inquérito cinco delegados, 20 agentes e dez peritos. Ele apresentou uma linha do tempo sobre o suposto sequestro e a possível morte de Eliza Samudio.

O relato começou com o inquérito sobre a suposta agressão sofrida por Eliza, no ano passado. Ela procurou a polícia, no Rio de Janeiro, e afirmou que foi obrigada a tomar substâncias abortivas. Exames feitos pela polícia fluminense foram considerados inconclusivos.

De acordo com Moreira, em maio, o menor e Luiz Henrique Ferreira Romão, amigo de Bruno conhecido como Macarrão atraíram Eliza para o Rio de Janeiro prometendo que iriam acertar o valor da pensão e que Bruno ainda daria um apartamento para ela, em Belo Horizonte, para que o filho fosse criado perto da família do goleiro.

Inquérito


O inquérito tem oito volumes, com cerca de 1.600 páginas e três anexos. O goleiro Bruno de Souza, Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), Flávio Caetano de Araújo; Wemerson Marques de Souza, Dayanne Souza (mulher de Bruno), Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales (primo do atleta) e Fernanda Gomes de Castro (amante do goleiro) foram indiciados por homicídio triplamente qualificado (uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, motivo torpe e uso de meio cruel), sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver. De todos os indiciados, Fernanda é a única que está em liberdade. A polícia informou, nesta sexta, que pediu a prisão preventiva dela.

A prisão temporária dos outros suspeitos foi decretada no início de julho. Todos estão presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Também nesta sexta, a polícia pediu a prisão preventiva dos oito suspeitos, com o objetivo de prorrogar a permanência deles na cadeia.

Fonte: Globo Minas

Ibope mostra Dilma com 39% e Serra com 34% na corrida pela Presidência

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%.

Nos levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 37% na pesquisa de 31 de maio a 1 de junho; 38% na de 18 a 21 de junho; 36% na de 27 a 30 de junho; e 39% agora. Serra tinha 37%, passou a 32%, depois foi para 36% e agora para 34%. Marina tinha 9%, passou a 7%, foi a 8% e agora voltou para 7%.

Dentre os demais candidatos - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) -, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 12%.

A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010.

Segundo turno

Na simulação de um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 46% (considerando a margem de erro, tem de 44% a 48%) e Serra, 40% (de 38% a 42%). Votariam nulo ou em branco 6% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 8%.

Na virada de maio para junho, Dilma tinha 42%. Depois, foi a 45%, a 43% e agora tem 46%. Serra tinha 42%, foi a 38%, depois 43% e agora 40%.

Avaliação do governo

A pesquisa também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 77%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo. Dentre os entrevistados, 1% não souberam ou não responderam.

Fonte: Portal G1

Granizo de 20 cm de diâmetro bate recorde de maior dos EUA

Uma pedra de granizo de 20 centímetros de diâmetro e 880 gramas foi encontrada nesta semana no Estado norte-americano da Dakota do Sul e bateu o recorde de maior da história do país, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

A pedra de gelo foi encontrada na cidade de Vivian no último dia 23. Segundo o homem que a encontrou, a pedra de granizo era ainda maior quando foi encontrado, mas derreteu antes que fosse medida pelas autoridades.

Fonte: Associated Press

Arqueólogos encontram 79 corpos de mais de mil anos em fortaleza no Peru

Arqueólogos descobriram 79 ossadas humanas dentro de uma muralha da fortaleza de Kuélap, no departamento (estado) peruano do Amazonas. O local havia sido danificado por chuvas e passava por restauração. O pesquisador que comanda o trabalho arqueológico no local, Alfredo Narváez, disse à imprensa local que a maior parte das pessoas enterradas ali são adultos. Ele acredita que os restos mortais sejam dos séculos VII e VIII.

A região da fortaleza Kuélap foi habitada pelos índios chachapoyas desde o século VII até a chegada dos espanhóis, quando a abandonaram. Ela teria sido construída até o ano 1.000. É uma das mais imponentes construções do Peru pré-colombiano, depois de Machu Picchu, e conta com 1.600 metros de muralhas de 20 metros de altura.


De acordo com Narváez, os corpos estavam sepultados em outro lugar, e depois foram transferidos para a muralha, o que explicaria o fato de serem mais antigos que a construção. Os chachapoyas foram um povo guerreiro que durante séculos resistiu ao domínio inca, mas acabou subjugado pouco antes da chegada dos colonizadores espanhóis.

Eles habitavam uma área montanhosa no limite entre os Andes e a floresta amazônica. A fortaleza Kuélap está a 3 mil metros de altitude e o rio mais próximo é o Utcubamba, que deságua no Marañon, importante curso d´água que, centenas de quilômetros à frente, acaba por desaguar no Rio Solimões, no Brasil.

Fonte: Portal G1

Nova diretoria da LIESA comemora fundação

A Liga das Escolas de Samba do Amapá-LIESA completou esta semana 30 anos de fundação e comemora na próxima sexta-feira com uma programação que inclui apresentações da nova diretoria, do Projeto de Carnaval 2011 e da página da internet. O presidente Orles Braga vai reunir pela primeira vez desde que assumiu a LIESA, em maio deste ano, a diretoria das escolas de samba filiadas, a presidência da entidade e autoridades como o governador Pedro Paulo e prefeito Roberto Góes.

Orles Braga foi indicado para concorrer à presidência pela agremiação Solidariedade, onde é diretor cultural, e foi eleito com o vice-presidente, Roberval Santos, presidente de Piratas Estilizados. Entre as propostas da presidência está a modernização do carnaval amapaense, seriedade na administração e a valorização do carnaval como empresa. Braga é funcionário público federal e bacharel em administração. Junto com sua diretoria cumpre mandato de um ano à frente da LIESA.

A comemoração do aniversário da entidade será no dia 6, na sede da LIESA e será oferecido um coquetel para os convidados a partir das 20:00.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação-LIESA

30 de julho de 2010

Notícia do blog da Alcinéa Cavalcante – Pesquisa Ibope no Amapá

Eis os números da pesquisa do Ibope divulgada pela TV Amapá:

Para o governo:

Lucas Barreto (PTB) – 25%
Jorge Amanajás (PSDB) – 24%
Pedro Paulo Dias (PP) – 19%
Camilo Capiberibe (PSB) – 17%
Genival Cruz (PSTU) – 1%
Indecisos: 9%
Brancos e nulos: 4%

Para o Senado:

Waldez Góes (PDT) – 51%
Gilvam Borges (PMDB) – 41%
João Alberto Capiberibe (PSB) – 29%
Papaléo Paes (PSDB) – 19%
Randolfe Rodrigues (PSOL) – 17%
Marcos Roberto (PT) – 2%
Cláudio Góis (PSTU) 1%
Indecisos – 16%
Brancos e nulos: 8%

A pesquisa, registrada no TRE-AP sob o número 5336/2010 foi realizada entre os dias 27 e 29 e ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de 3% .
O Ibope explica que na pesquisa para o Senado a soma é superior a 100% porque o eleitor pode votar em dois candidatos nesta eleição.

Minha bola de cristal diz...

O RESULTADO DOS JOGOS DO BRASILEIRÃO SÉRIE A – 31/07 – SÁBADO

Fluminense 2 x 0 Atlético-PR
Atlético-GO 2 x 1 Guarani
São Paulo 1 x 1 Ceará

01/08 – Domingo

Palmeiras 0 x 0 Corinthians
Vitória 1 x 1 Botafogo
Avaí 2 x 0 Goiás
Internacional 0 x 1 Grêmio
Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro
Prudente 2 x 2 Santos
Flamengo 1 x 0 Vasco

Tá no Jornal Diário do Amapá

ESTUDANTES DENUNCIAM QUE NÃO ESTÃO SENDO RESSARCIDOS

A União dos Estudantes Secundaristas do Amapá (Uecsa) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Município de Macapá (Umes) denunciam que o ressarcimento dos créditos presentes nos cartões que foram formatados não está sendo feito.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) anunciou que os créditos seriam ressarcidos através dos cobradores a partir da terça-feira, 27, mas as denuncias são de que o anúncio não é cumprido. "O cobrador quase não manuseia dinheiro na catraca, eles tem dificuldade de passar troco, imagina ressarcir alguém", afirmou o presidente da Uecsa, Pedro Filé.

De acordo com o presidente da Uecsa, vários usuários foram vítimas de constrangimento e tiveram de descer dos veículos por não ter como pagar a passagem. "O Setap usou de má fé, sabia que esses problemas aconteceriam e não pensou em nenhuma medida paliativa porque para eles não é negócio estudante pagar meia passagem", desabafou Pedro Filé.

Os estudantes temem que os transtornos piorem a partir da próxima semana, com o retorno das aulas, e programam uma grande manifestação estudantil. "Problemas com a meia passagem acontecem e não é de hoje, estamos cansados, queremos novas carteirinhas, que foi o que pagamos no início do ano, queremos também ter opção de recarregar o cartão ou pagar a passagem na catraca", disse o presidente da entidade estudantil.

Outra denúncia feita é em relação ao acordo firmado entre Setap e Procon, de que o antigo cartão garantiria que o estudante pagasse meia passagem na catraca até dia 16 de agosto. De acordo com Pedro Filé os estudantes que ainda não possuem o novo cartão de bilhetagem continuam pagando valor integral da passagem. “Estamos decepcionados com o Procon, que fez um acordo unilateral e nem mesmo nos ouviu”, comentou o presidente da Uecsa, Pedro Filé.

População denuncia e ajuda na solução de mais um crime

Operação conjunta entre Unidade de Ações Táticas Especiais (UATE), Núcleo de Operações e Inteligência (NOI) e Departamento de Polícia da Capital (DPC) recupera material de roubo. Duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de armas e outras duas foram detidas para averiguação. As denúncias colaboraram para a rápida solução do caso.

Os agentes investigavam o assalto a trabalhadores do garimpo do Suriname, ocorrido no dia 23 de julho, no trajeto da ponte Sérgio Arruda, zona norte da cidade. Na ocasião, as vítimas tiveram o carro interceptado pelos bandidos e, rendidas, foram conduzidas até seu domicílio, do qual tiveram vários objetos subtraídos.

As investigações culminaram em uma operação realizada no último, dia 28, envolvendo 12 policiais. De acordo o Titular do Departamento de Polícia da Capital, Delegado Ernane Soares, na revista de busca e apreensão na residência dos acusados, foram apreendidas jóias, notebooks, celulares, dinheiro supostamente provenientes do assalto aos garimpeiros de Suriname e também armas adquiridas por receptação de furto do depósito da Polícia Civil, que aconteceu no mês passado.

Segundo Ernane Soares, especula-se que os acusados também tenham participado de outros assaltos. Os mesmos foram encaminhados para Delegacia Especializada de Crimes Contra o Patrimônio (Deccp), onde serão ouvidos e ficarão detidos para investigação. “Nós estamos atentos à criminalidade e continuaremos com investigações precisas e operantes igual a esta”, salientou o titular.

O delegado destaca a importância da colaboração da população para a solução do caso. “A investigação estava sendo realizada desde a semana passada, graças à competência da Polícia e da população por meio de denúncias, nós conseguimos chegar até os suspeitos e prender em flagrante por porte de ilegal de armas duas pessoas que também estavam envolvidas no roubo dos garimpeiros”, declarou o delegado.

Qualquer denúncia pode ser encaminhada à Polícia Civil através do telefone 190 ou do site www.policiacivil.ap.gov.br. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Fonte: Ascom PCAP

A Fé Guerreira de Bi Trindade

No próximo dia 4 de agosto, quarta-feira, o cantor e compositor Bi Trindade apresenta seu show “Fé Guerreira” na Casa de Shows Copacabana. O repertório mistura músicas conhecidas e outras inéditas que fazem parte do novo CD de Bi Trindade em parceria com Manoel Bispo que será lançado ainda este ano.

Com uma história musical de mais de 30 anos, o artista foi um dos fundadores do Grupo Pilão, em 1975 junto com os irmãos Fernando e Juvenal Canto. Pilão inovou a música regional trazendo para o repertório do grupo “ladrões” de marabaixo e canções populares.

Bi que também é professor de francês, aliou as duas profissões e ajudou a divulgar a cultura amapaense em território europeu. Ele fez versões das famosas músicas “Tajá”, de Fernando Canto e Osmar Júnior, “Tarumã”, de Osmar e “Cante Comigo”, de Rambolde Campos que serão apresentadas no show Fé Guerreira.

Bi Trindade é o segundo artista a mostrar sua arte no Projeto Palco da Esquina que está reunindo o melhor da música amapaense toda quarta-feira. Semana passada Amadeu Cavalcante inaugurou o espaço com o show Sentinela Nortente que lotou a Casa de Show Copacabana. Estão agendados Juliele, Patrícia Bastos, Nivito Guedes, Zé Miguel, Beto Oscar, Helder Brandão, Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes e muitos outros.

O show Fé Guerreira terá a produção musical do maestro Manoel Cordeiro e a produção é de Sônia Canto Produções. Acompanham Bi os músicos Fabinho (guitarra), Helder Melo (contrabaixo), João Batera (bateria) e Nena Silva ( percussão).

SERVIÇO

Data: 04/08/10

Local: COPACABANA – Avenida Mendonça Furtado, esquina com a Rua Odilardo Silva.

Horário: 22:30h

Valor da mesa: R$ 80,00

Vendas pelo telefone 8111-0695 / 9149-9536

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

29 de julho de 2010

Rapidinha

- GRANDE DESCOBERTA. Os pesquisadores que trabalham em escavações arqueológicas no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap), acharam na última segunda-feira (26), uma urna em estilo marajoara. A peça possui cerca de 70 centímetros de largura por 65 de altura. Segundo os pesquisadores, o artefato pertence ao período pré-colonial e tem cerca de 1 mil anos.

- HORA DE PRESTAR CONTAS. Os partidos políticos, candidatos e comitês financeiros devem entregar à Justiça Eleitoral os seus relatórios parciais discriminando os recursos em dinheiro ou consideráveis em dinheiro que tenham recebido para investimento da campanha eleitoral e seus consumos alcançados até o momento, até a próxima terça-feira (3). A divulgação da primeira prestação de contas parcial, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está prevista para o dia 6 de agosto.

- PARA O FUTURO. Na última terça-feira (27), o governo federal publicou no Diário Oficial da União, decreto que regulamenta o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e detalha as regras para compra dos equipamentos, com o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe). O programa já funciona de forma experimental desde 2008.

- TROCA TROCA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta quarta (28) o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Pedro Magalhães. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações, ao qual a empresa é subordinada. O novo presidente dos Correios será David José de Mattos. Ele é engenheiro elétrico e foi funcionário por 26 anos das Centrais Elétricas do Norte do Brasil e secretário de Infraestrutura e Obras do Distrito Federal entre 2002 e 2004, durante o governo de Joaquim Roriz (PSC). Entre 2004 e 2007, foi presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF. O último cargo que ocupou foi a secretaria-geral da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A decisão de exonerar os dois executivos atende a uma recomendação da Casa Civil e do Ministério do Planejamento, incumbidos por Lula de elaborar um plano para recuperar a arrecadação dos Correios. Em 2009, a estatal registrou queda nos lucros.

- ÁGUA E ESGOTO. Uma pesquisa recente feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada com 81 cidades do Brasil, revelou que, aproximadamente, 60% dos brasileiros não têm acesso a coleta de esgoto e 19% não são beneficiados com abastecimento de água, que é uma necessidade básica do ser humano. O estudo ainda comprovou que os piores índices estão na Região Norte. Em Macapá (AP), somente 54,8% da população dispõe de abastecimento de água e apenas 7,1% têm acesso a coleta de esgoto. Em último lugar do ranking ficou Porto Velho (RO), com apenas 2,1% da população servida por rede de tratamento de esgoto.

Por Emanuel Costa

Brasileiros são campeões globais em banhos diários, mas metade não lava as mãos

O hábito de os brasileiros se banharem diariamente é herança cultural de povos indígenas e, agora, pesquisa feita em dez países comprova que somos os primeiros colocados no quesito higiene corporal, com média de 19,8 banhos por semana (quase três por dia). Este índice é muito superior ao do segundo colocado, os russos, que tomam, em média, 8,4 banhos por semana.

Porém, na limpeza das mãos - algo que médicos dizem ser mais importante que lavar o corpo - estamos longe de ser um bom exemplo, ficando atrás de italianos, franceses, russos e britânicos. Entre 1.057 brasileiros, só 11% lavam as mãos antes de alimentar as crianças; 49% limpam as mãos depois de usar o banheiro; 46% antes de preparar a comida e 21% depois de tocar em animais. O resultado dessa negligência pode ser uma infecção. A mão está em contato com os olhos, o nariz e a boca, áreas vulneráveis a ataques de vírus e bactérias.

Na pesquisa da TNS Global Market Research, encomendada pela Reckitt Benckiser (fabricante de produtos antibacterianos), foram realizadas 45 mil entrevistas. No Brasil, 21% eram da classe A; 47% das classes B e C e 31% das classes D e E. Pelo menos 53% não sabem que os germes existem; 7% sabem, mas não se importam, e 23% se preocupam, mas não tomam qualquer medida.

Só para se ter uma ideia da importância de lavar as mãos, na epidemia de gripe por vírus H1N1, quando se reforçou este hábito, caiu o número de casos de diarreia, conjuntivite e infecção hospitalar, diz o infectologista Edimilson Migowski.

- Os brasileiros devem dar atenção ao hábito de lavar as mãos, para evitar a transmissão de doenças como hepatite A, gripes, conjuntivites, rotavírus e parasitoses - alerta. - Uma boa medida é colocar pontos com álcool gel em áreas e empresas com grande fluxo de público. Isso reduz o uso de antibióticos.

Populações de China e Índia, com média de 4,9 e 3 banhos por semana, respectivamente, estão no fim da lista nesse quesito. Para o dermatologista Marcio Rutowitsch, dois a três banhos por dia, como toma o brasileiro, mesmo lavando os cabelos, não fazem mal. Só é preciso cuidado com o ressecamento da pele.

- Deve-se evitar a água quente e, se for necessário, aplicar hidratante após o banho - ensina Marcio, que não indica sabonete bactericida no banho porque isso pode deixar a pele vulnerável aos germes.

No caso das mãos, os sabonetes bactericidas têm benefícios porque matam microorganismos nocivos.

28 de julho de 2010

Eleições 2010: Políticos amapaenses começam a praticar crimes eleitorais

Um passarinho me contou que tem um candidato a deputado estadual (a primeira letra do nome dele é “M”) distribuindo material de construção para os moradores dos bairros da zona norte de Macapá em troca de votos. Abre o olho TRE-AP!!!

TRE-AP divulga cronograma do horário eleitoral gratuito

Confira a distribuição diária de tempo:

DEPUTADO (A) ESTADUAL – POR PARTIDO E COLIGAÇÃO – TELEVISÃO/RÁDIO

ALIANÇA DEMOCRATA E TRABALHISTA - 01'58''
AMAPÁ DO FUTURO - 01'08''
AMAPÁ MERECE RESPEITO - 00'42''
AMAPA PODE MAIS - 04'42''
AVANÇA AMAPÁ - 01'42''
Frente Popular - 02'56''
UNIÃO PELA MUDANÇA - 01'09''
12 - PDT - 01'02''
16 - PSTU - 00'30''
28 - PRTB - 00'30''
50 - PSOL – 00'34''

DEPUTADO (A) FEDERAL – POR PARTIDO E COLIGAÇÃO - TELEVISÃO/RÁDIO

AMAPA MAIS FORTE - 07'52''
Frente Popular - 04'58''
UNIÃO POPULAR PELA MUDANÇA - 02'19''
UNIAO PROGRESSISTA - 06'57''
16 - PSTU - 01'23''
50 - PSOL – 01'29''

SENADOR – POR PARTIDO E COLIGAÇÃO – TELEVISÃO/RÁDIO

AMAPA MAIS FORTE – Gilvam Borges (PMDB) e Papaléo Paes (PSDB) – 05'06''
Frente Popular – João Alberto Capiberibe (PSB) e Marcos Roberto (PT) – 03'16''
O TRABALHO PRECISA CONTINUAR – Waldez Góes (PDT) – 04'33''
16 – PSTU – Cláudio Góis – 01'00''
50 – PSOL – Randolfe Rodrigues – 01'03''

GOVERNADOR – POR PARTIDO E COLIGAÇÃO – TELEVISÃO/RÁDIO

AMAPA MAIS FORTE – Jorge Amanajás (PSDB) – 05'52''
O TRABALHO PRECISA CONTINUAR – Pedro Paulo Dias (PP) – 05'14''
Frente Popular – Camilo Capiberibe (PSB) – 03'47''
UNIÃO POPULAR PELA MUDANÇA – Lucas Barreto (PTB) – 01'52''
16 – PSTU – Genival Cruz – 01'15''

Por Emanuel Costa e TRE-AP

Setap amplia expediente para agilizar atendimento

A implantação no novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica segue com normalidade da sede do Sindicato do Transporte de Passageiros do Amapá - Setap. Para acelerar a troca dos cartões e evitar maiores transtornos aos usuários, o sindicato aumentou o expediente, funcionando agora até as 18 horas, sem interrupção para o almoço.

O maior movimento continua sendo no turno da manhã, a partir das 8h, o que acarreta a formação de filas em alguns momentos. “A idéia de aumentar o expediente no turno da tarde, estendendo até as 18h (antes era até as 16h) pretende justamente diluir melhor esse fluxo de pessoas. "Queremos acelerar todo esse processo e vamos fazer o possível para minimizar os impactos”, explicou Artur Sotão, gestor da bilhetagem eletrônica.

Desde terça-feira (27) os estudantes que possuem comprovantes de crédito emitidos pelo Setap estão sendo ressarcidos no interior dos ônibus. O estudante deve apresentar o comprovante ao cobrador para receber o valor devido. “Até o momento, o reembolso está ocorrendo com tranqüilidade. Esperamos que siga dessa forma. Não há motivos para correria, pois todos os créditos serão devolvidos. O Setap repassa os valores às empresas, e essas para os estudantes”, esclareceu Sotão.

Cumprindo determinação judicial da 4ª Vara Cível, mediante ação movida pelo Instituto de Defesa do Consumidor – PROCON, os cartões antigos continuam valendo até o dia 16 de agosto; após esse período somente os novos serão reconhecidos pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os estudantes ainda terão o prazo final de 31 de agosto para efetuar a troca.

Listas Atualizadas

Para evitar fraudes no sistema e o uso indevido do benefício da meia passagem pelos chamados “falsos estudantes”, ficou determinado também que as escolas públicas e particulares, inclusive as instituições de nível superior de Macapá e Santana, terão que encaminhar à Justiça a relação dos estudantes com a freqüência escolar.

Após o cruzamento de dados, os alunos que estiverem em situação irregular terão o benefício cancelado. “A meia passagem garante o acesso à escola, deve ser respeitada e devidamente utilizada, pois são os demais usuários que pagam a conta. Cada cidadão deve ser fiscal. Sabemos que alguns empresários, que deveriam pagar vale transporte para o trabalhador, acabam usufruindo da meia passagem para fugir das suas obrigações”, alertou Artur Sotão.

Serviço:

Endereço do SETAP: Rua Leopoldo Machado, 2229, Trem

Horário de atendimento: 8 às 18h (sem intervalo para almoço)

Por mariléia Maciel

Prêmio Construindo a Nação 2010

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), através do SESI - AP lançou a 2ª edição estadual do Prêmio, dia 18 de junho de 2010. O Prêmio tem o objetivo de estimular, destacar e valorizar as Escolas Públicas e Privadas do ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ações que contemplem temas voltados a ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas ou problemas que afetem a sociedade brasileira num sentido amplo.

Toda e qualquer escola, legalmente constituída poderá participar desta premiação. A adesão ao prêmio é gratuita e concede às escolas inscritas um certificado de participação. O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a cidadania é a participação dos estudantes em todas as etapas. Serão premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias.

As inscrições deverão ser realizadas através do site: www.institutocidadania.org.br ou construindoanacao@institutocidadania.org.br, até o dia 30 de julho.

Informações adicionais poderão ser obtidas junto à Coordenação do Prêmio - 2010, através dos fones: 3084 - 8815 / 9908 – 5567, ou do e-mail: rse@ap.sesi.org.br.

Fonte: Ascom FIEAP

Tá no Jornal o Tablóide

DECLARAÇÕES DE ADVOGADO SOBRE ERROS DA POLÍCIA NA “CHACINA DOS KONISHI” REPERCUTEM

As declarações feitas pelo advogado Américo Leal sobre a confissão de Wellington Raad, principal suspeito pela morte de Caroline Konishi, 35, e dos filhos dela, Marcelo, 18, e Vitória, 11, repercutiram. Para ele, as declarações foram conseguidas sob forte pressão, o que tornaria o inquérito duvidoso.

Leal assumiu a defesa de Raad, preso dois dias depois do crime e tido como o assassino da família, executada a facadas dentro da casa onde morava no bairro Jardim Marco Zero. A polícia chegou ao suspeito pelas digitais deixadas na residência, o que para o advogado não liga Raad ao crime. “Qualquer pessoa amiga da família, que freqüentasse a casa, pode ter deixado digitais lá.

Isso não quer dizer que meu cliente tenha matado alguém”. Wellington Raad disse em depoimento que esteve na casa de Caroline no dia do crime, saiu e retornou depois. Ao acionar a campainha nesse retorno não se lembra mais de nada. A versão foi mantida em todos os interrogatórios. Américo Leal disse ter tido acesso ao processo e às provas, mas não foram encontrados detalhes sobre as digitais detectadas na casa. Leal questionou o que foi dito pelo delegado que presidiu o inquérito. Roberto Prata teria afirmado que as digitais estavam no processo.

Para o advogado, Prata não sabia nem do que estava falando, e reforça que as ameaças foram suficientes para que Raad confessasse o crime. “Ele ficou aterrorizado com a possibilidade de ser mandado para o Iapen, e lá ser violentado física e sexualmente”, disse Leal. Ele vai além e diz que no local do crime foram encontradas duas facas que não foram submetidas à papiloscopia, que identificaria digitais.

Falando sobre as lesões encontradas nos corpos, em um deles, os ferimentos ocorreram do lado esquerdo, e em outra, do lado direito. Presumivelmente, duas ou mais pessoas teriam participado da chacina. “É praticamente impossível, que uma só pessoa consiga assassinar três outras. Enquanto ele estaria com uma, as outras duas ficariam caladas sem gritar?”, questiona o advogado. Leal diz que os fatos precisam ser esclarecidos sob a luz da razão para que não haja um futuro erro judicial.

27 de julho de 2010

No Twitter

“Governo Lula repassou R$ 110 milhões do PAC para investimentos em água e esgoto no Amapá e Waldez/Pedro Paulo não tiveram competência para usar.” (Camilo Capiberibe, candidato ao governo do Amapá)

Era Mano Menezes!!!

O que você achou dos jogadores convocados por Mano Menezes – novo técnico da seleção brasileira - para o jogo contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto?

Confira a lista dos convocados:

Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
André Santos (Fenerbahçe)
Carlos Eduardo (Hoffenhein)
Daniel Alves (Barcelona)
David Luiz (Benfica)
Diego tardelli (Atlético Mineiro)
Ederson (Lion)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Henrique (Racing santander)
Hernanes (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Marcelo (Real Madrid)
Neymar (Santos)
Rafael (Manchester United)
Ramires (Benfica)
Renan (Avaí)
Rever (Atlético Mineiro)
Robinho (Santos)
Sandro (Inter)
Thiago Silva (Milan)
Victor (Grêmio)

Tá no blog da Alcinéa Cavalcante

HORÁRIO ELEITORAL

Começa dia 17 de agosto – e vai até 30 de setembro – o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. No Amapá, os programas serão gerados pela TV Amapá (afiliada da Globo) e Rádio Difusora de Macapá.

No rádio os programas serão veiculados às 7h e às 12h; na televisão às 13h e às 20h30.
Terças, quintas e sábados irão ao ar os programas dos candidatos a presidente da República e deputado federal. As segundas, quartas e sextas-feiras são os programas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual.

O tempo dos candidatos ao governo:

Jorge Amanajás (PSDB) – 5′52”
Pedro Paulo Dias (PP) – 5′14”
Camilo Capiberibe (PSB) – 3′47”
Lucas Barreto (PTB) – 1′52”
Genival Cruz (PSTU) – 1′15”

Show Sentinela Nortente

Amadeu Cavalcante e Osmar Jr. inauguram o Projeto Palco da Esquina na Casa COPACABANA, com o show SENTINELA NORTENTE. Este show foi apresentado no Teatro das Bacabeiras em dezembro/2009, com grande sucesso.

SERVIÇO:

Local: COPACABANA, Av. Mendonça Furtado, esquina com Odilardo Silva

Data: 28/07/10 / HORA: 22:30h

Valor da Mesa: 80,00 / Ingressos na portaria a 20,00

Venda de Mesas: Casa Copacabana ou pelos telefones 8111-0695 e 9149-9536

26 de julho de 2010

O Estado do Amapá faliu?

O governo diz que não. Mas eu digo que sim, e apresento duas provas da falência do Amapá: 1- O helicóptero alugado pelo governo para servir o Grupo Tático Aéreo (GTA), foi devolvido ao dono por falta de pagamento; 2- Este mês a Secretaria Estadual de Saúde comprou poucos remédios por falta de dinheiro. O remédio dos deficientes mentais nem foi comprado, segundo me disse um informante que trabalha na secretaria.

E têm mais! Eu tenho indícios que ajudam a provar a falência do Amapá, vocês querem que eu fale?

PERGUNTINHA PARA O GOVERNO DO AMAPÁ: Onde foi parar o dinheiro da segurança pública e da saúde?

Por Emanuel Costa

Atenção!!!

A partir desta terça-feira (27), os estudantes que possuem comprovante de créditos emitidos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) poderão fazer o ressarcimento dos valores diretamente com o cobrador no interior dos ônibus.

O gestor da Bilhetagem Eletrônica do Setap, arquiteto Artur Sotão esclarece que durante o processo de implantação no novo sistema, os cartões antigos tiveram que ser substituídos por modelos adequados à tecnologia implantada. Durante a troca, os estudantes que ainda possuíam créditos de meia passagem, receberam comprovantes impressos indicando o valor a que cada um tem direito. “Com o novo Sistema implantado, totalizando aproximadamente 40 mil estudante já habilitados, o Setap passará a restituir os créditos, para que nenhum estudante perca uma só passagem. Garantimos que não haverá prejuízo”, disse.

Em cumprimento à decisão judicial proferida pela Juíza Alaíde Maria da 4ª Vara Cível, face ação movida pelo Instituto de Defesa do Consumidor – PROCON, os estudantes terão até o dia 31 e agosto para adquirirem os novos cartões. Os antigos serão aceitos somente até o dia 16 de agosto para efeito de identificação estudantil.

O novo sistema de bilhetagem permite ao estudante pagar meia passagem na catraca. “Durante o mês cada aluno terá direito a fazer 80 viagens, que serão reconhecidos pelo validador instalado em cada veículo. Ele apresenta o cartão e paga ao cobrador. Ou seja, não haverá mais filas para compra de passes” reforça Artur Sotão.

Fonte: Ascom Setap

Cursos em parceria com o Sebrae

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-AP), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) realizará cursos em parceria com o Sebrae.

A partir do dia 2 de agosto acontece o curso “Qualificação Empresarial”. A capacitação é voltada para empreendedores e gestores de pequenas empresas. O objetivo é direcionar e orientar esforços para capacitar os empresários, contribuindo para a qualificação e aumento da competitividade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas amapaenses.

Em setembro será oferecido curso Prático em Marketing. A capacitação é voltada para empresários e profissionais formados em outras áreas com interesse em aprofundar conhecimentos em marketing. O objetivo é contribuir para a qualificação das micro e pequenas empresas locais, mediante a profissionalização de seus dirigentes, oferecendo ferramentas que proporcionem o desenvolvimento de uma gestão competitiva.

Os cursos serão realizados no Centro de Educação Técnica Francisco Leite (Escola SENAI de Macapá). As inscrições acontecem até o dia 30 de julho, no IEL, situado à Av. Padre Júlio Maria Lombaerd, n.2000 – bairro Santa Rita.

O investimento para cada curso é de R$ 50,00. Informações através dos fones: 3084-8947/8951, e do e-mail: projetos@iel-ap.org.br.

Fonte: Ascom FIEAP

Eleições 2010: Número de candidatos idosos aumenta em todas as regiões

Em 2010, a quantidade de concorrentes com idades entre 70 e 79 anos aumentou 30% em comparação com as últimas eleições gerais (2006). O crescimento foi verificado em todas as regiões do país.

O número de candidatos a uma vaga no Legislativo (assembleias estaduais e na Câmara dos Deputados) cresceu entre os idosos. Em 2010, a quantidade de concorrentes com idades entre 70 e 79 anos aumentou 30% em comparação com as últimas eleições gerais (2006). O crescimento foi verificado em todas as regiões do país.

O maior aumento proporcional, de 51,5%, foi verificado na região Norte, seguido das regiões Sul (44,1%), Sudeste (39,8%), Centro-oeste (15,6%) e Nordeste (10,2%). Os candidatos nessa faixa etária representam 2,2% do total de pedidos de registros de candidaturas feito à Justiça eleitoral.

Na faixa etária entre 21 e 24 anos houve redução no número de candidatos em uma região – a Centro-Oeste. Em 2006, havia 31% mais candidatos jovens na região, segundo levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas demais regiões do país, a participação de jovens candidatos cresceu em relação ao pleito de 2006. O Sul teve destaque, com um aumento de mais 75% na quantidade de políticos com menos de 24 anos. No Sudeste, o número é 45% maior do que o registrado em 2006. O menor percentual de aumento na quantidade de concorrentes jovens (7,14%) foi registrado na região Norte.

Em todo o Brasil, essa faixa etária é a que tem menos representantes no pleito de outubro: 291 candidatos, ou 1,3% do total dos que disputam cargos nesta eleição.

Quase metade dos candidatos nas eleições de 2010 (47,5%) tem idade entre 45 e 59 anos. São 10,3 mil, dos quais 3,9 mil concorrem a cargos públicos pela região Sudeste, que abriga os três principais colégios eleitorais brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Na região Sul, uma faixa etária também considerada jovem, de 25 a 34 anos, mostra maior participação na disputa eleitoral. A presença de candidatos com esse perfil cresceu mais de 70% de 2006 para 2010 nos estados da região. Nestas eleições são 1,7 mil candidatos – o que corresponde a 7,8% do total de pedidos de registro feitos à Justiça Eleitoral.

Fonte: Portal G1

25 de julho de 2010

Brasileirão série D – 2010

Cristal (AP) 0 x 0 Remo (PA)

Barrados no baile

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) julgou na última quinta-feira (22), os primeiros processos referentes aos registros de candidatos, partidos e coligações que concorrerão aos cargos eletivos nas Eleições 2010.

A coligação “Amapá Merece Respeito” (PTN/PSC) teve seu registro deferido, e, dentre seus candidatos, apenas três não obtiveram o deferimento de suas candidaturas (Jorlene Lima de Jesus Modesto, Jucileide Serra de Araújo Barbosa e Nazaré Sarges da Silva).

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB, e todos os seus candidatos registrados tiveram os seus registros deferidos.

A coligação “Amapá do Futuro” (PRB/PSL/PR/PHS) também teve o seu registro deferido, e, dentre seus candidatos, apenas dois deles não obtiveram o deferimento de suas candidaturas (Jocivaldo Andrade Dias e Clodomir Falcão do Nascimento).

O prazo final para o julgamento e publicação das respectivas decisões de todos os pedidos originários de registro, inclusive os impugnados, é 5 de agosto de 2010, segundo o art. 10 da Resolução TSE nº 23.223/2010.

Por Emanuel Costa e TRE-AP

Avião monomotor cai no município de Afuá (PA), onde está sendo realizado o Festival do Camarão

Um avião monomotor, modelo Cessna Caravan, caiu na manhã deste sábado (24), quando se preparava para pousar em Afuá, ilha do Marajó (PA). O avião trazia apenas o piloto, que foi socorrido e passa bem.

O monomotor, que pertence à empresa de táxi aéreo Fretaxi, saiu de Belém na manhã deste sábado, com destino a Afuá. Próximo do término da viagem, o piloto informou a torre que o avião tinha problemas no motor e que iria tentar um pouso forçado, no Rio Afuá. O piloto foi socorrido por ribeirinhos da região.

Cláudio Adão da Silva Abreu, de 30 anos, era o único ocupante da aeronave, que iria buscar turistas no Marajó.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) enviou ao município, neste domingo (25), três técnicos para apurar as causas do incidente.

Por Emanuel Costa e Jornal Diário do Pará

24 de julho de 2010

Caiu na Net

Pesquisa Vox Populi aponta Dilma com 41% e Serra com 33%

Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e encomendada pela TV Band mostra a candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, oito pontos porcentuais à frente de seu principal adversário na disputa, José Serra (PSDB).

Na primeira pesquisa de intenções de voto realizada após o início oficial da campanha eleitoral (6 de julho), Dilma aparece com 41% e Serra, com 33%. A candidata Marina Silva, do PV, tem 8%, e os demais candidatos somaram 1%. O total de votos brancos e nulos é de 4% e 13% não sabem ou não responderam em quem vão votar.

No cenário para segundo turno, Dilma aparece com 46% e Serra, com 38%. Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não foram apresentados aos eleitores, Dilma teve 28%, Serra, 21% e Marina, 5%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não concorre às eleições, foi citado por 4% dos entrevistados.

O instituto também mediu os índices de rejeição dos candidatos. Na pesquisa, 24% dos entrevistados responderam que não votariam em Serra de forma alguma. Marina tem 20% de rejeição e Dilma, 17%.

Na última pesquisa Vox Populi, divulgada em 29 de junho, Dilma tinha cinco pontos porcentuais a mais que Serra e liderava a disputa eleitoral com 40%, seguida pelo tucano, com 35%, e Marina, com 8% das intenções de voto. O total de votos brancos e nulos era de 5% e 11 % não quiseram ou não souberam responder em que irão votar.

A pesquisa foi realizada com 3 mil eleitores, entre os dias 17 e 20 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 1,8 ponto porcentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº 19.920/2010.

Fonte: Agência Estado

Provas do concurso dos Correios estão marcadas para 19 de setembro

Os Correios divulgaram nesta sexta-feira (23) o cronograma do concurso para 6.565 vagas em todo o país. As provas estão marcadas para o dia 19 de setembro. Nesta quinta-feira (22) os Correios assinaram o contrato com a Fundação Cesgranrio, escolhida pela entidade para realizar a seleção.

A definição da organizadora demorou cinco meses, já que os Correios iniciaram o processo de seleção da empresa após o término das inscrições, em fevereiro.

O concurso teve o edital publicado em dezembro de 2009 e recebeu 1.064.209 inscritos. Os salários vão de R$ 706,48 a R$ 3.108,37 (veja ao fim da reportagem os cargos e salários).

Na semana retrasada, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) chegou a enviar carta aos Correios solicitando esclarecimentos sobre a data de aplicação das provas e qual seria a organizadora do concurso.

De acordo com o presidente da associação, Ernani Pimentel, a demora prejudicava o candidato, já que os estudos costumam ter como base provas anteriores da organizadora. A data da prova também é importante para os candidatos fazerem o cronograma de estudos, disse Pimentel.

Escolha

Antes de definir a Cesgranrio, os Correios chegaram a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como a escolhida para realizar a seleção, mas a FGV foi descartada por não ter atestado de realização de concurso de nível nacional.

O diretor de gestão de pessoas da empresa pública, Pedro Magalhães Bifano, disse no dia 1º de julho que, em nova seleção, a Fundação Cesgranrio havia sido escolhida. Naquela época, a fundação passaria ainda por uma auditoria dos Correios para que o contrato fosse concluído.

Contratação direta

O processo de escolha da organizadora começou em 20 de maio, após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar os Correios a realizar a contratação direta da empresa que realizará a seleção.

A autorização do pedido, feita pelo ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, foi publicada no dia 1º de junho no "Diário Oficial da União", na página 126 da seção 1. O documento registra a autorização "da contratação direta de entidade detentora de notória especialização e inquestionáveis capacidade e experiência na matéria".

De acordo com Bifano, a FGV venceu a escolha da primeira vez, entre outras seis organizadoras, porque apresentou o melhor preço. Entretanto, na hora de apresentação dos documentos, a fundação não tinha um dos requisitos (o atestado de realização de concurso em nível nacional).

Concurso parado


O concurso estava parado desde o término das inscrições, por conta da demora na escolha da organizadora. Foram os próprios Correios que realizaram as inscrições e optaram por contratar organizadora somente após terem o número fechado de inscritos. O motivo alegado foi a redução de custos. A empresa diz que, com o número total de candidatos, a organizadora não corre o risco de fixar para cima o preço cobrado para realizar a seleção.

Veja abaixo os cargos que serão contemplados no concurso por diretorias regionais e os respectivos salários:

Diretorias Regionais da Bahia, Alagoas e Sergipe (155 vagas)

Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Pedagogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Atendente comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)

Diretorias Regionais da Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte (837 vagas)

Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Engenheiro de Produção (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Atendente Comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)

Diretorias Regionais de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (2.238 vagas)

Atendente comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Pedagogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)

Diretorias Regionais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (225 vagas)

Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Atendente comercial (R$ 706,48)

Diretorias Regionais de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (576 vagas)

Atendente Comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Analista de Suporte de Banco de Dados (R$ 3.108,37)
Análise de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Contador (R$ 3.108,37)
Economista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro de Produção (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Estatístico (R$ 3.108,37)
Revisor de Texto (R$ 3.108,37)
Pedagogo (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Técnico em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) (R$ 3.108,37)
Historiador (R$ 3.108,37)
Arquivologista (R$ 3.108,37)
Desenhista Industrial (R$ 3.108,37)
Internacionalista (Relações Internacionais) (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)

Diretorias Regionais de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (1.037 vagas)

Atendente Comercial (R$ 706,48)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)
Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro de Produção (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)

Diretorias Regionais de São Paulo Metropolitana e São Paulo Interior (1.497 vagas)

Administrador (R$ 3.108,37)
Advogado (R$ 3.108,37)
Analista de Desenvolvimento de Sistemas (R$ 3.108,37)
Arquiteto (R$ 3.108,37)
Assistente Social (R$ 3.108,37)
Engenheiro Civil (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletricista (R$ 3.108,37)
Engenheiro Eletrônico (R$ 3.108,37)
Engenheiro Mecânico (R$ 3.108,37)
Estatístico (R$ 3.108,37)
Psicólogo (R$ 3.108,37)
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (R$ 902,57)
Enfermeiro do Trabalho (R$ 2.958,60)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (R$ 3.108,37)
Médico do Trabalho (R$ 3.108,37)
Técnico em Segurança do Trabalho (R$ 1.392,97)
Carteiro (R$ 706,48)
Operador de Triagem e Transbordo (R$ 706,48)

Fonte: Portal G1

Novo monumento cerimonial encontrado perto de Stonehenge

Cientistas na Grã-Bretanha encontraram as fundações de uma segunda estrutura circular a poucas centenas de metros do Stonehenge, um dos monumentos mais famosos do mundo, conforme divulgado na última quinta-feira (22).

O propósito da estrutura ainda é um mistério, assim como Stonehenge. Segundo o arqueólogo Tim Darvill, envolvido em escavações recentes no local, as pedras do monumento, assim como as construções adjacentes já representaram, no passado, o maior espaço cerimonial da Europa.

"Essa nova descoberta mostra quanto ainda temos para aprender e quão extenso o Stonehenge é", afirma Darvill. Os novos vestígios datam do período neolítico

As fundações estão a 900 metros do monumento original e também compõem um anel de pedras, confirma um mapeamento feito pela Universidade de Birmingham, liderado pelo especialista Vince Gaffney.

Poços profundos também são encontrados, preenchidos com terra, provavelmente para dar suporte a um círculo de varas de madeira, conforme explica Gaffney. O arqueólogo também acredita que a descoberta é a mais relevante no sítio nos últimos 50 anos.

Fonte: Portal G1

23 de julho de 2010

Minha bola de cristal diz...

O RESULTADO DOS JOGOS DO BRASILEIRÃO SÉRIE A – 24/07 – SÁBADO

Avaí 2 x 1 Atlético-MG
Vasco 1 x 1 Atlético-GO
Prudente 1 x 2 Vitória

25/07 – DOMINGO

Santos 2 x 0 São Paulo
Cruzeiro 2 x 0 Grêmio
Internacional 2 x 1 Flamengo
Goiás 1 x 0 Atlético-PR
Ceará 1 x 0 Palmeiras
Corinthians 1 x 1 Guarani
Botafogo 1 x 3 Fluminense

“O mentiroso”

Na minha opinião, o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), Laurindo Junior, é um mentiroso. Por que ele diz que os cartões antigos de meia passagem continuam valendo até o dia 16 de agosto. E isso é mentira. Eu tenho essa carteirinha, e a minha não está funcionando nos ônibus. Eu estou pagando R$ 1,95, o preço normal da tarifa de ônibus em Macapá (AP).

Por Emanuel Costa

Patrícia Bastos, Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes se apresentam domingo no FIG 2010 em Pernambuco

Patrícia Bastos, Joãozinho Gomes e Enrico Di Miceli estão em Garanhuns (PE) onde apresentam o show Timbres e Temperos neste domingo, 24 de julho no encerramento do Festival de Inverno 2010 –FIG 2010. O evento acontece há 20 anos e iniciou no dia 15 com shows de dança, teatro, circo,cinema e música, exposições de fotografia e degustação de comidas típicas.

Clícia Vieira, produtora responsável pelo circuito nacional do show na Amazônia e agora o show no nordeste, está na cidade pernambucana acompanhando os músicos e relatou que todos foram bem recebidos, com respeito e muitos já conheciam os trabalhos dos artistas, principalmente outros músicos que também participam do Festival. Este ano já se apresentaram Alceu Valença, Gal Costa, Elba Ramalho, Skank, MV Bill, artistas populares de grupos de maracatu e outros.

Os amapaenses encerram o Festival de Inverno de Garanhuns se apresentando no palco principal, o Guadalajara, junto com Jair Oliveira, o Jairzinho, e o sambista Paulinho da Viola. No repertório, músicas que estão nos cd’s “Amazônica Elegância”, de Joãozinho Gomes e Enrico Di Miceli e “Eu Sou Caboca”, de Patrícia Bastos. Os artistas amapaenses serão acompanhados dos músicos Alan Gomes (direção musical e baixo), Dante Ozzetti (direção musical e violão), Fabinho (guitarra e violão), Valério De Lucca (percuteria), Paulo Bastos (percussão) e Bibi (sax e flauta).

No retorno, Patrícia Bastos se prepara para o Prêmio da Música Brasileira, onde concorre em duas categorias, Melhor Cantora Regional e Voto Popular, que vai acontecer no dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro.

Mais informações do Festival de inverno de Garanhuns no site: www.fundarpe.pe.gov.br e do Prêmio de Música Brasileira: WWW.premiodemusica.com.br.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

Operação Conjunta da Polícia Civil combate crimes na Orla do Santa Inês

No período de 23 a 26 de julho o município de Afuá (PA) vai ser palco do XXVIII Festival do Camarão, uma das festas mais tradicionais da região. A maior parte das pessoas que vão para a festividade são do Estado do Amapá.

Devido a intensa movimentação da temporada na orla do Santa Inês, a Polícia Civil com objetivo de capturar foragidos da justiça e procurados, igualmente em combater os delitos contra criança e adolescentes e tráficos de drogas, vai realizar uma operação conjunta entre a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Delegacia de Repressão aos Crimes contra Criança e Adolescente (DERCCA), Núcleo de Operações, Inteligência (NOI), Departamento de Polícia da Capital (DPC) e Guarda Municipal, agindo fortemente contra a criminalidade.

Segundo O Diretor do Departamento de Polícia da Capital, Delegado Ernane Soares, a operação vai contar com o efetivo de 35 homens, em particular 12 operadores das ações com cães do Centro de Treinamento Canino(CTC). “ A ação policial tem a finalidade de combater o tráfico de drogas, delitos contra a criança e adolescente, capturar foragidos. Além disso resguardar para que a população se divirta de forma tranqüila”, declarou o Delegado.

Ernane Soares informou ainda que a intervenção da Polícia também se estenderá em todo circuito da orla neste sábado (24.07) para fazer o policiamento do show de micareta que vai acontecer no local. “Vamos trabalhar em conjunto para dar toda segurança necessária a sociedade. E ressaltando a importância de mais uma ação da utilização dos cães do Canil Integrado”, disse.

Fonte: Ascom PCAP

Tá no Jornal Diário do Amapá

DETENTOS ESCONDEM DROGAS EM TUBULAÇÃO DE ESGOTO NO IAPEN

A venda e consumo de drogas dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) é uma realidade há muitos anos. Nada do que foi realizado até agora para combater o tráfico de drogas dentro do presídio obteve resultado, ao contrário, cada vez mais drogas são apreendidas.

Um desses casos ocorreu quando o detento Dione Oliveira de Souza que cumpre pena na cela 4B do pavilhão F2 do Iapen foi flagrado por agentes penitenciários quando retirava de uma tubulação de esgoto aproximadamente 100 papelotes de cocaína que seriam negociados dentro da cadeia. Agentes ali próximos observaram a movimentação suspeita do detento e passaram a monitorá-lo de longe. Quando pensou estar sozinho, o detento puxou a sacola de dentro da tubulação, momento em que foi detido em flagrante.

Dione e a droga foram apresentados na seccional de flagrantes do Pacoval onde o delegado Walter Paar o indiciou com base no artigo 33 da Lei 11.343 que trata sobre o tráfico de entorpecentes. Sua pena deverá ser aumentada com incurso em mais um crime. O crime prevê prisão de 5 a 15 anos de reclusão e multa.

22 de julho de 2010

Arco-íris no céu de Macapá/AP



Arco-íris é...

Um fenômeno resultante da dispersão de luz solar em gotículas de água suspensas no ar, e que se mostra como um conjunto de arcos coloridos.

Eleições 2010: Currículo dos candidatos à Presidência da República

AMÉRICO DE SOUZA (PSL)

Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.

DILMA ROUSSEFF (PT)

É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.

IVAN PINHEIRO (PCB)

Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.

JOSÉ MARIA EYMAEL (PSDC)

Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.

JOSÉ SERRA (PSDB)

Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.

LEVY FIDÉLIX (PRTB)

Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.

MARINA SILVA (PV)

Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.

PLÍNIO SAMPAIO (PSOL)

Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

RUI PIMENTA (PCO)

Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.

ZÉ MARIA (PSTU)

Metalúrgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Ponte do Rio Vila Nova tem mais de 95% das obras concluídas

O Governo do Estado do Amapá prevê a entrega das obras de construção da ponte sobre o Rio Vila Nova, que interliga as cidades de Santana e Mazagão, para o próximo mês de agosto. A informação é do secretário de Estado de Transportes, Rodolfo Fernandes Silva Torres, que afirma que a obra está com mais de 95% concluída.

A prioridade agora será a conclusão dos serviços de iluminação, asfalto, aterro, pintura e sinalização da ponte. O serviço de aterro se concentra na cabeceira da ponte, já atravessando o Rio Vila Nova do lado de Mazagão. “Esse é o serviço mais demorado agora e requer um tempo maior. Temos que trabalhar sem chuva. A chuva é nosso principal adversário neste período”.

Rodolfo Torres antecipou que a intenção do Governo do Estado, do próprio governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, era entregar a obra à comunidade em junho, culminando com as festividades de São Tiago, em Mazagão Velho, que acontece de 16 a 28 deste mês. Porém, alguns contratempos ocorridos, como a queda acidental de duas vigas, atrasaram o cronograma de entrega da obra.

A construção da ponte do Rio Vila Nova faz parte do pacote de obras estruturantes do Governo do Estado e recebeu investimento de R$ 30 milhões. A obra gerou cerca de 250 empregos diretos e 500 indiretos.

Fonte: SECOM-AP

Eleições 2010: 25 estados e DF terão votação em presídios e unidades de internação

Nas eleições deste ano, presos provisórios que ainda não tiveram condenação criminal definitiva e adolescentes em unidades de internação poderão votar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão instalados locais de votação em 424 estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes em 25 estados e o DF, totalizando 20.099 eleitores aptos a votar.

As urnas instaladas nos estabelecimentos prisionais também receberão os votos de servidores do sistema penitenciário, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, da Defensoria Pública, mesários e outros servidores que estarão colaborando com a Justiça Eleitoral.

O alistamento eleitoral nos presídios e unidades de internação de adolescente se encerrou no dia 5 de maio, tendo como objetivo alistar os presos provisórios que ainda não tiveram condenação criminal definitiva, bem como os adolescentes entre 16 e 21 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação. O estado de Minas Gerais é o que captará o maior número de votos em presídios e unidades de internação, 4.981, seguido por São Paulo, com 4.480 e o Rio Grande do Sul, com 1.802.

Somente o estado de Goiás não realizará este tipo de votação. Por meio de sua assessoria, o TRE-GO informou que a decisão de não realizar a votação nos presídios foi tomada por uma questão de segurança, depois que representantes da Justiça Eleitoral fizeram visitas a penitenciárias do estado. Segundo a legislação eleitoral, os estados não são obrigados a realizar eleições nos presídios.

Todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público, OAB, Defensoria Pública e órgãos da Administração Penitenciária. Os mesários também foram designados, preferencialmente, entre servidores e membros destas instituições. Para instalar uma seção eleitoral nestes locais, o TSE determinou uma quantidade mínima de 20 eleitores aptos a votar. O preso que no dia da eleição já tiver uma sentença condenatória definitiva ficará impedido de votar.

Os candidatos poderão ir aos presídios para fiscalizar a votação e o partido ou coligação também poderá designar um fiscal para acompanhar o pleito. O acesso dos presos e adolescentes à propaganda eleitoral é definido pelo juiz eleitoral e o diretor da unidade prisional ou de internação.

Com a medida, a Justiça Eleitoral procurou dar maior efetividade ao direito ao voto, possibilitando que aqueles cidadãos que estão presos, mas ainda não foram condenados definitivamente, possam participar do processo eleitoral. Segundo a Constituição Federal, só haverá a perda ou suspensão dos direitos políticos após a condenação criminal transitada em julgado (quando não couber mais recurso), enquanto durarem seus efeitos.

O voto do preso provisório já ocorre em alguns estados. Em Sergipe, por exemplo, desde 2002, os presos provisórios podem votar. Segundo o TSE, nas eleições de 2008, 11 estados asseguraram a votação de presos provisórios em algumas penitenciárias e não houve ocorrência de nenhum incidente.

Fonte: Portal G1