30 de novembro de 2009

Casamento Comunitário

A fortaleza São José de Macapá foi palco na última sexta-feira (27), da 46º edição do projeto Casamento Comunitário promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), com apoio do Governo do Amapá, através da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims). O evento reuniu quase mil casais.

Criado em 2002 pelo TJAP, o projeto Casamento Comunitário já realizou quase 10 mil casamentos em todo o Estado do Amapá, a meta do projeto é alcançar esse número até o final do ano. “O projeto Casamento Comunitário está chegando à meta que foi transada no início do ano. Nosso objetivo era chegar aos 10 mil casamentos. Hoje, estamos dando um grande passo realizando o maior casamento comunitário do Estado e, esperamos até o final do ano realizar mais um casamento para alcançar está meta”, falou o juiz Eraldo Costa, um dos coordenadores do projeto.

Na penúltima edição do projeto realizada no início do mês no Município de Laranjal do Jari, oficializou a união de cerca de 200 casais.


Por Emanuel Costa

28 de novembro de 2009

Feriado Estadual

Atenção! Nesta segunda-feira (30), é feriado estadual em comemoração ao Dia do Evangélico. Porém, os estabelecimentos comerciais e bancos funcionam normalmente.

Protesto


Quase deu para fazer uma salada de frutas com as bananas e abacaxis que foram distribuídos em forma de protesto na última quarta-feira (25) e quinta-feira (26) por servidores da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Amapá (MTE-AP) que estão em greve desde o último 16 deste mês. O ato chamado de “feira do Servidor” foi realizado em frente à superintendência do MTE/AP e foi motivado devido à falta de atendimento das reivindicações urgentes do setor por melhores condições de trabalho. A manifestação aconteceu em todos os Estados do país.


Por Emanuel Costa

Mudança no Lcal do Teste de Seleção do SENAI‏

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-AP), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) realizará domingo, dia 29, a partir das 8h30min, teste de seleção para os cursos de Aprendizagem Industrial.

Os candidatos que realizariam a prova na Escola Dom Aristides foram transferidos para o Colégio José de Anchieta, ao lado do SENAI. O endereço do Colégio José de Anchieta é: Av. Cora de Carvalho, entre Professor Tostes e Hildemar Maia – bairro Santa Rita.

Fonte: Ascom FIEAP

Clécio Apresenta Projeto de Sacolas Biodegradáveis para Fecomércio

Na última quarta-feira (25), o vereador Clécio Luís (PSOL) esteve reunido com a diretoria da Federação do Comércio (Fecomércio) para apresentar o Projeto de Lei que trata da utilização de sacolas plásticas biodegradáveis por parte dos estabelecimentos comerciais. O encontro contou com a participação dos 12 sindicatos que compõe a Federação.

A idéia já vinha sendo encampada pelo Sindicato do Comercio Varejista de Calçados (SINCAL), representado pela empresária Ana Lígia Barriga, que trouxe a discussão sobre esse tema para o mandato do parlamentar, que também recebeu o apoio dos sindicatos dos setores de papelaria, imóvel e material de construção. “Esse projeto só dará certo se estiver bem pactuado com toda a sociedade, não podendo sacrificar nenhum segmento, sob pena de fracassar”, disse o parlamentar.

O projeto consiste na substituição progressiva das sacolas plásticas convencionais de polietileno (usado como um isolante térmico e elétrico e na fabricação de objetos plásticos), por sacolas reutilizáveis de pano, papel ou TNT ou por sacolas de fácil decomposição, tais como as Oxi-biodegradáveis, fotodegradáveis, hidrosolúveis, que reduzem o tempo de decomposição de 200 para até seis anos.

Clécio ainda garantiu ao conselho da Federação do Comércio que o projeto será um instrumento a favor do meio ambiente e de uma sociedade melhor, não uma ferramenta de pressão e chantagem.

Durante a reunião, representantes da Associação Macapaense de Supermercados (Amaps) convidaram o parlamentar para participar de novas reuniões com o segmento, uma vez que este é o setor que mais utiliza sacolas plásticas em todo o município.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Vereador Clécio Luís (PSOL)