28 de agosto de 2009

FIEAP e SESI realizam curso de CIPA

O Serviço Social da Indústria (SESI), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) realizará no período 31 de agosto à 4 de setembro curso de CIPA para trabalhadores de empresas industriais.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), as empresas privadas e públicas são obrigadas a organizar e manter em funcionamento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Os funcionários que compõem a comissão são orientados a participar do curso.

A CIPA é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar a prevenção de acidentes, as condições do ambiente e todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Toda empresa, a partir de 20 funcionários deve ter uma Comissão Interna responsável pela prevenção contra acidentes. O objetivo é integrar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de conservar e proteger sua saúde e sua integridade física.

O curso, que tem carga horária de 20 horas e capacitará 300 funcionários de várias empresas será realizado no CAT Homero Charles Platon - SESI. Serão abordados os seguintes temas: Introdução à Saúde e Segurança no Trabalho, Noções de Legislação Trabalhista e Previdenciária, Causas de Acidentes no Trabalho, Riscos Ambientais, Prevenção e Combate à Incêndio, Inspeção de Segurança, Investigação e Análise das Causas de Acidentes, Mapa de Riscos, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Noções de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS.

Fonte: Ascom FIEAP

27 de agosto de 2009

Embrapa Amapá e Rurap realizam dia de campo do cultivo da banana no Pacuí



Os resultados do segundo ciclo produtivo de bananeiras testadas no Amapá serão mostrados a produtores agrícolas do distrito do Pacuí, município de Macapá, durante o Dia de Campo “Tecnologias de produção de banana no Amapá”, na manhã desta sexta-feira, 28/8, na Escola Família Agrícola do Pacuí, localizada no distrito de São Joaquim do Pacuí. O evento é realizado em parceria com o escritório local do Rurap, o órgão de extensão rural do estado.


O objetivo do Dia de Campo é demonstrar aos produtores da região e estudantes da Escola Família os resultados preliminares das análises das cultivares resistentes a pragas, principalmente Sigatoka negra, a que mais atinge os bananais do Amapá. Os técnicos da Embrapa Amapá vão abordar o manejo do plantio, a colheita e os procedimentos corretos de pós-colheita da banana.

Fonte: Ascom Embrapa Amapá

26 de agosto de 2009

Festival do Abacaxi


Acontece nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no município de Porto Grande\AP, o 18º festival do abacaxi. O evento que é considerado a maior festa do agricultores do Amapá. O festival conta com o apoio da Prefeitura de Porto Grande e Governo do Estado do Amapá. Este ano, a principal atração é o show da banda babado novo, da Bahia.

25 de agosto de 2009

Inscrições para o Prêmio Construindo a Nação são prorrogadas

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), através do SESI - AP lançou em maio, a 1ª edição estadual do Prêmio Construindo a Nação.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de agosto e podem ser feitas através do site: www.instituocidadania.org.br. A adesão ao prêmio é gratuita e concede às escolas inscritas um certificado de participação.

O Prêmio tem o objetivo de estimular, destacar e valorizar as Escolas Públicas e Privadas do ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ações que contemplem temas voltados a ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas ou problemas que afetem a sociedade brasileira num sentido amplo.

Toda e qualquer escola, legalmente constituída poderá participar desta premiação. As escolas poderão inscrever um único projeto de cidadania desenvolvido no ano de 2008 e/ou 2009. O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a cidadania é a participação dos estudantes em todas as etapas. Serão premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias.

Informações através da Coordenação Regional do Prêmio pelo e-mail: rse@ap.sesi.org.br, ou através dos fones: 3084-8815/9908-5567.

Fonte: Ascom FIEAP

Não é brincadeira, isso é verdade


Acredite se quiser! Jogando fora de casa o clube atlético Cristal/AP venceu o segundo jogo contra o Nacional/AM, por 5 a 2, e avançou para terceira fase do campeonato brasileiro serie D, no último domingo, 23 de agosto. O jogo foi realizado no estádio Vivaldo Lima, em Manaus. Na primeira partida realizada em Macapá o jogo terminou 1 a 1.

24 de agosto de 2009

Caminhada Alexandrina

A escola estadual Alexandre Vaz Tavares realiza no próximo sábado dia 29 de agosto, a 29º edição da caminhada Alexandrina. Este ano, o tema do evento é “O caminho da melhor idade”. O percurso inicia na própria escola e termina na praia da fazendinha.

A temática foi escolhida pela preocupação com estudos que revelam que até 2025, a população brasileira será composta por 32 milhões de pessoas na faixa etária acima de 60 anos de idade. Alguns grupos de 3º idade também irão participa da caminhada.

Texto: Emanuel Costa

22 de agosto de 2009


Na última quinta-feira, 20 de agosto, o jogador Ronaldo, do Corinsthians, anunciou que terá seu terceiro filho. "É só eu me machucar que chega um filho", comentou. O bebê deverá nascer em fevereiro de 2010.


Agora ser a cada vez que Ronaldo ficar de repouso, ele tem um filho, imagine então quando o jogador tira sua aposentadoria.

21 de agosto de 2009

Internet Banda Larga nas Escolas Municipais

A Prefeitura Municipal de Macapá e a empresa de telefonia móvel OI, assinaram na última terça-feira, 18 de agosto, um acordo para a implantar o Programa Banda Larga nas Escolas da rede Municipal. O programa prevê a instalação de internet de alta velocidade em 33 escolas municipais de ensino fundamental, onde cada escola receberá um moldem.

O projeto pretende até o final de 2010 levar inclusão digital para os alunos da rede pública municipal. De acordo com o Ministério da Educação a estimativa é de que 37,1 milhões ou 86% dos estudantes brasileiros sejam beneficiados. O Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado em abril de 2008 e tem o objetivo de conectar todas as escola públicas a internet , por meio de tecnologia de qualidade.

20 de agosto de 2009

Sistema FIEAP realiza comemoração pela passagem do Dia Nacional da Construção Social

O Serviço Social da Indústria (SESI-AP), entidade componente do
Sistema FIEAP em parceria com o Sindicato Patronal da Construção Civil
(Sinduscom) e a empresa Votorantim Cimentos realiza ação de
Responsabilidade Social, no dia em que é comemorado o Dia Nacional da Construção Social – 22 de agosto. A ação, que integra o calendário anual do setor acontecerá simultaneamente em 21 estados da Federação.

O objetivo é atender os trabalhadores da Construção Civil contribuindo
para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores das empresas
industriais.

Durante o dia 22, a partir das 9h, serão realizadas ações nas áreas da
saúde, lazer, cidadania e educação, no CAT Homero Charles Platon -
SESI.

Informações através da Coordenação do evento pelo e-mail:
rse@ap.sesi.org.br, ou através do fone: 3084-8815/9908-5567.



Fonte: Ascom FIEAP
FONE: 3084-8944

Enfim, corpo de Michael Jackson será enterrado


Depois de quase dois mês da morte do cantor e artista Michael Jackson, familiares do “rei do pop” anunciaram que o corpo será enterrado no 29 de agosto, dia que o artista completaria 51 anos, no cemitério Forest Lawn, em Los Angeles, Estados Unidos.

Michael Jackson morreu no dia 25 de junho, em Los Angeles, EUA, por causas oficialmente ainda não divulgadas pelas autoridades norte americanas.

18 de agosto de 2009

Tiroteio no IAPEN

Durante a visita domiciliar do último domingo, 17 de agosto, detentos do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) trocaram tiros, que terminou com nove detentos, um agente penitenciário e um policial militar feridos. Dois presos passaram por cirurgia e, estão internados no Hospital de Emergência (HE) em estado grave.

Segundo a PM, os detentos do pavilhão F2 efetuaram disparos contra os presos do fechadão, pavilhão F1.

Texto: Emanuel Costa

INSTITUTO AMAZÔNIA LANÇA PROJETO “A IDENTIDADE DO ÍNDIO”

Será realizado dia 21 de agosto o Lançamento Livro “Karipunas, Marowornos e Waiãpis, A Construção Da Identidade Social Do Índio Amapaense”, pelo Instituto Amazônia de Formação, Estudos e Pesquisas, cujo objetivo é registrar e transmitir a identidade e a valorização da população indígena para os estudantes dos ensinos fundamental e médio através de recursos audiovisuais e livros sobre a cultura indígena Amapaense. O Encontro será realizado no Museu Sacaca, na Avenida Feliciano Coelho, s/n – Trem, a partir das 09 da manha.

A elaboração do Livro é da ONG Instituto Amazônia e a realização desse projeto conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Amapá, da deputada federal Dalva Figueiredo, Funai Amapá, Rurap, CEA e Associação Apiwata. Os livros serão destinados as escolas publicas da rede estadual do Amapá para que os alunos possam conhecer a cultura indígena Amapaense.

Fonte: Ascom Instituto Amazônia

16 de agosto de 2009

Fumaça no céu

Aviões da esquadrilha da fumaça enfeitaram o céu da cidade de Macapá, no último sábado, 15 de agosto, com manobras que deixaram a população com os olhos brilhante de alegria. O espetáculo durou pouco mais de meia hora.

As sete aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram diversas acrobacias, entre eles, o desenho de um coração e uma roda.

A apresentação faz parte da turnê que a esquadrilha da fumaça vêm realizando no período de 13 a 18 de agosto, em toda a região norte.


Texto: Emanuel Costa


15 de agosto de 2009

Fora Sarney


Neste sábado, 15 de agosto, várias capitais do país realizaram protestos pela saída de Sarney da Presidência do Senado. Os atos foram combinados pelo site “Fora Sarney”, e pelo Twitter.

Os protestos ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Belém, Vitória, Salvador, Recife e Porto Alegre.

O presidente do Senado enfrenta diversas denúncias mais, porém, todas as representações que chegaram ao Conselho de Ética do Senado foram arquivadas.

Ordem na cidade

Na última sexta-feira, 14 de agosto, a prefeitura de Macapá notificou proprietários de lojas que utilizam as calçadas para exporem seus produtos de venda, na Avenida Padre Júlio. A ação faz parte da desobstrução do passeio público que vêm ocorrendo em toda a cidade.

Ao todo foram mais de 20 estabelecimentos notificados, com prazo de 48 horas para regularizar a situação. Em casos da não liberação das calçadas, as lojas serão multadas, e assim insistido, a prefeitura fará a retirado dos objetos. Novas ações estão previstas para os próximos dias, segundo a prefeitura.

Texto: Emanuel Costa

13 de agosto de 2009

Sistema FIEAP, através do SENAI realiza projeto cultural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Amapá),
instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá
(FIEAP) realizará sexta-feira, dia 14, no teatro do SESI, a partir das
15h, Projeto SENAI Cultural.

O objetivo é proporcionar aos alunos do SENAI conhecimento literário
através de diversas atividades culturais, nas várias formas de
expressão artística como: música, teatro dança, música, poesia e
exposição fotográfica.

O evento é voltado aos alunos da instituição e seus familiares e à comunidade.


Fonte: Ascom FIEAP

Sorte


Na tarde de quarta-feira, 12 de agosto, o prefeito de Macapá, Roberto Góes e a vice-prefeita Helena Guerra foram mais uma vez absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Entre as acusações estava a suspeitas de captação ilícita de sufrágio.

Texto: Emanuel Costa
Foto: Diário do Amapá

12 de agosto de 2009

Agora é lei

Na última segunda-feira, 10 de agosto, o prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), sancionou três leis municipais. Entre elas, está a lei do bilhete único.

A lei de autoria do vereador Luisinho Monteiro (PT) prevê o uso do bilhete eletrônico para o usuário circular pela cidade no período de 2 h e meia pagando apenas uma passagem.

11 de agosto de 2009

Enquete

Na enquete realizada neste blog durante o período de 3 a 10 de agosto para saber qual melhor jornal impresso do Estado do Amapá, o jornal do dia que existe a 22 anos foi o preferido dos internautas. Ao todo foram 115 votos.

Confira o resultado:

1 . Jornal do dia: 69 votos
2 . Jornal a gazeta: 30 votos
3 . Jornal diário do Amapá: 6 votos
4 . Jornal Leia agora: 5 votos
5 . Jornal tribuna Amapaense: 4 votos
6 . Jornal dos municípios: 1 voto

10 de agosto de 2009

Polícia na rua

Desde a última sexta-feira, 7 de agosto, a polícia militar está realizando a “operação impacto” com objetivo de reduzir o índice de criminalidade em Macapá e Santana. A operação não tem data para encerrar.

Uma equipe formada por 20 homens da PM sairá todos os dias às 8h da manhã do quartel do comando geral da polícia militar para realizar abordagens à pessoas suspeitas circulando pelo centros comerciais e bairros periféricos.

8 de agosto de 2009

Curiosidade

No Sergipe, um urubu Albino virou atração do Centro de Conservação de Aves de Rapina, em Itabaiana. O animal de aproximadade quatro meses de idade foi encontrado por agricultores no interior da cidade. Quando ele foi achado estava debilitado e com ferimentos.

7 de agosto de 2009

Inscrições abertas para Rainha e Rei cowboy

A secretaria de desenvolvimento rural (SDR), anuncia para próxima sexta-feira, 14 de agosto, o encerramento das inscrições para o concurso de rainha e rei cowboy da 46º expofeira agropecuária do Amapá. Rei cowboy é a novidade do concurso este ano.

Os candidatos serão julgados nos requisitos: Beleza, coreografia, simpatia e traje. Os vendedores receberão o prêmio de R$ 5 mil reais cada.

SENAI e 34° Bis realizaram aula inaugural


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Amapá),
instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado do Amapá
(FIEAP) e o 34° Bis realizarão, a partir de 10 de agosto, cursos de
qualificação profissional a militares. Os cursos estão programados
para encerrar em dezembro.

A ação faz parte do Projeto Soldado Cidadão, coordenado pelo
Ministério da Defesa, que tem por finalidade fornecer uma qualificação
social e profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo aos
que serão licenciados, por término do tempo de Serviço Militar,
enfrentarem o mercado de trabalho em melhores condições.

Durante a aula inaugural realizada no auditório do 34º Bis na manhã do dia 06, o Tenente Coronel Batista enalteceu as instituições que compõem o Sistema S, citando principalmente a excelência na qualidade do ensino ofertado pelo SENAI. “Valorizem o conhecimento que será repassado a vocês, pois ele será de grande importância no futuro profissional de cada um”, declarou o Tenente Coronel.

O Diretor do SENAI, Marcílio Oliveira, desejou as boas vindas aos
alunos em nome da Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá, Telma Gurgel. “A oportunidade que vocês estão tendo abrirá
muitas portas e servirá como base para sua vida civil”, ressaltou o
diretor.

Serão oferecidos os seguintes cursos, com duração de 180 horas cada:
Manutenção de Microcomputador, Cozinheiro, Mecânica de Máquinas
Agrícolas, Manutenção de Motores Estacionários e Refrigeração
Automotiva.

Os cursos serão realizados dentro das instalações da Escola SENAI –
Centro de Educação Técnica Francisco Leite e do quartel do 34º BIS. A
meta é qualificar 105 militares.

Sobre o Projeto

O Projeto Soldado Cidadão foi lançado nacionalmente em agosto de 2004, pelo Presidente da República. Até o fim de 2008 já havia beneficiado cerca de 119 mil jovens na Marinha, Exército e Aeronáutica.

Fonte: Ascom FIEAP