31 de maio de 2010

“Macapá”

- “Macapá” receberá de 4 a 6 de junho a 6ª edição nacional do Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal. O evento será realizado no pátio do Sebrae-AP, que fica localizado na Avenida Ernestino Borges, nº. 740, no bairro Central.

- Último prazo. Nesta quarta-feira (2), encerra a campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) – Gripe Suína, em todo o país. Em “Macapá”, os postos de vacinação estão funcionando diariamente das 8h às 17h.

- Boa presença. No último sábado (29), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve em “Macapá” para acompanhar o lançamento da segunda etapa do Programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, no estado do Amapá. Nesta etapa, o programa vai beneficiar 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, com ações de capacitações profissionais e de desenvolvimento humano.

Por Emanuel Costa

Refrescando a memória – Junho

01• Dia da vacina BCG

02• Dia do Hospital

02• Dia do Bombeiro Brasileiro

04• Dia Internacional do Cooperativismo

04• Independência dos EUA

04. Dia do Operador de Telemarketing

06• Dia da criação do IBGE

08• Dia do Panificador

09• Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista

10• Dia da Pizza

12. Dia do engenheiro Florestal

13• Dia do Engenheiro de Saneamento

13• Dia do Cantor

13• Dia Mundial do Rock

14• Dia do Propagandista de Laboratório

14• Dia da Liberdade de Pensamento

15• Dia Nacional dos Clubes

16• Dia do Comerciante

17• Dia de Proteção às Florestas

19• Dia da Caridade

19• Dia Nacional do Futebol

20• Dia do Amigo e Internacional da Amizade

20• Dia da 1ª Viagem à Lua (1969)

23• Dia do Guarda Rodoviário

25• Dia de São Cristóvão

25• Dia do Colono

25• Dia do Escritor

25• Dia do Motorista

26• Dia da Vovó

27• Dia do Motociclista

28• Dia do Agricultor

Roberto Góes abandona Jorge Amanajás na reta final

O que muito se especulou que o prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT-AP), abandonaria na reta final das alianças o apoio ao deputado Jorge Amanajás (PSDB) ao governo do Amapá, acabou acontecendo neste sábado, 29, durante o lançamento da pré-candidatura do tucano.

Roberto Góes que era considerado o principal aliado do deputado Jorge Amanajás, não compareceu na quadra do bairro Santa Inês, local onde aconteceu o evento.
Sem muita explicação a vice-prefeita, Helena Guerra (DEM-AP), disse que o pedetista não estava presente porque não conseguia falar devido uma forte gripe. Desculpa está que não foi aceita pelos militantes que se fizeram presentes no evento e que disseram que o prefeito traiu o presidente da Assembleia. “Primeiro foi o Waldez que traiu o Jorge, agora é o prefeito Roberto Góes, que foi eleito graças ao apoio da maioria dos deputados. Ele é um traíra”, disparou um simpatizante dos tucanos.

A vinda do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), no último sábado teria ocasionado uma mudança de rumo do prefeito Roberto Góes, ao ser imposto pelo presidente nacional do PDT, para que o partido no Amapá saia unido em torno do governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP-AP).

Entretanto, o prefeito de Macapá Roberto Góes assim como o ex-governador Waldez Góes (PDT-AP), nos últimos dias andam ombreados com o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), e especula-se que o grupo estaria fechado há muito tempo, mas só Jorge Amanajás que não sabia. Com essa ausência do prefeito de Macapá Roberto Góes na festa tucana, fica claro para que lado o pedetista vai seguir.

Por Heverson Castro

Eleita a Musa da Indústria 2010

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP), entidade componente do Sistema FIEAP realizou no último domingo (30), programação alusiva ao Dia da Indústria. Durante a programação foram realizadas ações educativas, recreativas e culturais.

A comemoração encerrou com a escolha da Musa da Indústria. Participaram do concurso, 10 representantes das empresas industriais do Estado.

A representante da empresa Vivo S/A., Lígia Penafort, ficou com o título de Musa da Indústria 2010. A candidata da Empresa Eletronorte, Jéssica Pinheiro conquistou o 2º lugar, e em 3º foi classificada Maitê Feitosa, representando a Panificadora Nossa Senhora de Nazaré 4.

Fonte: Ascom FIEAP

Estados cumprem lei, mas dados sobre gastos são de difícil acesso

Quase todos os governos estaduais cumpriram o primeiro dia da chamada “Lei da Transparência”, que determina a divulgação das receitas e despesas dos estados nos sites. No entanto, em muitos casos, as informações até a noite da última sexta-feira (28) eram de difícil acesso.

O G1 consultou os sites dos 26 estados e do Distrito Federal. Dois não tinham as informações disponíveis: Paraíba e Rondônia. Dos demais, só 14 tinham link na capa principal que direcionasse o internauta para os dados. Em alguns, foi preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda no estado para encontrar as informações. Em outros, a reportagem não conseguiu encontrar o caminho sem orientação da assessoria de imprensa.

As novas regras de transparência para União, estados e municípios com mais de 100 mil habitantes entraram em vigor nesta sexta-feira (28). A regulamentação da lei, que determina que as informações financeiras estejam disponíveis em até um dia útil depois das operações, foi publicada na véspera, na quinta (27).

O decreto presidencial define que o lançamento dos dados ocorra até um dia útil depois das operações. Ou seja, após a efetivação de uma compra, por exemplo, a administração tem um dia útil para tornar a operação pública.

Alguns governos, como Alagoas, Goiás e Espírito Santo, reconheceram que ainda estudam a forma como farão a atualização do site com a periodicidade exigida na lei e por enquanto só têm as informações mensais.

SEM OS DADOS

A assessoria de imprensa do governo da Paraíba informou que ainda não há previsão da criação de um portal para disponibilizar os dados.

O governo de Rondônia disse que o portal está em fase de estudos e deve ser implantado em até 90 dias.

TRANSPARÊNCIA ESCONDIDA

Alguns governos disseram que as informações financeiras ainda não estão tão claras pelo fato de a lei ser nova.

O governo de Alagoas, por exemplo, já tem um portal da transparência. Não foi possível encontrá-lo, contudo, na capa do site. Orientada pela assessoria de imprensa, a reportagem acessou a página da Secretaria de Comunicação, onde encontrou um link para o portal no fim da página. O governo alagoano também não vai disponibilizar nos primeiros dias das novas regras as informações um dia após as operações. A previsão é de que a alimentação diária comece até meados de junho.

O site da Bahia estava em manutenção e também não tinha link para o portal de transparência na capa. Foi preciso acessá-lo pela Secretaria da Fazenda.
Em alguns casos, no entanto, como nos sites do governo do Distrito Federal, de Tocantins e de Sergipe, a reportagem até a noite de sexta não havia encontrado facilmente os links para os portais dentro dos sites. Foi orientada pela assessoria a localizar diretamente as informações.

O mesmo ocorreu no site de Goiás. O gerente de transparência e ética da Secretaria da Fazenda do estado, Orismar Parreira Costa, afirmou que em breve todos os sites do governo terão link para o portal da transparência.

Agora, uma equipe trabalha, segundo Costa, em uma tecnologia que possibilite a divulgação das informações sobre as receitas em tempo real. "Ainda não deu tempo de equacionar, em 10 dias teremos as informações. Sobre as despesas, a ideia é que tenhamos um refinamento por mês ou dia."

POPULAÇÃO É FISCAL

Pelo texto da nova lei, qualquer “cidadão, partido político, associação ou sindicato” poderá denunciar o descumprimento da obrigatoriedade de divulgar os dados ao respectivo Tribunal de Contas ou Ministério Público.

“As denúncias vão acontecer se a sociedade se envolver na lei. Daí os Ministérios Públicos vão ter que tomar providências. É preciso que a lei vingue para quebrar a cultura do sigilo das contas nos municípios”, afirma Gil Castello Branco, secretário-geral da ONG Contas Abertas.

Por Mariana Oliveira e Thiago Guimarães, do Portal G1

30 de maio de 2010

AP: “motoristas estão dirigindo sem carteira de habilitação!!!”

Está afirmação foi feita por um agente de trânsito da Empresa Municipal de Transportes Urbanos do Amapá (EMTU), que preferiu não ter o nome identificado, na última quarta-feira (26). Segundo ele, 40% dos motoristas amapaenses ativos não têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A afirmação é baseada conforme as apreensões que ele tem feito. Os condutores de motocicletas são os principais infratores. O agente de trânsito revela que os motoristas sem a CNH têm os veículos multados e apreendidos, mas uma semana depois, eles conseguem retirar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) e voltam a circular pela cidade normalmente. Ele afirma ainda que rola propina no Detran-AP para liberar um veículo.

Um policial da Companhia Independente de Trânsito do Amapá (Citran), que também não quis ter o nome identificado, me disse que a maioria dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que não tem carteira de habilitação. “Os motoristas sem carteira causam muitos acidentes, por que não conhecem as sinalizações. Somente este ano já morreram várias pessoas no trânsito amapaense”, disse.

Eu (Emanuel Costa) encontrei uma motorista de carro que dirige sem habilitação e perguntei por que ela ainda não tirou a CNH. “Até já tentei tirar a minha habilitação mais fui reprovada na prova do Detran-AP. Tem um avaliador do Detran que é muito rigoroso e reprova quase todo mundo que passa pela mão dele. Isso me desmotivou a tentar fazer o exame novamente.”, concluiu a motorista. A motorista também me disse que nunca causou um acidente porque aprendeu todas as regras na auto-escola.

Eu fui ao Detran-AP, na última sexta-feira (28), para apurar as denúncias, mas ninguém do órgão quis falar sobre o assunto. No dia em que eu estava lá vir vários candidatos a conseguir a primeira habilitação saírem do exame reprovados. Segundo eles, a reprovação foi causada devido à falta de paciência de um avaliador. Será que é o mesmo avaliador que a motorista me disse?

Se alguém do Detran-AP quiser falar sobre as duas denuncias meu e-mail é eaadpd@hotmail.com. Eu postarei as explicações.

Por Emanuel Costa

Vereador Clécio é autor do projeto que cria Estatuto de Proteção do Patrimônio

Foi aprovado por unanimidade na última sexta-feira (28) em reunião da comissão de educação, cultura e desporto, o projeto de lei que dispõe sobre o estatuto da proteção do patrimônio histórico artístico e cultural do Município de Macapá, de autoria do vereador Clécio Luis – PSOL, o projeto, que já vinha sendo debatido pela sociedade civil organizada, instituições de ensino superior e profissionais afins, agora segue para ser votado na ordem do dia na câmara de vereadores no próximo dia 8 de junho.

O projeto tem o objetivo de preservar e reconhecer como patrimônio todos os elementos que definem a identidade cultural de nosso povo, como as práticas, representações, expressões, conhecimentos, técnicas, instrumentos, objetos, artefatos, lugares e inclusive pessoas que as comunidades e os indivíduos reconhecem como parte integrante de sua cultura, impedindo, através da aplicação da lei, que bens materiais e imateriais de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental sejam destruídos ou descaracterizados.

São exemplos de patrimônio imaterial: músicas, cantigas, festas populares (religiosas ou seculares), danças, rituais religiosos, moda, costumes, tradições, culinária, ditos populares, lendas, contos populares, línguas e dialetos, artesanato e demais expressões artísticas de Macapá e cuja preservação seja de interesse público.

São exemplos de patrimônio material: fotografias, livros acervos, mobiliários, obras de arte, edifícios, ruas, praças, florestas, prédios entre outros.

A preservação da memória histórica de um povo se dá pela manifestação do próprio povo. Resistindo e avançando, para que sua identidade cultural não se perca e se fortaleça. A salvaguarda se dá, quando a sociedade civil e os poderes constituídos elaboram e aplicam atitudes concretas e eficazes na proteção e valorização nossos fazeres e costumes.

O vereador Clécio pretende que esse projeto crie um ritual jurídico e administrativo necessário para respaldar o registro do bem material tombado e a proteção de nossa memória histórica através dos bens imateriais.

Sônia Sharlot Tavares Sandim - Assessora de Imprensa do Vereador Clécio Luiz (Psol)

Rodoviários ainda estão em greve

DO JORNAL DO DIA – 29-05-10

O Sindicato dos Rodoviários decidiu na noite da última sexta-feira (28) continuar com o movimento grevista, rejeitando a proposta acatada pelo Setap e que foi apresentada pela própria entidade há três dias, durante reunião no Ministério Público Trabalho. Agora, além do reajuste salarial, o Sincotrap pede fixação da jornada de trabalho em 7 horas ininterruptas.

O problema é que a proposta fere dispositivos da CLT. Durante a reunião no MPT, quando foi apresentada a proposta, a procuradora do Trabalho Tatiane Cancela, afirmou que não entraria no mérito porque uma jornada de 7 horas ininterruptas fere a legislação trabalhista. “É bem contraditório o pedido do Sincotrap. Pede jornada ininterrupta mas já entrou com mais de 200 ações contra as empresas de transportes, pedindo fracionamento da jornada”, afirma Renivaldo Costa, assessor do Setap.

Os diretores do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) haviam reunido em assembléia na tarde de quinta-feira, 27, e decidiram por unanimidade acatar a proposta do Sindicato dos Rodoviários, apresentada durante reunião na noite de quarta-feira no Ministério Público do Trabalho, para pôr fim à greve da categoria, que já dura quatro dias. A proposta apresentada pelo Sincotrap e que foi acatada pelo Setap foi a seguinte: reajuste de salário de 4%, ao invés dos 5,17% oferecidos pela patronal. Além disso, reajuste de 28,57% no valor da cesta básica da categoria, que passa de R$ 140 para R$ 180. Por fim, a manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva assinada entre patrões e empregados para os anos de 2008 e 2009. Por volta das 16h, dirigentes do Setap, reuniram com o presidente do Sincotrap, Carlos Cley Ramos Paiva, e levaram a decisão da assembléia.

Ele prometeu reunir com os demais dirigentes da greve e até o final da tarde desta quinta-feira, decidir sobre o fim ou a manutenção da greve. No início da noite, anunciou que não aceitaria a proposta. Por volta das 20h, dirigentes do Sincotrap novamente depredaram veículos. Pleo menos 3 carros da Amazontur e mais de 10 da União Macapá tiveram os pneus esvaziados e pára-brisas quebrados.

A situação de insegurança forçou as empresas a recolher os veículos por volta das 21h. Resultado: durante o resto da noite, a população ficou sem ônibus. Na manhã desta sexta-feira, 28, apenas 40% da frota estava circulando. A única empresa que conseguiu liminar na Justiça do Trabalho para circular com 100% da frota foi a União Macapá. Outras empresas entraram com ações semelhantes e aguardam manifestação da justiça.

29 de maio de 2010

Caiu na Net

ARGENTINO DADO COMO MORTO DIZ TER FICADO DIAS EM NECROTÉRIO

Um homem de 67 anos, morador de uma cidade no norte da Argentina, alega que foi dado como morto e que passou pelo menos dois dias em um necrotério antes de acordar.

O caso de José Omar Suárez ganhou destaque no país e foi parar na edição on-line do jornal "La Nación", um dos maiores do país, e também em um canal de TV local. Suárez sofre de epilepsia e teria desmaiado na rua quando foi socorrido por populares na cidade de Posadas, na província de Corrientes (fronteira com o Brasil).

Atendido pelo Serviço Provincial de Saúde, ele foi considerado morto e levado para o Instituto Médico Legal de Posadas. "Devo ter passado dois ou três dias ali [com os mortos]", afirmou Suárez em uma entrevista. Ele também revelou que, ao acordar, se levantou e simplesmente voltou para casa caminhando.

O jornalista Marcelo Jimenez entrevistou Suárez e disse à BBC Brasil que ele teve um novo ataque esta semana e foi socorrido outra vez, na rua. "O homem sofre de epilepsia e passou mal, e nós estávamos na rua e paramos quando vimos que estava sendo atendido por médicos de emergência. Ele, então, contou que tinha medo que acontecesse de novo o que ocorreu poucos dias antes, quando lhe deram por morto e o levaram para o IML", disse.

Fonte: BBC

AMERICANO ATRAVESSA CANAL DA MANCHA PRESO A BALÕES

O americano Jonathan Trappe, de 36 anos, alcançou seu objetivo e atravessou o Canal da Mancha preso somente a balões de hélio, num percurso de uma hora e 45 minutos. O pouso aconteceu em Moeres, na França, nesta sexta-feira (28). Ele deixou Kent, no Reino Unido, por volta das 5h de hoje.

Trappe agora é o primeiro homem a atravessar uma faixa de água com balões de hélio. “Foi tremendamente bonito, relaxante e tranquilo”, contou o americano ao canal Sky News.

Fonte: Portal G1

PAINÉIS DE ENERGIA SOLAR PODEM CONFUNDIR INSETOS, MOSTRA PESQUISA

Sempre encarados como ecologicamente corretos, os painéis solares que geram energia podem ser uma armadilha para insetos que botam ovos na água, mostra um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA.

Segundo a pesquisa, mais de 300 espécies de animais podem encarar a placa solar como uma poça d'água, e tentar colocar seus ovos ali. Além de atrapalhar a reprodução dos bichos, isso faz com que eles se tornem presas fáceis.

Para solucionar o problema, os pesquisadores recomendam que sejam colocadas listras brancas sobre a placa. Isso poderia fazer com que o equipamento perdesse 1,8% da sua capacidade de geração de energia, mas evitaria o problema ambiental.

Fonte: Portal G1

28 de maio de 2010

Incentivo

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) anunciou nesta quinta-feira (27) que vai premiar a rua mais decorada com as cores da bandeira do Brasil. A ideia da FAF é incentivar a população do estado a torcer pela seleção brasileira nesta Copa do Mundo que acontece na África do Sul.

O regulamento esta disponível na FAF, que fica localizada na Avenida Fab, entre as ruas Santos Dumont e Hildemar Maia, no bairro Santa Rita. A rua mais enfeitada vai ganhar R$ 5 mil, além de uma grande festa.

Por Emanuel Costa

Curiosidade

Indonésia: Garoto de 2 anos fuma cerca de 40 cigarros por dia desde os 18 meses.

Foto: Barcroft – Getty Images



Sonave Turismo

A Sonave Turismo estará a partir de segunda-feira, dia 31, em novo endereço. A empresa passará a funcionar na R. Santos Dumont n. 2562 - A (altos do Bradesco). Durante todo o dia 31, a diretora Socorro Pereira estará recebendo seus os clientes com um delicioso café.

Fonte: Ascom Sonave

Escola Estadual realiza festival de música e mobiliza comunidade escolar

Alunos da Escola Estadual Esther Virgulino, localizada no bairro São Lázaro, participam de mais um projeto cultural neste sábado, 29 de maio. É o Festival Amador de Música do Esther-FEAME, que há três anos mobiliza estudantes e funcionários da escola em uma verdadeira maratona cultural que envolve quase todas as disciplinas, faz com que os alunos se dediquem mais à pesquisa e desenvolve o talento dos participantes.

O FEAME é um projeto dedicado à área de linguagens onde professores de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, e línguas inglesa e espanhola trabalham em conjunto com os alunos, primeiramente um tema, que este ano foi “Amapá Terra de Encantos”. Este tema é pesquisado e discutido não apenas na área de linguagens, mas também na geografia, história e outras que podem servir de base para que os alunos o explorem.

Divididos em grupos, neste ano cada um pesquisou sobre um município, decidido através de sorteio, e a partir das pesquisas nas áreas de história, conhecimento gerais e geografia, iniciaram o processo de construção de poesias e composições que foram musicados, ganharam melodia e interpretação, tudo feito pelos alunos com a orientação de professores e profissionais.

A escola, localizada em área de periferia na Zona Norte tem 1.400 alunos de todas as faixas etárias no ensino médio nos três períodos. A pedagoga Gisele Menezes acredita que este tipo de projeto é importante em todos os aspectos para a escola. “Integra alunos e professores, promove um ensino de maior amplitude e ainda evita a evasão escolar além de ser uma oportunidade de descobrir novos talentos”, fala a Gisele.

A escola é campeã em iniciativas desta natureza. Além do FEAME, a direção da escola implantou com sucesso os projetos Eureka, que desenvolve raciocínio na área científica; o ETEC, que desenvolve ações voltadas para formação tecnológica; o Árvore da Vida, que traz para a escola idosos da vizinhança para participar de oficinas e palestras e mais três projetos nas áreas de saúde e sexualidade, conservação ambiental e esportes.

Dos 30 grupos que iniciaram no projeto, estão na final somente 10, que disputam o primeiro lugar neste sábado. A premiação não está definida porque para garantir o recurso para a aquisição do prêmio os próprios alunos fazem rifas e promoções que precisam ser finalizados. A final será no sábado, na quadra da escola com apresentação das finalistas e terá a participação especial do artista Zé Miguel.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

6 º Amapá Vendas

Acontece neste sábado (29), a partir das 14h, no teatro das Bacabeiras, o 6 º Amapá Vendas. O objetivo do evento, promovido pela Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Amapá e parceiros é promover a integração dos colaboradores das empresas associadas, ampliando a produtividade das equipes, através da socialização de técnicas modernas de vendas e troca de experiências.

O palestrante convidado é Eduardo Peres, especialista em Motivação Empresarial, com formação artística. Mágico e Humorista, Eduardo Peres em suas palestras une a estética de um espetáculo de mágica e humor a seus avançados estudos em Motivação de Equipes, Vendas e Liderança.

Seus trabalhos percorreram sete países e obtiveram destaque em programas de TV como os de Jô Soares e Adriane Galisteu, além de aparições em O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Veja São Paulo.

Desde 2001, além de palestras privadas para empresas-clientes, o palestrante tem aberto ou encerrado importantes congressos e fóruns nacionais, atuando em colaboração com importantes nomes do cenário político, acadêmico e corporativo.
Haverá também, pocket-show da humorista Felismunda.

Informações pelo tel.: 3222-6692.

Por Ana Anspach

27 de maio de 2010

“Sem vergonha”

Nesta quarta-feira (26), um fato me deixou surpreso e de queixo caído. Um gari da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) que estava fazendo o serviço de limpeza na Avenida Fab me abordou enquanto eu (Emanuel Costa) caminhava para pedir um real. Segundo ele, o dinheiro serviria para comprar um refrigerante com seus amigos (garis).

É claro que eu não dei o dinheiro, porque achei uma sem-vergonhice de um trabalhador assalariado parar as pessoas na rua para pedir dinheiro. Um sujeito desse nem é meu parente para ter essas intimidades para meu lado.

Prefeito Roberto Góes olhe bem quem o senhor está colocando para trabalhar ou será falta de pagamento!?!?!?

Por Emanuel Costa

Lei Capiberibe abre contas públicas na internet

A Controladoria Geral da União lançou nesta quinta, 27, o novo Portal Transparência (www.transparencia.gov.br) resultante da Lei Complementar 131/2009, a Lei Capiberibe. A solenidade na Presidência da República teve a presença do autor da Lei, João Capiberibe, da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), da Ministra Chefe da Casa Civil Erenice Guerra, do Ministro da Controladoria Geral da União Jorge Hage, do Procurador Geral da República Roberto Monteiro Gurgel Santos e representantes de entidades organizadas da sociedade civil, como a ONG Contas Abertas.

“O cidadão tem um instrumento poderoso na mão para controlar os gastos públicos e torná-los mais eficientes. Isso vai depender da mobilização da comunidade em torno da sua prefeitura, do seu hospital, da sua universidade. Não vai ter justificativa, por exemplo, para que um compre água a R$ 1,00 e outro pelo dobro do preço. Acredito que o poder público possa economizar entre 10 e 15% e aplicar melhor o dinheiro dos impostos”, afirma o autor da Lei. Capiberibe mostrou-se satisfeito com o nível de detalhamento no portal criado pela Controladoria Geral da União que, segundo ele, atende perfeitamente o que pretendia ao propor a lei. Será possível saber, por exemplo, a marca do macarrão comprado pelo órgão público.

Em discurso na Câmara, a deputada Janete Capiberibe explicou que “a Lei institui duas diferenças fundamentais para a transparência nas contas públicas sobre os portais já conhecidos: a obrigatoriedade de publicá-las e o detalhamento desta publicação. Até agora só publicavam as contas os gestores que o faziam por vontade própria e cada portal tinha a configuração que atendesse a vontade do gestor”.

Prazos – A partir deste dia 28, os poderes legislativo e executivo dos 273 municípios com mais de 100 mil habitantes; os legislativos, executivos e judiciários dos 26 estados e do Distrito Federal e todos os órgãos de todos os poderes em nível federal deverão publicar todas as suas contas na Internet. Os Municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes terão até 2011 para colocar o portal no ar e aqueles com menos de 50 mil habitantes têm até 2013 para se adequar à Lei Capiberibe. Mas podem fazê-lo antes.

Democracia – O ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, elogiou a iniciativa do senador Capiberibe e destacou o momento histórico ao dizer que o Brasil dá um grande passo, saindo na frente da maioria das Nações, ao instituir o que chamou de “a melhor vacina contra a corrução e o desperdício. Um governo democrático não tem o que esconder”, arrematou o ministro Hage.

A ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, enfatizou o compromisso do Governo Lula ao afirmar que a transparência nas contas públicas, com a obrigatoriedade e o detalhamento resultantes da Lei Capiberibe, é um grande passo para consolidar a democracia e a construção de um país onde todos tenham acesso a todas as informações, direitos e serviços. Defendeu que sua eficácia depende, também, de políticas paralelas, como o acesso por internet banda larga e a inclusão digital. Para os dois ministros não há como retroceder deste avanço que é a transparência nas contas públicas.

Amapaense – A transparência nas contas públicas por meio de um portal na Internet foi instituída pelo governador João Capiberibe, em 2001, no governo do Amapá. Em 2003, no Senado Federal, apresentou o projeto de Lei, que foi aprovado em 2004 pelos seus pares. Ao mesmo tempo, desenvolveu uma cruzada em defesa da transparência nas contas públicas. Em 2003, sensibilizou o ministro Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, que tornou-se o primeiro de todos os ministros a publicar as contas na internet. Em 2004, foi criada a Corregedoria Geral da União e deu-se início à publicação sistemática das contas dos órgãos do governo federal.

No Congresso Nacional, o projeto do senador Capiberibe e da deputada Janete Capiberibe foi aprovado pela Câmara em 2009 e a Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 27 de maio de 2009 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.

Cidadania – Conforme a ONG Transparência Internacional, o Brasil figura na 1ª posição no ranking de transparência pública entre os países latino-americanos e na 8ª posição no mundo, situação que deverá ser ainda mais positiva a partir dos resultados concretos da Lei Capiberibe.

A internet aparece como uma ferramenta importante de interação cidadã na fiscalização das contas públicas. O portal www.leicapiberibe.net ajuda subsidiar e organizar o debate e os grupos de controle por cidades, estados, segmentos da sociedade. O portal da ONG Contas Abertas (www.contasabertas.org.br) afirmou hoje que criará um ranking de classificação dos portais de transparência.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

Garota FEFAP 2010 será escolhida no próximo sábado

Na noite do dia 29 de maio a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá organiza o evento que vai escolher a representante da entidade até 2011. É o concurso Garota FEFAP 2010, que pela quinta vez vai eleger a miss que vai representar a beleza da quadra junina amapaense e substituir a atual Garota, Moana Picanço. Ao todo 39 candidatas concorrem ao título. Escolhidas pelos grupos, elas já fizeram sua primeira apresentação no coquetel que reuniu candidatas, presidentes dos grupos e famílias quando desfilaram em traje social e através de sorteio souberam a ordem em que se apresentariam hoje.

Para melhor organização, as candidatas e grupos devem obedecer ao regulamento da FEFAP que estabelece as normas do concurso. Ele vai acontecer na sede do São José, onde elas deverão chegar até no máximo 20h. O coordenador da FEFAP Cláudio Vaz explica que a penalidade para este item é a máxima, caso a candidata não esteja presente no desfile em conjunto, que será às 21h, estará automaticamente desclassificada. Outras penalidades mais brandas estão previstas no regulamento.

Na apresentação individual, que deve durar no máximo 5 minutos, sob o risco de perda de perda de bonificação no item cronometragem, a candidata vai desfilar de acordo com o tema proposto na sinopse, que cada grupo deveria apresentar à coordenação do evento até ontem, 28 de maio. Segundo o regulamento esta medida é para garantir a leitura prévia da sinopse de apresentação. Os quesitos que serão julgados pelos 10 jurados, sendo dois para cada item, são coreografia, indumentária, desembaraço e temática.

O critério de normas estabelece que a nota mínima será 7 e a máxima 10, sendo que o jurado pode acrescentar nota fracionada. O julgador terá que justificar as notas que variem de 7,0 a 9,9, caso contrário todas as candidatas receberão nota máxima no referido quesito. “Caso haja empate, a campeã será escolhida através de sorteio dos quesitos, e se o empate permanecer haverá outro sorteio”, fala o vice-presidente da Federação, Kleber Costa.
A premiação está garantida, o 1º lugar leva uma moto, o 2º, um computador, o 3º ganha uma TV de plasma de 26 polegadas, o 4º, uma câmara digital e o 5º recebe uma bicicleta. A miss simpatia será eleita por voto secreto entre as próprias candidatas, a vencedora leva pra casa um aparelho de DVD. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 3,00 e a mesa custa R$ 50,00. Para garantir as torcidas os presidentes de grupos podem comprar ingressos com 50% de desconto.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

Escola Visconde de Mauá - SESI realizará Festa da Família

A Escola Visconde de Mauá – SESI realizará sábado, dia 29, a Festa da Família. Voltado para os alunos dos segmentos da Educação Infantil à 8º série, familiares e professores, o evento acontece a partir das 8h, no teatro do SESI.

Presente na vida do aluno e preocupado com os índices de violência que estão ocorrendo dentro das escolas, o SESI tem o propósito de integrar família/escola, atuando na formação da criança e do adolescente.

Serão realizadas apresentações artítico-culturais e atividades de lazer.

Fonte: SESI-AP

26 de maio de 2010

“Corrente pra trás”

Faltando poucos dias para começar a Copa do Mundo na África do Sul não se ver nenhum amapaense vestido com a camisa da seleção brasileira. Os lojistas estão preocupados com o desanimo da população que chegam até a baixar o preço das camisas para não perder a venda.

“Um camisa original da seleção brasileira que custava R$120, agora está sendo vendida por R$80, por que estamos vendo que a população não esta nem ligando para o início da copa e torce pelo Brasil.”, disse Fábio Campos, gerente de uma loja.

Outros assessórios, como bonés, faixas e adesivos da seleção também não estão saindo das lojas. “As vendas estão paradas, não sai nada. Vamos ter um grande prejuízo”, comentou o dono de um armarinho.

Os lojistas mais experientes dizem que a baixa procura por camisetas e assessórios da seleção brasileira se dá devido o técnico Dunga não ter convocado o Neymar e o Paulo Henrique Ganso. “Antes de sair a lista dos convocados da seleção até que algumas camisas foram vendidas, mas depois, não tem saído quase nada.”, falou o dono de uma loja.

RUAS

Em 2002, neste mesmo período, quando a seleção foi pentacampeão as ruas de Macapá estavam todas enfeitadas, agora não se ver nenhuma rua vestida de verde e amarelo. “Ninguém quer se reunir para enfeita as ruas por que todos estão desacreditados com o Brasil do Dunga.”, disse a dona de casa Fátima Pinto.

NEM TUDO É TRISTEZA

O sonho de assistir aos jogos da Copa do Mundo numa TV fininha está mais acessível ao bolso do brasileiro. Desde a última Copa, em 2006, até hoje os preços desses televisores no varejo caíram mais de 70% e os prazos de pagamento oferecidos pelas lojas triplicaram, chegando a 30 meses.

Recuo do dólar, evolução tecnológica, montagem dessas TVs no País e, sobretudo, aumento de produção explicam o barateamento do eletroeletrônico. Quatro anos atrás, o preço mais frequente encontrado nas lojas de um televisor de 42 polegadas de Plasma ou com tela de cristal líquido (LCD, na sigla em inglês) era R$ 7.999, segundo pesquisa feita a pedido do jornal O Estado de S. Paulo pela empresa especializada em coleta de preços Shopping Brasil. O levantamento foi feito a partir de anúncios de 77 redes de lojas em jornais e encartes.

Hoje o preço mais frequente de um televisor de LED de 42 polegadas, aparelho com tela mais fina que as TVs de LCD tradicionais e com maior qualidade de cor, graças a mais de uma centena de LEDs (diodo emissor de luz) nas bordas, é R$ 2.799, de acordo com o levantamento feito em 84 redes varejistas. A queda é de 65%, sem descontar a inflação acumulada no período que foi de 21,12%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe.

A mesma pesquisa revela que o menor preço do equipamento anunciado quatro anos atrás era R$ 4.999. Atualmente a cotação mais baixa para essa TV é R$ 1.279, uma redução de 74,4%. De acordo com os dados, houve retração de 58,5% nos últimos quatro anos no maior preço de mercado encontrado para equipamento, de R$ 12.999 para R$ 5.399.

Por Emanuel Costa e Jornal O Estado de São Paulo

MP oferece denúncia contra autor de triplo homicídio no bairro Marco Zero

O promotor de Justiça, Afonso Pereira, da Vara do Tribunal do Júri, formalizou a acusação contra Wellington Luiz Raad Costa, perante a Justiça amapaense, dando início à ação penal pública.

Wellington Luiz Raad Costa, 19, foi denunciado pelo Ministério Público como autor do triplo homicídio ocorrido no dia 10 de maio, no bairro do Jardim Marco Zero. A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça, Afonso Pereira, que atua na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá. Se o juiz de Direito aceitar a denúncia, Wellington passa a ser réu e é iniciado o processo criminal.

Segundo o promotor, o crime aconteceu no dia 10 de maio de 2010, por volta das 21h, quando Wellington adentrou na residência das vítimas Caroline Camargo Rocha Passos, 34, Marcelo Konishi, 17, e Vitória Konishi, 11, onde tinha livre acesso, em razão de ser conhecido da família. Conforme Laudo de exame de corpo de delito (Necroscópico), Caroline recebeu 13 golpes de arma branca, Marcelo, 14 golpes, e Vitória, 42 ferimentos.

“Após a prática dos hediondos crimes, simulou ter ocorrido um latrocínio, pois levou o carro de Caroline e alguns objetos da residência, retornando ao local pegando seu veículo e se retirando para a residência de sua namorada e de lá, em companhia dela e de uma amiga, dirigiu-se à Praça do Buritizal onde foram lanchar”, descreveu o promotor. “O denunciado que não deixou testemunhas oculares do crime, não demonstra nenhum arrependimento”, completou Afonso Pereira.

Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público requer do poder Judiciário a citação do denunciado para interrogatório e defesa, para, após cumpridas as formalidades legais, seja pronunciado e levado ao Júri Popular. Wellington Costa responderá pelo triplo homicídio, com os agravantes de motivo fútil, crueldade e utilização de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Fonte: Ascom Ministério Público do Estado do Amapá

Lei OBRIGA TRANSPARÊNCIA nas contas públicas

A Controladoria Geral da União – CGU – apresenta nesta quinta-feira (27), o novo Portal Transparência do Governo Federal adequado às exigências da Lei Capiberibe (Lei Complementar 131/2009) que obriga a publicação e o detalhamento das contas públicas na Internet. A solenidade ocorre às 10h30min, no auditório do CCBB, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessa data encerra o prazo para que prefeituras e câmaras de vereadores de municípios com mais de 100 mil habitantes, Executivos, Legislativos e Judiciários estaduais, federais e do Distrito Federal publiquem suas receitas e despesas na Internet. As contas deverão estar disponíveis a partir do dia 28 de maio, sob risco dos entes federativos perderem o direito às transferências voluntárias da União. É o que determina a Lei Complementar 131/2009, chamada de Lei Capiberibe em homenagem ao autor João Capiberibe (PSB).

No governo do estado do Amapá, o então governador João Capiberibe acessava a evolução do orçamento estadual por uma rende interna e entendeu que todos os cidadãos deveriam ter esse mesmo direito, já que se tratavam dos recursos pagos por esses mesmo cidadãos por meio dos impostos. Decidiu, então, em 2001, publicar todas as contas do governo do estado do Amapá na internet, instituindo esta forma de transparência nas contas públicas.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe

Resultado Ação Global‏

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP), entidade vinculada a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) realizou sábado, 22 de maio, em parceria com a Rede Globo, SENAI, IEL, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Macapá, a XVII AÇÃO GLOBAL 2010.

O evento aconteceu nas Escolas Estaduais Maria Cavalcante de Azevedo Picanço e Maria Mãe de Deus, no bairro Brasil Novo. Este ano a Ação completa 15 anos de atendimento gratuitos prestados nas áreas de esporte, lazer, educação, saúde e cidadania

26.678 pessoas passaram pela Ação Global. Emissão de documentos, orientações jurídicas, consultas médicas, corte de cabelo e torneios esportivos foram alguns dos serviços mais procurados pela comunidade. Foram realizados 50.689 atendimentos.

A principal proposta da Ação Global é levar cidadania à população. Todos os serviços, oferecidos em parcerias com empresas, voluntários, parceiros e órgãos públicos, são gratuitos.

Fonte: Ascom FIEAP

Show “Os Menestréis do Laguinho”, com Francisco Lino e Osmar Júnior

Francisco Lino e Osmar Júnior estarão juntos neste fim de semana no Centro de Cultura Negra do Amapá com o show “Os Menestréis do Laguinho”. No encontro eles interpretarão sambas de artistas como Cartola, Candeia, João Nogueira e Roberto Ribeiro e autorais, quando Lino interpretará músicas de Osmar Júnior e vice-versa. Os dois irão cantar pela primeira vez três composições feitas em parceria.

Com uma história musical e de amor pelo bairro do Laguinho, eles convidaram outros artistas para uma participação especial, como Jorginho do Cavaco, Macunaíma, Tyson Tiaçu, Carlos Piru, Ilan e Neck. A direção musical é do maestro Manoel Cordeiro.
Sobem ao palco com os artistas uma banda formada por instrumentistas escolhidos a
dedo, como Carlinhos Bababá, Mestre Pelé, Beto Sete Cordas, Ceará da Cuíca e outros.

O show é uma realização da Sônia Canto Produções que está vendendo mesas a R$ 40,00 e ingresso individual a R$ 15,00.O início está marcado para 22:00. Locais de venda: Banca do Ceará, Sorveteria Jesus de Nazaré e Calçadão do Valdir, na esquina da Igreja São Benedito.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

25 de maio de 2010

Curiosidade

Inglaterra: Feto fez sinal de positivo durante exame de ultrassonografia



Vai e vem

Foi assim que ficou a luz nos bairros Santa Rita, Trem, Buritizal, Nova Esperança, Alvorada e Marabaixo I,II e III, desde às 5h da manhã, desta terça-feira (25), segundo os moradores.

A Companhia Eletricidade do Amapá (CEA) me explicou que o problema foi ocasionado devido à manutenção no sistema. O fornecimento de energia elétrica voltou ao normal às 15h30, informou a companhia.

Por Emanuel Costa

Deputada Janete denuncia ameaça de morte contra líder de quilombo, no Amapá

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) denunciou na Câmara dos Deputados a ameaça de morte feita contra o líder quilombola Benedito Anunciação Furtado, do Quilombo Kulumbu do Patualzinho, localizado no Amapá, na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Segundo a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Amapá – CONAQ/AP, o líder quilombola estaria sendo ameaçado por um grileiro de terras e garimpeiro conhecido como Açaí. Dois pistoleiros teriam sido contratados para dar fim à vida de 'seu' Benedito. O líder está escondido com a família, na floresta.

A CONAQ diz ainda que seguidamente aparecem grupos ou particulares que querem expulsar os negros da área declarada como terra quilombola pela Fundação Palmares, mas que ainda não foi demarcada pelo INCRA.

A deputada socialista afirmou que pedirá providências à Polícia Federal, para que dê segurança ao líder quilombola, e ao INCRA, para que acelere a demarcação da área de quilombo. “O Estado brasileiro não pode permitir mais vítimas da grilagem”, reforçou a socialista.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

FIEAP e SESI formam um grupo de Canto Coral

O Serviço Social da Indústria (SESI - AP) e a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) estão formando um grupo de Canto Coral, com os colaboradores do Sistema. A aula inaugural será nesta quarta-feira (26) às 15h.

As aulas serão ministradas no SESI, sob a regência do Prof. William, às segundas e quartas feiras, das 15 às 16 horas. O grupo será constituído por 30 colaboradores.

O objetivo é melhorar as relações interpessoais dos colaboradores e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Fonte: Ascom FIEAP

24 de maio de 2010

Greve

Motoristas e cobradores de ônibus entram em greve a partir desta terça-feira (25), em Macapá. Eles ainda tentaram negociar com as empresas. As principais reivindicações da categoria são por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A greve será por tempo indeterminado.

Por Emanuel Costa

Mais uma pesquisa

O Instituto Datafolha divulgou no último sábado (23), o resultado de mais uma pesquisa sobre corrida presidencial brasileira. Confira o resultado:

1. Dilma Rousseff (PT): 37%

2. José Serra (PSDB): 37%

3. Marina Silva (PV): 12%

Votos brancos, nulos e não sabem ou não opinaram: 14%

Por Emanuel Costa

Sonhar com:

ACAMPAMENTO - Estar em um: sorte no lar. Amigos acampando: bons resultados nos negócios;

ACENDER - Geralmente o ato de acender algo em sonho tem ligação com sucesso e abundância. Se o sonho for carregado de alguma maldade significa insegurança;

ACHAR- Se for algo valioso significa obstáculos nos negócios; do contrário, é mudança importante;

ACIDENTE - Com você mesma(o): herança. Com os outros: contrariedades. Se escapar ilesa(o): vencerá obstáculos;

AÇOUGUE - Bons presságios. só é sinal de decepções se o açougue estiver vazio, sem carne ou pessoas;

ACUSAÇÃO - Acusar alguém é sempre sinal de que queremos transferir responsabilidades. Ser acusada(o): intrigas;

ADULTÉRIO - Prazeres de curta duração. Presenciar um: afronta que receberá. Praticá-lo: paixão violenta;

AFOGAMENTO - Ver pessoa afogada: alegria, triunfo. Afogar-se: pequenas perdas;

BICHOS - Furiosos: será atacada(o), mas triunfará. Calmos: seus desejos serão atendidos;

BIGODE - Usar bigode: pessoa independente. Estar com o bigode raspado: vaidade. Se a mulher sonhar que tem bigode: atritos com o marido. Pequeno bigode: timidez;

BOCA - Bonita: siga os conselhos que recebeu. Fechada: prudência. A boca é também um forte símbolo sexual;

BOI - Abundância, de modo geral. Pastando: feliz presságio. Gordo: segurança. MAGRO: revezes. Mugindo ou furioso: discussão conjugal. Ver boi morto: seus inimigos não conseguirão vencê-la(o);

BOLO - Prossiga com seus planos em segredo. Bolo feio é sinal de obstáculos;

BOLSA- fechada: segredos. Vazia: entrada de dinheiro. Cheia: tudo lhe corre bem;

BOMBEIRO- Ver somente o bombeiro: dificuldades superadas Vê-lo apagando fogo: passará por crise financeira. Se ele cair nas chamas: intrigas. Sonhar que se é bombeiro sem o ser na realidade: você esconde alguma coisa importante;

BORBOLETA - Tendência a coisas sem importância;

DENTISTA - Vê-lo: preocupação. Fazer tratamento com ele: conseguirá escapar de problemas;

DESASTRES - Se você estiver envolvida(o) no desastre é sinal de boa saúde. Presenciar um: cuidado com problemas;

DESAPARECER - Será roubada(o). Amigos que desaparecem: enfermidade na família. Objetos que desaparecem: grande lucros;

DESEJAR - Ter um desejo: receberá más notícias. Desejar alguma coisa: abundância. Receber um desejo: desonra;

DESERTO - Perigo de rompimento amoroso. Pode ser também que amigos fiéis a(o) socorrerão nos problemas;

MÃO - Mãos grandes: será um(a) grande amante. Mão pequena: infidelidade. Queimar a mão: perda de emprego;

MÁQUINA - Se as máquinas funcionarem normalmente: trabalho útil e compensador. Se enguiçarem ou quebrarem: obstáculos em seus negócios. Se ocorrer um acidente: infortúnio. Máquinas paradas: sinal de prejuízos;

MAR - Aguarde uma aventura amorosa. Alguma coisa nova está em andamento;

MARIDO - Desavença doméstica seguida de reconciliação;

MORTE - Ver morrer alguém já morto: ganhará questão ou aposta. Ver-se morto: riqueza. Ver uma morte: saúde. O sonho com morte pode significar que se quer terminar algo definitivamente;

PÁSSAROS - Vê-los ou ouvi-los: alegrias em família. Em liberdade: nova paixão. Na gaiola ou presos: desgostos;

PASSEIO - Passear com uma mulher: sofrimento de relações de amor. Com homem: separação por causa de mulher. Sozinha(o): benefícios inesperados;

PATO - Ouvirá confissão surpreendente sobre amiga(o);

SALÁRIO - Recebê-lo: alegrias. Pagá-lo: muito trabalho;

SANGUE - Este sonho sempre anuncia modificações importantes e positivas em nossa vida;

SANTO - Pense melhor em suas decisões de amor e relacionamento;

SAPATOS - Apertados ou rasgados: Dificuldades financeiras. Calçá-los: encontro de grande amor. Sapatos em bom estado: satisfeito desejo oculto;

SAPO - Medo de pessoas ou acontecimentos inofensivos;

URINA - Estar urinando: fim de dificuldades. Ver alguém: vencerá grande obstáculo. Na interpretação psicanalítica, pode ser alívio de necessidade física ou sexual. Popularmente, ouve-se dizer que quem estar urinando tem irritação no colo da bexiga;

URNA - Se estiver vazia: enfrentará lutas; contrairia; vitórias. Para as mulheres, é sinal de dificuldade financeira;

URSO - Inimigo poderoso, irias pouco hábil. Matá-lo: grandes vitórias;

VASSOURA - Cuidado com queda comercial, financeira ou de prestígio. Mulher sonhar com vassoura: seja mais cuidadosa. Varrer a casa é sempre bom sinal em sonho;

VAZIO - Se for o seu lar que está vazio: problemas;

VEADO - Relações amorosas com pessoa comprometida. Caçá-lo: desavenças. Ser perseguida(o): tentarão enganá-la(o);

VEIA - Preocupações. Inchadas: alegrias. Tirar sangue das veias: grande amor;

VELA - Pode ser vítima de idéias muito antigas. Acesa: fato novo melhorará sua sitiado.

Prêmio SESI Qualidade da Educação

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) e o Serviço Social da Indústria (SESI-AP) estão realizando a segunda edição do Prêmio SESI Qualidade da Educação – PSQE.

O objetivo do PSQE é estimular a melhoria da qualidade da educação básica no País. A iniciativa expressa a convicção de que o desenvolvimento sustentável do País tem como alicerce a educação de qualidade para todos.

Reconhecendo que a educação não é um problema apenas de educadores, nem só de alunos, mas da sociedade como um todo, o SESI presta sua colaboração como entidade social vinculada aos empresários do setor industrial.

A participação das escolas neste Prêmio, além dos benefícios decorrentes da realização de uma avaliação e reflexão, envolvendo toda a comunidade escolar – diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pais, alunos e colaboradores -, sobre as práticas educativas nelas desenvolvidas, permitirá a implementação de novas estratégias, visando à melhoria da qualidade da educação básica e a
obtenção do reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pela escola na promoção da educação de qualidade.

O PSQE considera três categorias de premiação: Categoria I – Escolas públicas de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos.

Categoria II – Escolas privadas de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos.

Categoria III – Escolas da Rede SESI de Educação de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos.

As escolas devem se inscrever pela internet, no endereço: www.sesi.org.br/premioeducacao, até o dia 11 de junho de 2010.

Fonte: Ascom FIEAP

Sobreviventes de ataques cardíacos temem sexo, diz pesquisa

Pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco tem tendência a evitar relações sexuais, temendo que elas possam causar sua morte, segundo pesquisadores americanos.
De acordo com o estudo apresentado em um encontro da American Heart Association, os pacientes que não conversam com seus médicos sobre sua vida sexual são os mais propensos a evitar sexo.

Segundo a médica Stacy Tessler Lindau, que liderou o estudo envolvendo 1.700 pacientes, as chances de morrer durante o ato sexual são "muito pequenas".
A British Heart Foundation apoiou sua sugestão para que os médicos discutam a vida sexual dos pacientes para tranquilizá-los.

Especialistas afirmam que fazer sexo é seguro para os pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco quando eles são capazes de realizar exercícios moderados, como subir alguns lances de escada.

ATIVIDADE SEXUAL

No estudo, que envolveu 1.184 homens e 576 mulheres que tinham sofrido um ataque cardíaco, os pacientes foram questionados sobre sua atividade sexual antes e depois do incidente. Eles foram avaliados um mês depois do ataque cardíaco e, novamente, um ano depois.

Os homens, cuja idade média era 59 anos, eram mais propensos a ser casados do que as mulheres, cuja idade média era 61 anos. A atividade sexual antes do ataque cardíaco também era mais alta entre os homens do que entre as mulheres.

Mas mesmo depois de ajustadas as diferenças, os pacientes que receberam instruções sobre como retomar sua vida sexual ao deixarem o hospital apresentaram maior tendência a ter vida sexual ativa no ano seguinte ao ataque.

Menos da metade dos homens e cerca de um terço das mulheres haviam conversado sobre sua vida sexual com seus respectivos médicos. E menos de 40% dos homens e 20% das mulheres conversaram sobre sexo com seus médicos nos 12 meses seguintes ao ataque cardíaco. Um ano depois, mais de dois terços dos homens e cerca de 40% das mulheres disseram ter tido alguma atividade sexual.

Mas os homens que não receberam instruções médicas sobre a retomada da vida sexual tinham probabilidade 30% maior de ter menos atividades neste campo do que antes do ataque cardíaco. Entre as mulheres, este número chegou a 40%.

VIDA SEXUAL SAUDÁVEL

“A maioria dos pacientes de ataque cardíaco tem vida sexual ativa”, disse a doutora Lindau. “Mas em sua maioria, os médicos não estão conversando sobre o assunto com os pacientes depois do ataque cardíaco.”

Segundo ela, mesmo quando a vida sexual era discutida, não havia nada para mostrar o que havia sido dito aos pacientes, os se a informação era consistente.

A médica afirmou que o sexo não deve ser ignorado nas conversas entre médicos e pacientes simplesmente porque os pacientes são casados, ou mais velhos.

“Não dá para prever, simplesmente olhando para alguém, se eles são sexualmente ativos. Os pacientes vêem o sexo como uma parte importante de suas vidas, e eles acreditam ser apropriado que os médicos levantem a questão.”

Cathy Ross, enfermeira cardíaca da British Heart Foundation, disse que os pacientes deveriam receber informações sobre como retomar sua vida sexual ao receber alta do hospital.

“Algumas pessoas têm medo de fazer sexo depois de um ataque cardíaco no caso de o esforço causar outro ataque. Mas isso é extremamente incomum.” “Você pode desfrutar de uma vida sexual saudável mesmo se tiver uma doença cardíaca”, disse ela.

“E como com qualquer outro tipo de exercício, a atividade sexual pode causar sintomas se você tiver um problema cardíaco, então, deixe seus remédios sempre ao alcance.” “Carícias e intimidade são uma boa maneira de retomar relações sexuais e aumentar sua confiança”, completou.

Fonte: BBC

23 de maio de 2010

Especial - Caso Konishi: “Wellington é um psicopata que mata por puro prazer de matar”

Está frase foi usada pelo promotor de justiça, Flávio Cavalcante, para definir quem é Wellington Luiz Raad da Costa, de 19 anos (que confessou ter assassinado a professora universitária e assessora jurídica do Ministério Público Caroline Passos e seus dois filhos, um menino de 17 anos e uma menina de 11 anos), durante a entrevista coletiva a imprensa na última sexta-feira (21), na promotoria de justiça de Macapá.

A entrevista coletiva, que reuniu delegados, peritos da politec-AP e promotores de justiça que investigam o caso, foi realizada para apresentar o resultado da primeira etapa da investigação. Durante a coletiva foi apresentada a pré-dinâmica do crime e a cronologia do caso, além de um vídeo onde Wellington confessa ter assassinado a família Konishi, na noite do dia 10 de maio.

PRÉ-DINÂMICA

Segundo foi apresentado na entrevista coletiva, o primeiro a ser morto foi o menino de 17 anos com uma facada certeira no pescoço, no seu próprio quarto, onde os dois jogavam vídeo-game. Depois, Caroline Passos com uma facada fatal nas costas, quando saia do banheiro. O golpe foi tão violento que a faca quebrou e ficou cravada na costa dela. Em seguida, foi morta a menina de 11 anos na sala e arrastada pelos cabelos para o quarto. O crime aconteceu na noite do dia 10 de maio entre às 20h e 22h30, e não na madrugada do dia 11 como tinha revelado antes.

A CRONOLOGIA APRESENTADA FOI ESTÁ:

Dia 11 de maio de 2010 (terça-feira):

- 10h17. CIODS recebe comunicação de que a empregada doméstica entra na residência situada na Rua João Sussuarana, bairro Jardim Equatorial, e encontra vários vestígios de sangue. Polícia Militar chega ao local e encontra três corpos em um quarto da casa;
- Polícia Técnica realiza o exame no local do crime;
- Corpos são necropsiados pelo Departamento de Polícia Técnica;
- São encontradas duas facas na casa (a empregada reconhece que as facas são da própria residência das vítimas).

Dia 12 de maio de 2010 (quarta-feira):

- Várias hipóteses para os crimes são levantadas e estudadas pelas equipes;
- São observados inicialmente o desaparecimento do local do crime de alguns objetos, tais como os aparelhos de telefonia celular das vítimas Caroline Camargo e Vitória Konishi assim como, o Play Station Portable(PSP) da vítima Marcelo Konishi;
- O aparelho celular de Marcelo Konishi permaneceu no local dos crimes.

Dia 13 de maio de 2010 (quinta-feira):

- Várias testemunhas são ouvidas pelas equipes de Delegados, sob o acompanhamento de Promotores de Justiça;
- Em depoimento, a namorada de Marcelo informa que Wellington Luiz Raad Costa estivera na noite do dia 10 de maio na casa da família encontrada morta;
- Policiais buscam Wellington para ser ouvido e recebe a informação de que ele apresenta lesões em suas mãos.
- Wellington presta depoimento e confirma que estivera na casa das vítima na noite do dia 10 de maio;
- Wellington apresenta versão de que fora vítima de agressões à faca em sua casa na noite do dia 12 de maio;
- Wellington é encaminhado para vários exames periciais.

Dia 14 de maio de 2010 (sexta-feira):

- Equipes se desdobram na busca de provas;
- Após intenso trabalho de inteligência das equipes da PICC e da Polícia Civil, são localizados os bens retirados da casa da vítima, que foram jogados em um bueiro da Avenida 1º de maio;
- Polícia Técnica apresenta exame preliminar dando conta da existência de vários fragmentos de impressões digitais e palmar (com sangue) de Wellington na cena do crime.
- Delegados de Polícia representam pela prisão preventiva de Wellington;
- Juiz plantonista decreta a prisão preventiva de Wellington para manutenção da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e garantia da aplicação da lei.
- Wellington é preso e trazido à sede da Promotoria de Justiça de Macapá;
- Wellington é submetido a interrogatório pelos Delegados de Polícia, na presença de Promotores de Justiça e Advogados.

Dia 15 de maio de 2010 (sábado):

- No dia 15 de maio (sábado), Wellington é levado ao local dos crimes, a seu pedido, justificando que queria tentar lembrar detalhes do crime.

Dia 17 de maio de 2010 (segunda-feira):

- No dia 17 de maio são ouvidas a namorada de Wellington, amiga da namorada e mãe desta amiga. As três afirmam que encontraram Wellington por volta das 23h30 do dia 10 de maio (segunda-feira), e que Wellington ofereceu para a namorada o aparelho de telefonia celular com idênticas características do celular da vítima Vitória;
- Testemunha que limpou os ferimentos da mão esquerda afirma que Wellington tinha “Pitiú” de sangue;
- A namorada e amiga da namorada de Wellington viram na terça-feira (dia 11), dentro do carro de Wellington uma mochila cargueira, de cor rosa e lilás. Indagado sobre a mochila pelas duas, Wellington disse: “Larga isso daí que não é meu”;
- Conforme colhido na escola de Vitória e confirmado pela empregada de sua casa, a mochila vista no carro de Wellington possuía enorme semelhança com a mochila escolar de Vitória;
- Franqueado pelo pai, no dia 17 de maio realiza-se busca na casa de Wellington onde dentro da cômoda do quarto foi encontrado adaptador de cartão com um microchip, com vídeos de Caroline Camargo.

INDICIADO

Na entrevista, o promotor Flávio Cavalcante disse que Wellington Luis Raad da Costa foi indiciado como assassino de Caroline Passos, de 32 anos, e seus dois filhos. Ele responderá como incurso no artigo 121, § 2º, inciso III (emprego de tortura e meio cruel) e IV (a traição e com uso de recursos que tornaram impossível a defesa das vítimas) combinado com artigo 61, inciso II, letra “h” (contra criança) e 69 (por três vezes). O promotor também disse que a pena de Wellington pode passar de 100 anos, quando julgado.

PSICOPATA

Psicopata, a rigor designa toda pessoa que sofre de doença mental seja neurose ou psicose ou tem personalidade psicopática. Contudo essa última categoria nosológica em especial, dá o nome ao grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanalítica são os portadores de neuroses de caráter ou perversões sexuais.

A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Apesar da psicopatia ser muito mais frequente nos indivíduos do sexo masculino, também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens.

Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como "sociopatia", cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.

A psicopatia parece estar relacionada a algumas importantes disfunções cerebrais, sendo importante considerar que um só único fator não é totalmente esclarecedor para causar o distúrbio; parece haver uma junção de componentes. Embora alguns indivíduos com psicopatia mais branda não tenham tido um histórico traumático, o transtorno - principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e serial killers - parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas sociopsicológicos na infância (ex, abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos e separação dos pais etc.).

Todo indivíduo antissocial possui, no mínimo, um desses componentes no histórico de sua vida, especialmente a influência genética, entretanto, nem toda pessoa que sofreu algum tipo de abuso ou perda na infância irá tornar-se uma psicopata sem ter uma certa influência genética ou distúrbio cerebral; assim como é inadimissível afirmar que todo psicopata já nasce com essas características. Portanto, a junção dos três fatores torna-se essencial; há de se considerar desde a genética, traumas psicológicos e disfunções no cérebro (especialmente no lobo frontal e sistema límbico).

De maneira geral, nos homens, o transtorno tende a ser mais evidente antes dos 15 anos de idade, e nas mulheres pode passar despercebido por muito tempo, principalmente porque as mulheres psicopatas parecem ser mais discretas e menos impulsivas que os homens, e por se tratar de um transtorno de personalidade, o distúrbio tem eclosão evidente no final da adolescência ou começo da idade adulta, por volta dos 18 anos e geralmente acompanha por toda a vida.

SINTOMAS

Mesmo que não demonstrem socialmente, a característica principal da psicopatia é um forte traço narcisista enraizado na personalidade. São indivíduos megalomaníacos (se acham superior às outras pessoas), imprevisíveis, sem escrúpulos, excessivamente egoístas e egocêntricos. São charmosos e manipuladores e podem dizer isso com o maior orgulho. Essa característica narcisista é muito mais acentuada do que os próprios portadores do transtorno de personalidade narcisista. Embora estes últimos com frequência demonstrem, de primeira, a todos o seu narcisismo, os psicopatas, a princípio nunca demonstra; entretanto, suas atitudes são típicas de alguém cujo "amor-próprio" é elevado.

Podem ser excessivamente opiniáticos, auto-suficientes ou vaidosos. Por isso, a principal característica de quem carrega o distúrbio consigo é ter os seus próprios interesses sempre em primeiro lugar, o tempo todo. Como são muito individualistas, essas pessoas precisam se sentir estimuladas todo o tempo, e não se importam com as pessoas que estão ao redor. Por isso são exagerados: comem demais, praticam sexo demais, dormem demais, folgam demais, não tem responsabilidade e quando trabalham, é só para conseguir dinheiro e poder.Mesmo assim, enjoam facilmente e tendem a abandonar o emprego por puro tédio e monotonia. São indivíduos incapazes de se integrar a qualquer grupo, devido ao seu egoísmo absoluto e a não aceitarem qualquer tipo de regras. Só o que eles querem é o que interessa. É só ele, o outro só serve para o uso dele.

Aparentemente eles apresentam transtornos como impulsividade, teimosia e dificuldades em seguir regras, o que os torna rebeldes por natureza. É bom que se diga que a psicopatia não é uma doença mental, é um estado da mente de alguns indivíduos que nascem assim e assim morrerão. Não existe nenhum tratamento eficaz, nem psiquiátrico nem medicamentoso para tratar da psicopatia.

Embora a psicopatia seja popularmente associada a pessoas violentas, com aparência insana - ou seja, facilmente identificáveis -, tal associação é comumente errônea, porque diferente do que as pessoas acreditam; psicopatas, em sua maioria, não são assassinos. Assim como nem todos os assassinos são psicopatas. Pelo contrário, existe na população mundial cerca de 4% (3% homens; 1% mulheres) de pessoas com esse distúrbio, entretanto, apenas 1% dessas podem chegar a cometer assassinatos e delitos graves. Sendo assim, são muito difíceis de serem diagnosticados e reconhecidos, pois são pessoas muito dissimuladas, com comportamento duplo (por ex, socialmente são vistos como "anjos" comportados, quando na realidade escondem um comportamento contrário: são verdadeiros "demônios").

Quase em todos os casos os criminosos seriais têm trabalhos efetivos e se comportam neles de forma responsável, podem ser pontuais e cumpridores, obtendo dos chefes o reconhecimento e boas referências. Alguns trabalham por conta própria, outros têm um bom passado familiar e se dedicam a tarefas recreativas, hobbys, colecionam objetos artísticos, possuem refinados gostos culturais ou realizam ações de beneficência na comunidade, em atitude paradoxal com suas tendências delituosas.

Psicopatas normalmente ocultam suas intenções debaixo de uma aparência sedutora ou de amabilidade e cortesia. Mesmo aparentando um comportamento dócil e intenções de proteger certas pessoas, por trás disso, tal dissimulação esconde uma pessoa fria, calculista e falsa, caracterizando um indivíduo excessivamente manipulador. São cínicos e, como não conseguem amar, não conseguem manter um relacionamento leal e duradouro, sobretudo por sua incapacidade de tolerar rotina e monotonia. Eles dificilmente se apegam a alguém, detestam relacionamentos íntimos e, quando os têm, não duram por muito tempo, ou facilmente traem a fidelidade do parceiro, uma vez que não sentem empatia nem culpa.

A psicopatia é um transtorno mental sério que tem vários níveis de severidade. Estes níveis compreendem desde o grau leve, moderado e grave. A mulheres ditas psicopatas têm tendência a terem um grau leve e moderado, raramente são inclusas no grau grave. Este último é mais frequente nos homens.

Uma característica muito comum em indivíduos com o transtorno é a intolerância a frustrações - este talvez o único motivo que os façam chorar de verdade -, o que frequentemente os faz adotarem comportamentos e ações extremas para conseguirem o que querem. Como são pessoas com total ausência de emoções importantes, eles necessitam sempre de estímulos. Não admitem ser contrariados, nem receberem um não de algo que eles realmente querem.. Eles "precisam" conseguir o que querem. Isso faz com que eles geralmente não desistam enquanto não conseguem algum objetivo que exclua o tédio de suas vidas; assim adotam atitudes extremas e/ou infantis: não importa o meio, o que realmente importa é o fim ("Os fins justificam os meios"). É por isso que, muitas vezes, comportamentos de assassinos seriais são totalmente vistos como sem lógica aos olhos de pessoas "comuns".

Essa relutância em aceitar frustrações e a ideia insuportável de não conseguir o que querem, frequentemente os faz autores de ações muito exageradas que uma pessoa normal comumente nem se quer pensaria nessa hipótese criminosa, tais como furtos, sequestros e, no extremo, assassinatos. É o caso do serial killer que, por exemplo, após ser rejeitado por uma mulher, simplesmente passa a persegui-la até conseguir torturá-la e matá-la. Ou, ainda, o exemplo do assassino serial que após término de um relacionamento, passa a sequestrar e assassinar todas as mulheres com as mesmas características físicas da sua ex-namorada.

Na realidade, são pessoas excessivamente rancorosas e vingativas. Provavelmente odeiam a sociedade porque um dia foram odiados por ela - ou ao menos imaginaram ser. Esses comportamentos, aos olhos de outras pessoas, são notavelvemente sem lógica e motivo, entretanto, para o psicopata, nada o impede de passar por cima de outras pessoas para conseguirem o que querem. A frieza excessiva aliada ao sadismo, por vezes, os fazem cometerem tais crimes hediondos, muitas vezes por pitadas de rancor e vingança, o que os traz literalmente grande diversão. Eles nunca hesitarão em derrubar, trapaçear e até mesmo matar outras pessoas, para conseguirem algo com isso (muitas vezes por puro prazer). O que para um indivíduo saudável isso é totalmente inadimissível; para um psicopata, o que, de fato, importa é o seu objetivo, e não o meio que ele irá usar para conseguir isto.

Psicopatas são pessoas que vivem a oscilar entre um comportamento dominador e ao mesmo tempo um comportamento onde eles são as pobres vítimas. São excessivamente manipuladores e controladores. O lema de um psicopata é sempre "controlar para não ser controlado". Indivíduos assim, não se importam com os sentimentos alheios sendo que suas ações insensíveis geralmente são destinadas para o proveito próprio (como a riqueza material) ou até mesmo por pura diversão de ver os outros sofrerem.

Os psicopatas que aplicam golpes a fim de obterem algum ganho material com isto, geralmente são psicopatas de grau leve a moderado, considerados psicopatas comunitários. Enquanto isso, aqueles que cometem alguma crueldade sem nenhum motivo lógico ou por puro prazer de ver o sofrimento alheio, são tidos como os psicopatas de grau mais grave e, geralmente, são naturalmente sádicos - totalmente insensíveis, se divertem com o sofrimento alheio.

Esses indivíduos, dependendo do grau da psicopatia, deixam marcas por onde passam, desde marcas sentimentais a marcas financeiras. Eles são literalmente antissociais, parecem odiar tudo e todos, são hostis à sociedade, demonstrando uma conduta que lhe traz conflitos frequentes com o meio em que vive. Podem ser contrários às regras, rebeldes, agressivos e apresentam um comportamento em que suas ações são destinadas a irritar às pessoas em sua volta, por isso são frequentemente irritantes e pouco toleráveis. Psicopatas não são capazes de manterem um vínculo afetivo por muito tempo e muito menos se apegar emocionalmente a alguém. São pessoas egoístas, insensíveis, frias e que buscam apenas prazeres imediatos, embora possam fingir o contrário quando acham necessário. Eles podem sentir frustração, rancor, ódio, inveja e outra qualquer emoção negativa, entretanto, não têm sentimentos considerados positivos (ternura, carinho, consideração, altruísmo etc.), não ao menos com as outras pessoas. Não amam da mesma forma que as outras pessoas; na realidade, o que predomina no sociopata é um grande sentimento de posse - este frequentemente exibido.

Psicopatas são indivíduos inteligentes, facilmente se disfarçam de ingênuos, santos ou inocentes para conseguirem o que querem. Essas pessoas têm uma grande habilidade em adquirir simpatia e carisma das pessoas por quais se interessam e, por isso, induzem com rapidez os outros a fazerem coisas que na realidade "não" tinham intenção. São árduos manipuladores. São chantagistas, por vezes, mudam totalmente de um mau comportamento para uma boa conduta, a fim de conseguirem o que querem. Eles podem usar da mentira mas não admitem que esta mesma seja usada para com eles. O lema é "eu posso, você não". Além disso, uma característica típica que os diferencia de mentirosos que mentem para receber atenção ou admiração, é que a mentira do psicopata é dificilmente descoberta. São tão calculistas que conseguem mentir olhando nos olhos, sem remorso ou arrependimento, e suas mentiras raramente são descobertas porque são muito bem planejadas. São indivíduos muito preocupados consigo próprios, irresponsáveis e imediatistas. Tais características geralmente são muito mais atribuídas aos homens psicopatas do que as mulheres. Entretanto, esses detalhes também se assemelham na mulher psicopata.

FRIEZA E AUSÊNCIA DE SENTIMENTOS

Psicopatas são pessoas insensíveis, frias e com ausência de sentimentos genuínos para com outras pessoas. Eles parecem não sentir emoções calorosas entre os humanos, tais como o amor, compaixão e altruísmo. São vistos como indivíduos frios, que não demonstram amor, carinho e ternura, até mesmo com pessoas próximas, tais como familiares. Por mais que algumas pessoas acreditem inocentemente que um dia o psicopata poderá sentir algum tipo de sentimento altruísta, lamentavelmente ainda não se pode afirmar hipóteses do gênero. São pessoas sem nenhum tipo de sentimento bom para com os outros, apenas para si mesmo. Não amam, não sentem dó, não são humildes, nem generosos, muito menos carinhosos e afáveis. Esses individúos não sentem afeto algum por outros seres humanos; portanto, jamais sentirão do mesmo modo que pessoas "normais" sentem. Talvez nunca tenham sentido, contudo, aprenderam a imitá-las. Aprenderam a imitar a forma como duas pessoas se amam, se compreendem.

Aprenderam a imitar o altruísmo, o carinho e a generosidade ao observarem e copiarem tais demonstrações vindas de outras pessoas, mas nunca advindas de si próprio. Por isso, demonstram superficialmente seus sentimentos e emoções, pois na realidade não passam cópias e imitações de sentimentos.

Quando demonstram sentimentos bons, mais uma forma de manipular para conseguir algo com isso. Raramente dizem "eu te amo", ou então, mais frequentemente, quando dizem, demonstram o oposto. Dizem que amam mas suas ações e comportamentos demonstram o contrário. Na realidade, eles frequentemente tratam as pessoas como "coisas" ou "objetos". Exatamente por isso, o sociopata oscila entre períodos em que causa sofrimento às pessoas, e períodos em que demonstra afeto e consideração.

Psicopatas são pessoas, acima de tudo, frias e insensíveis. Frias emocionalmente de tal forma que nada as faz se comoverem por algum tipo de dor ou sofrimento alheio. Via de regra, não demonstram qualquer tipo de afeto, amor ou carinho por outra pessoa, inclusive seus próprios familiares. Só o demonstram para conseguir algo. Não vão se importar se feriram ou não alguém, muito menos vão se chocar por algum acontecimento doloroso a outrem. Pelo contrário. Podem ver, ouvir e até mesmo cometer inúmeras crueldades sem ter a capacidade de sentir algum tipo de emoção com isso; qualquer tipo de sofrimento para outra pessoa, para eles, é simplesmente "normal". É exatamente por esta razão que muitos psicopatas assassinos são popularmente descritos como "sangue frio", sem emoção.

Compaixão, dó, pena e altruísmo são palavras totalmente ausentes na área emocional do psicopata. Do ponto de vista emocional, nada os choca, nada os faz chorar por dó, tristeza ou compaixão em ver uma outra pessoa sofrer, seja da pior forma possível. É o caso do indivíduo que perde um irmão e apenas diz calmamente "que pena" e, logo em seguida, volta a fazer o que estava a fazer antes. São indivíduos excessivamente insensíveis.

Nota-se nessas pessoas uma falta de sentimentos considerados receosos, tais como o medo, nojo e remorso. Na maioria das pessoas, essas emoções quando são confrontadas têm por definição impedir um aproximamento daquilo que causa o receio, ou se arrepender de alguma ação feita. No caso dos psicopatas, eles parecem sentir muito pouco, ou até mesmo serem ausentes de tais emoções. Consequentemente, o medo, pânico e remorso são muito pouco sentidos, ou inexistentes em psicopatas. Via de regra, o psicopata de grau leve tende a ainda ter indícios de sentir emoções receosas, entretanto, o psicopata considerado grave frequentemente é completamente ausente dessas emoções.

O indivíduo antissocial também não teme porque não tem as emoções normais de um ser humano. Diante, por exemplo, questões ilegais em que estão envolvidos, eles assistem tais processos de forma indiferente, como se não estivessem envolvidos. Em geral, a impulsividade em busca de novos estímulos somada à ausência do medo e do remorso, os levam ao exibicionismo e a cometerem atitudes antissocias.

O psicopata é visivelmente um indivíduo com uma grande falta de empatia, por isso apresenta um estilo de interação sadomasoquista. Geralmente ele é o que induz ao sofrimento, e o outro é o que recebe o sofrimento, embora o contrário também pode acontecer, pois o psicopata da mesma forma que não se preocupa com os outros, também não se preocupa muito consigo mesmo. É importante notar que, sendo uma das principais características da psicopatia, apesar disso tudo, o psicopata raramente demonstra sentir remorso ou culpa pelo o que faz. São pessoas que não sentem culpa ou sentem muito pouco, o que não faz com que impeçam-nos a evitar atitudes que causem sofrimento. Após cometer sofrimento a outras pessoas, eles podem se mostrar indiferentes, poucos preocupados com o ocorrido, ou então até rirem ou se orgulharem disto.

Em alguns casos, teatralizam o arrependimento e o sentimento de remorso, chorando e alegando culpa, entretanto, isso não passa de mero drama que subitamente desaparece após algum tempo.

MENTIRAS E COMPORTAMENTO FANTASIOSO

Psicopatas usam a mentira como mais uma ferramenta para seus objetivos. Exatamente por isso, eles não usam a mentira da mesma forma que as outras pessoas usam e sim usam-na como ferramenta de trabalho. São tão racionais que planejam muito bem suas mentiras, a ponto de que conseguem mentir olhando nos olhos e demonstrando atitudes calmas e típicas de quem está falando a mais brilhante verdade, quando na realidade, não passam de grandes mentiras. Tais mentiras muitas vezes são caracterizadas por histórias muito bem detalhadas e minuciosas, a ponto que as outras pessoas nem se quer desconfiam de que tudo não passa de um teatro, por isso, raramente suas mentiras são descobertas. Entretanto, quando isto acontece, eles podem negar até a morte que tudo não passa de uma farsa, mesmo que tudo e todos provem o contrário.
Também podem mostrar-se totalmente indiferentes à descoberta, ou admitirem mas inventam alguma desculpa encobrindo a outra mentira.

Eles também apresentam um comportamento fantasioso que frequentemente muda. Eles são tidos como camaleões sociais, porque estão em contante mudanças socialmente. Eles geralmente mudam de comportamento conforme pessoa, mais especificamente, conforme o que a pessoa quer. Então, é comum terem diversos comportamentos diferentes com diferentes pessoas. Isso também ocorre porque são indivíduos que levam uma vida dupla: socialmente são vistos como os ingênuos inocentes, quando na verdade escondem um lado negro e obscuro.

Em geral, todas as pessoas têm por si uma característica de camaleão social, afinal, ninguém consegue ser totalmente constante e igual com todos ao mesmo tempo. Todos são diferentes, por exemplo, com seus amigos e com seus familiares. Contudo, o psicopata apresenta uma característica muito forte: uma forma de "dissociação" de personalidade, isto é, como se tivessem uma fina camada de verniz. Isto ocorre porque o antissocial desensolve uma personalidade para convívio social, para conseguirem se infiltrarem e misturar-se com os outros seres. Ou seja, na realidade, eles demonstram para a sociedade uma personalidade fantasiosa, pois na realidade, escondem um temperamento totalmente oposto ao que demonstram socialmente. No caso do psicopata, esse disfarce social é totalmente excessivo e extremo da real personalidade - enquanto podem ser típicos exemplares socialmente, com família, filhos e trabalho normal, na realidade, são pessoas extremamente doentes.

Seu verniz é tão perfeito que, quando cometem algum tipo de crueldade, as pessoas na prisão confiam nele e em seu comportamento, sem entender como aquela pessoa tão educada e solícita, calma e comportada, possa ter cometido crimes tão numerosos e violentos.

Por Emanuel Costa, com ajuda do site Wikipédia, a enciclopédia livre

22 de maio de 2010

Caiu na Net

BEBÊ FAZ SINAL DE POSITIVO EM EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA

A grávida Marie Boswell, de 35 anos, recebeu uma garantia de que o bebê que espera está em ótimo estado de saúde. E não foi nenhum médico que deu a notícia para a britânica. O próprio pimpolho, dentro da barriga da mãe, fez um sinal de positivo durante um exame de ultrassonografia no Hospital Wythenshawe, em Manchester, na Inglaterra.

Marie, que está no quinto mês de gestação, ficou espantada com a coincidência durante o exame: - Nós amamos! A imagem é muito clara, o polegar está bem visível. Nem acredito!

Segundo a reportagem do jornal britânico The Daily Mirror, a ultrassonografia surpreendeu até os médicos do hospital. Gerry Jackson, que fez o exame na grávida, afirmou nunca ter visto nada igual.

- É muito raro ver o polegar de bebês de forma tão clara. É ótimo termos captado uma imagem tão clara na ultrassonografia desta paciente - disse o ultrassonografista.
A mamãe Marie, que já tem uma filha de 10 anos, também ficou impressionada com o tamanho das mãos do bebê.

- Ele parece que está usando luvas de boxe. Achamos que ele poderá ser um bom goleiro - diverte-se a britânica, que vai guardar a imagem incrível num livro para mostrar ao filho quando ele crescer.

Fonte: Extra online

ENTRE 35 E 39 ANOS, DE CADA CINCO BRASILEIRAS, UMA JÁ FEZ ABORTO

A primeira pesquisa nacional sobre aborto no Brasil traça um novo perfil da mulher que interrompe a gravidez. Ao contrário do que se pensava, a maioria não é de jovens solteiras, e sim de mulheres que têm um companheiro. Quase 60% delas também têm filhos. Quanto maior o grau de escolaridade, menor o número de mulheres que fizeram aborto. Entre as regiões, a Nordeste foi onde os pesquisadores registraram maior número de mulheres que declararam já ter feito aborto alguma vez na vida. A região de menor índice foi a Sul.

Foram ouvidas 2.002 mulheres das capitais, todas elas alfabetizadas e com idades entre 18 e 39 anos. O resultado: de cada grupo de 100 brasileiras, 15 já fizeram pelo menos um aborto. O mais surpreendente: já no fim da idade reprodutiva, entre 35 e 39 anos, de cada cinco mulheres, uma já fez um aborto. A pesquisa também mostra que quase metade das mulheres (48%) disse que usou remédios para induzir o aborto – e 55% tiveram de ser internadas depois.

O levantamento, realizado pelo Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) e pela Universidade de Brasília (UnB), não abordou por que a entrevistada que recorreu ao aborto decidiu interromper a gravidez.

Fonte: Portal G1

MECÂNICO BATE FERRARI NOVA ANTES DE ENTREGAR AO DONO

O funcionário de uma oficina bateu no poste com uma Ferrari 612 Scaglietti, avaliada em 245 mil libras esterlinas (cerca de R$ 640 mil), ao fazer um teste antes de devolvê-la para o dono.

O jovem mecânico saiu da garagem da oficina para fazer um último teste antes de devolver o carro novo para seu dono. Ao fazer uma curva, ele perdeu o controle da direção e terminou batendo o veículo num poste. O acidente aconteceu em Surrey, na Inglaterra, e o condutor teve apenas ferimentos leves.

Segundo o jornal “Daily Mail”, há uma lista de espera de dois anos para se comprar uma Ferrari 612 Scaglietti.

Fonte: Portal G1

APRESENTADORA COMETE GAFE E FAZ “SAUDAÇÃO NAZISTA” EM PROGRAMA

A apresentadora britânica Holly Willoughby, de 29 anos, cometeu uma gafe durante um programa ao vivo da “ITV” na última quarta-feira (19). Depois de se atrapalhar ao dizer a palavra “forecasters” (meteorologistas), ela tentou fazer uma piada e disse: “que a força esteja com você” e ergueu o braço, em um gesto parecido com uma saudação nazista.

Segundo o porta-voz da “ITV”, a apresentadora se confundiu ao tentar fazer uma referência à série “Star Wars”. De acordo com reportagem do jornal britânico “Mirror”, essa não foi a primeira vez que Holly se envolveu em polêmica. Em 2004, enquanto dançava em um programa infantil, um de seus seios acabou ficando à mostra.

Fonte: Portal G1

21 de maio de 2010

Amapá existe!!!

Os estados de Roraima e Amapá e o Distrito Federal não possuem abrigos municipais para mulheres vítimas de violência. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo sobre assistência social, com números referentes a 2009, integra a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), que reúne informações sobre os 5.565 municípios brasileiros.

De acordo com o levantamento, em todo o país, apenas 130 cidades têm unidades de abrigos institucionais para mulheres. Dessas, 10 cidades são da Região Norte; 15, do Nordeste; 51, do Sudeste; 34, do Sul; e 20, do Centro-Oeste.

O abrigo institucional, segundo o IBGE, é uma modalidade de acolhimento destinada a crianças, adolescentes, adultos, famílias, mulheres em situação de violência e idosos. O espaço físico de um abrigo deve garantir condições de moradia, repouso e guarda de pertences. Este equipamento está presente em 1.336 municípios brasileiros, ou seja, em 24% do total do país.

Entre as modalidades de abrigos, os voltados para crianças e adolescentes existem em maior número do que os voltados para mulheres e idosos – estão presentes em 964 municípios, ou seja, em 17,3% do total. Os abrigos para idosos existem em 711 cidades, sendo que 210 delas estão no estado de São Paulo.

A Munic Assistência Social traz informações sobre a política de assistência social nos municípios, a infraestrutura do órgão gestor, os recursos financeiros e convênios com ONGs e instituições privadas e os recursos humanos.

Por Emanuel Costa e Portal G1

Emanuel Costa – Fotógrafo I

Emanuel Costa – Fotógrafo II

Emanuel Costa – Fotógrafo III

Emanuel Costa – Fotógrafo IV

Emanuel Costa – Fotógrafo V

Marabaixo: Domingo do Espírito Santo‏

No próximo dia 23 de maio a Associação Cultural Raimundo Ladislau continua o Ciclo do Marabaixo festejando o Domingo do Divino Espírito Santo com uma programação que inicia às 07:00h de domingo e encerra nas primeiras horas de segunda-feira. Neste dia às 6:50h os festeiros e participantes do Marabaixo do Laguinho seguem pelas ruas em procissão cantada e tocada até a Igreja de São Benedito onde participam da missa em louvor ao Divino Espírito Santo.

Este ano o pároco da Igreja São Benedito se comprometeu em respeitar a cultura do Amapá e evitar os problemas que ocorreram no ano passado quando os participantes foram impedidos pelo Padre Geovane Pantarolo de entrar na igreja para a celebração da Santa Missa em homenagem ao Divino. Após o incidente, Danniela Ramos liderou uma grande manifestação em repúdio ao ato precoceituoso e discriminatório do padre. O Bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, após tomar conhecimento do fato, pediu desculpas em nome da Igreja Católica.

“Sempre houve respeito da Igreja com a cultura do Marabaixo aqui no Laguinho, ano passado por exagero de algumas pessoas, falta de informação e preconceito, causaram uma situação complicada, mas este ano o Padre Daniel foi bastante enfático em dizer que a missa será na harmonia de Deus, com respeito mútuo, ou seja,hoje não há problema entre a cultura do marabaixo e a igreja católica, nossos santos homenageados são os mesmos do catolicismo, apenas os reverenciamos com fogos, toques de caixa (tambores) e outras tradições nossas”, fala a presidente da Associação, Danniela Ramos.

Após a missa os marabaixeiros e convidados participam de um café da manhã na casa da Tia Biló onde serão recepcionados pelas festeiras Francisca Cortes e Cássia Azevedo. Às 17 horas saem novamente em procissão até a casa da dona Raimunda Ramos, às proximidades da casa para pegarem os ramos de murta que servirão para enfeitar o mastro em homenagem à Santíssima Trindade. Na volta da casa da dona Raimunda os tambores tocam com acompanhamento das cantadeiras, dançarinos e outros participantes até 6:00h de segunda-feira, quando os mastros da Santíssima Trindade serão levantados fazendo companhia aos mastros do Divino, encerrando o 4º marabaixo.

Espera-se um grande número de pessoas para um dos momentos mais importantes desta manifestação secular e tradicional de nosso Estado, inclusive com a presença já confirmada do Grupo de Marabaixo de Mazagão Velho.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

"Amazônia é carente da presença do estado", diz deputada Janete Capiberibe

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) afirmou, nesta quarta, 20, na tribuna da Câmara dos Deputados, que “para a Amazônia, é impossível outro tipo de desenvolvimento que não seja sustentável. As riquezas devem ser usufruídas pelas populações locais, antes de tudo, perpetuando-as para as futuras gerações. A Amazônia deve ser desenvolvida como um novo modelo de sociedade, onde exista harmonia entre homem e natureza. São fundamentais a pesquisa e o aprimoramento de tecnologias adequadas à realidade amazônica. Do contrário, restarão uma terra devastada e uma população empobrecida. Não mais a Amazônia”.

A defesa que a socialista faz da região seguiu-se no 4º Simpósio da Amazônia, realizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados. Em discurso no 4º Simpósio, a deputada cobrou uma presença maior do estado brasileiro na região que é 61% do território nacional e citou deficiências de infraestrutura, tema do Simpósio, especialmente no Amapá. Para chegar ao estado, não há ligação rodoviária, apenas hidroviária e aérea; a geração de energia, majoritariamente por combustão, é isolada do restante do país e é o único estado da federação que ainda não conta com internet banda larga.

FMM – A deputada cobrou investimento de recursos do Fundo da Marinha Mercante para aprimorar a navegação fluvial e a implantação de uma escola de navegação e construção naval, investimentos de recursos do governo federal para implantar a internet banda larga a partir da Guiana Francesa, que pode ocorrer em menos tempo que pelo Linhão do Tucuruí, e a conclusão desta linha de transmissão de energia para integrar o estado ao sistema energético nacional. Janete lamentou o descaso do governo estadual que levou à falência a Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA e pediu que a estatal seja federalizada.

Janete Capiberibe lembrou a Lei 11.970/2009, de sua autoria, que visa proporcionar mais segurança à navegação ribeirinha ao prevenir acidentes com escalpelamentos por que obriga instalar uma cobertura no eixo e volante das embarcações. As campanhas de prevenção continuam sendo realizadas no Amapá pela Marinha do Brasil, em parceria com o Gabinete Pessoal do Presidente da República e estatais que financiam a aquisição das carenagens. De 28 de maio a 4 de junho serão realizadas ações de cobertura e inscrição em Vitória do Jari, para os ribeirinhos de Vitória e Laranjal.

Amazônia Legal – É compreendida pela totalidade dos estados do Acre, do Amapá, de Amazonas, do Pará, de Rondônia e de Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, de Tocantins e do Maranhão. A região engloba uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² e correspondente a cerca de 61% do território brasileiro. Foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política captadora de incentivos fiscais com o propósito de promoção do seu desenvolvimento regional. A região é povoada por 24 milhões de pessoas. Abriga 40% do rebanho bovino nacional e 41,6% dos pescadores brasileiros, sendo responsável pela produção de 33% do pescado nacional.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada Janete Capiberibe – PSB/AP